Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Diferenças entre Candomblé e Umbanda

As duas religiões têm alguns aspectos em comum, como a influência da cultura africana e a ligação com espíritos, além claro, do trabalho com a energia dos orixás. Descubra quais são as características que diferenciam o Candomblé da Umbanda.

... continue lendo

Os rituais da Umbanda

Na Umbanda os rituais são com batuques e cantos em português. Eles incorporam entidades por meio dos médiuns e podem aconselhar, modificar a vida das pessoas e até avaliar se estão seguindo corretamente os preceitos da religião.

Diálogo e cura

Na limpeza espiritual, a Umbanda faz isso por meio de médiuns que incorporam orixás. No Candomblé, a interação entre humanos e orixás é feita por meio de búzios, sem incorporação, apenas sentindo a presença dos orixás por meio de alguém que interpreta os búzios.

Espíritos que ajudam

Influenciados pela religião espírita, os umbandistas acreditam que as entidades voltam à Terra para ajudar os mortais. Após a morte de seus corpos, as chamadas "entidades de trabalho", se transformam em mestres espirituais. No Candomblé, esses espíritos são chamados de "egum". Nesse caso, existem dois tipos: um que ajuda e é mais evoluído e outro que é obsessor e precisa ser afastado para que a vida caminhe.

Práticas do Candomblé. A história e a beleza das práticas ancestrais.

A Igreja

Nos ilês do Candomblé, ou terreiros como são popularmente conhecidos, não é aceito a presença e culto à santos católicos. Mais por conta das atrocidades cometidas pelos europeus na época da escravidão. O motivo começa pela carnificina que foi a escravidão, passando pela perseguição a quem tinha uma religião diferente da católica, na época. Já na Umbanda, é muito natural encontrar santos nos terreiros e ainda fazer correlações entre orixás e santos católicos.

Candomblé, Umbanda e Quimbanda. Quais são as diferenças e semelhanças?

 

Os animais

A Umbanda não aceita o sacrifício de animais. Essa é uma das grandes diferenças entre as duas religiões. No Candomblé, os animais abatidos servem de alimento para os fiéis nas festas. As tripas e sangue são ofertados aos orixás, apenas isso.

Cada qual com uma função

Na Umbanda existem os pais de santo, médiuns, ogãs e cambonos. No Candomblé, se um jovem está na casa há mais tempo pode estar acima de alguém com 50 anos. A importância aqui se dá pelo tempo de casa e não a idade da pessoa.