Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Enrique Díaz

Enrique Díaz Rocha é um diretor e ator de cinema, teatro e televisão. Nascido no Peru, porém radicado no Brasil, o artista é um dos fundadores da Companhia dos Atores, onde assumiu a direção de 1990 até 2012. Conheça mais sobre sua vida.

19/09/1967

Trabalho

Enrique Diaz

Em 2001, fui para Nova York com uma bolsa do Ministério da Cultura para uma pesquisa e acabei no teatro onde apresentavam In on It. Achei a peça uma delícia, palco nu, dois atores, um jogo rico de atuação e uma carpintaria dramatúrgica elaborada, com níveis narrativos que se combinam, além de um humor delicioso. Pensei ali que aquela seria uma boa peça para um projeto simples e, ao mesmo tempo, prazeroso, e que o público no Brasil poderia gostar de conhecer o texto, mas só vim a produzir a peça sete anos depois. O processo de montagem de In on It e também todo o tempo de carreira produziu o desejo de ficar mais perto desse autor e de seus textos. Aí veio A Primeira Vista, um encontro sensacional com dois grandes amores da minha vida, Drica Moraes e Mariana Lima, e agora o Monstro.

Cine Monstro

Enrique Diaz

O Monster, que é o título original, é mais antigo, da década de 90, um pouco diferente das outras duas, In on It e A Primeira Vista. O jogo com a estrutura dramatúrgica é semelhante e igualmente eficiente, instigante, mas a relação com o afeto de certa maneira é oposta: nas duas peças posteriores me parece que o afeto é problemático mas ao final ele é redimido, ou seja, ele vale a pena, ele nos ensina a sermos melhores. Já em Cine_Monstro aquilo é uma espécie de tragédia, não há solução para o que eu chamo de o “afeto errado”.

Ator

Enrique Diaz

Quis fazer a peça como ator como forma de exercício. Eu vinha dirigindo mais do que atuando, e estava com desejo de lidar mais com a atuação. Uma peça-solo é uma exigência grande nesse sentido, te obriga a ficar bem atento. Com um texto excelente como esse, a questão é o quanto você consegue se dedicar para atingir o detalhamento que ele pede, e esse tem sido o desafio a cada vez que retomo a peça, ela parece um plano sem fundo, sempre revelando coisas novas e pedindo mais conhecimento do material em termos de percepção do trabalho, aprofundamento, domínio da relação com o público.

The Best Brothers

Enrique Diaz

Estou esperando respostas de editais de patrocínio, acho que pode ser muito bom montar essa peça. Dependo de produção e também de agenda minha e dos atores. Tenho um desejo grande de fazer a peça com o Selton e o Danton Mello, acho que pode ser sensacional, já que os personagens são irmãos, e tem uma história com a mãe deles, cada um atuando o papel da mãe em cenas alternadas. Além de os dois serem atores incríveis, que eu admiro muito, o fato de se parecerem física e vocalmente pode nos remeter a esse milagre que é o fato de sermos um pouco as pessoas da nossa família, a mistura louca e linda entre nós e nossos pais, nossos irmãos.

Televisão

Enrique Diaz

Na verdade tive uma experiência como diretor na novela Jóia Rara. E fiquei achando que tenho o pé quente, a primeira novela que eu dirijo, com direção-geral da Amora Mautner, ganha o Prêmio Emmy Internacional!. Antes, fiz o Cordel Encantado. É verdade que não é onde mais trabalho, já que faço minhas peças e também cinema, mas tenho gostado muito de atuar, seja em que veículo for, e minhas experiências em TV tem sido ótimas, tanto atuando como dirigindo. Espero que esse trabalho como Fernando renda outros frutos, fui bem feliz ali com eles.

Felizes para Sempre

Enrique Diaz

Foi sensacional fazer a série, um elenco incrível, diretores fantásticos e uma equipe do outro mundo, da O2! O Fernando Meirelles, assim como os outros diretores, trabalham num clima muito bom, de colaboração, e para mim, que também dirijo, isso faz muita diferença, aumenta muito o prazer. Não vi a série pronta, mas acho que vai ser muito bacana, uma história excitante, com vários núcleos dentro da mesma família, e tocando em assuntos como afeto, mentira, ambição, traição… Estou supercurioso para ver o resultado.