Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Entendendo a xenofobia

A palavra xenofobia surgiu da junção das palavras gregas "xénos", que significa estrangeiro, e "phóbos", que significa medo. Portanto, "medo do estrangeiro" é o sentido básico dessa expressão, que retrata a aversão por pessoas de um grupo estrangeiro. Entretanto também pode ser empregado para a aversão a pessoas do mesmo país, mas que são consideradas forasteiras. O ódio e a repulsa que caracterizam a xenofobia normalmente estão relacionados com questões histórica, sociais, econômicas, culturais, entre outras. No entanto, essa atitude deve ser repensada, a fim de construirmos uma sociedade mais aberta. Entenda mais sobre esse tipo de discriminação e veja mensagens para combatê-la!

Como diferenciar xenofobia e preconceito?

A xenofobia é uma forma de preconceito. O preconceito é definido como a prática de agressões verbais, físicas ou psicológicas de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que tenham determinada característica. No caso da xenofobia, o preconceito existe por essa(s) pessoa(s) ter(em) uma origem diferente dos nativos de um território.


Copiar
Compartilhar
Somos todos diferentes Desenho de mãos com estampas geométricas em diversas cores, em um fundo azul escuro.

Nós precisamos compreender que todas as pessoas são diferentes umas das outras. Morando em outro país, tendo diferentes cores de pele, acreditando em diferentes deuses, tendo diferentes gêneros. Mesmo as pessoas que compartilham essas características são diferentes entre si, e é isso que constitui uma população, tanto em uma região, quanto em todo o mundo.

Frases de grandes figuras públicas sobre Xenofobia.
Copiar
Compartilhar
Como combater a xenofobia? Desenho de uma mulher com trança, vestido branco e um escudo escrito 'europa' chutando um homem com turbante, nariz de porco e portando uma cópia do Alcorão.

Para combater a xenofobia e impedir que mais pessoas sejam menosprezadas por estarem ocupando um novo território, é preciso conscientizar as pessoas que essa negação de imigrantes e migrantes é uma forma de preconceito. Além disso, políticas governamentais de apoio e acolhimento dessas pessoas auxiliam no combate à xenofobia.

As diferenças nos fortalecem. Caminhos distintos que unem vidas!
Copiar
Compartilhar
O que é xenofobia?

A palavra xenofobia é usada para caracterizar toda forma de agressão, física ou verbal, empreendida contra pessoas que estão em um território que não é o lugar onde nasceram. Essa prática pode acontecer mesmo quando as pessoas ainda estão nos seus territórios de origem.

Frases sobre o Preconceito. É preciso respeitar o próximo!
Copiar
Compartilhar
Como identificar um discurso xenofóbico? Pixação em uma parede com a escrita 'morte aos nordestinos' e o desenho de uma suástica.

O discurso xenofóbico é qualquer fala que desrespeite a existência de um grupo de pessoas exclusivamente por elas terem nascido em um lugar e quererem se mudar para outro. Infelizmente, existem muitas piadas com imigrantes e migrantes que colocam estas pessoas em uma posição de inferioridade em relação aos nativos de determinado território.


Copiar
Compartilhar
Para acrescentar ao nosso país Haitianos segurando suas Carteiras de Trabalho do Brasil.

Quando uma cultura entra em contato com outra, o que acontece é que as duas se transformam, tornando-se ainda maiores. Lutar contra a xenofobia não é só respeitar os imigrantes e migrantes, mas também acreditar que as nossas culturas existem e se manifestam a partir do contato com outros povos.


Copiar
Compartilhar
Existe xenofobia contra migrantes?

Como a xenofobia é definida como preconceito contra pessoas que não são nativas de um território, ela pode ser praticada tanto contra imigrantes (pessoas que partem para outros países) quanto contra migrantes (pessoas que partem para outros estados dentro de um país).

Costumes de outros países que todo mundo deveria adotar
Copiar
Compartilhar
 
A união de culturas e de povos Braços de diversos tons de peles segurando bandeiras de diversos países.

Depois que reconhecemos que todas as pessoas são diferentes e que muitas delas compartilham culturas diferentes, é por meio da nossa união que conseguimos conhecê-las, visitar outros países, outras regiões, aproveitar tudo o que podem oferecer e compartilhar o que podemos oferecer.


Copiar
Compartilhar
Para expandir nosso conhecimento

Quando aceitamos em nosso território pessoas que não fazem parte dele originalmente, temos a oportunidade de conhecer outras formas de viver e de ver o mundo. Exercitamos nosso respeito pela diferença, nossa capacidade de ouvir e de compreender realidades que são diferentes das nossas, mas que também existem e são importantes!

Reflexões sobre o preconceito. Repense os seus pensamentos!
Copiar
Compartilhar
fechar