Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Entendendo o feminicídio

Feminicídio é um termo de crime de ódio baseado em gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres, mas as definições variam dependendo do contexto cultural. Confira as mensagens de combate a esse crime por motivação de gênero.

... continue lendo

A culpa nunca é da vítima

Um problema que infelizmente ainda persiste quando se trata de violência contra a mulher é a culpabilização da vítima. Questiona-se as roupas, as atitudes e até a permanência da mulher num relacionamento. Isso apenas alimenta a misoginia presente na sociedade. A culpa nunca é da vítima, é sempre do agressor!

Meta a colher

Em briga de marido e mulher é preciso meter a colher, sim! Um número muito alto de feminicídios é perpetrado pelo próprio parceiro, ou seja, brigas domésticas podem acabar em tragédia. Ao presenciar qualquer tipo de violência entre um casal, interfira. Você pode ajudar a salvar uma vida.

Lugar de mulher é onde ela quiser

Conscientização

Para prevenir e combater o feminicídio são necessárias muitas atitudes, mas uma delas deve ser ir direto à fonte: as origens da violência contra a mulher. Lutar contra a mentalidade misógina, conscientizar as gerações futuras, assim como as atuais, da importância da igualdade de gênero, desenvolver uma cultura de paz. Escolas, famílias, o governo, todos devem fazer a sua parte para eliminar as raízes da violência de gênero e dos crimes de ódio.

Motivação machista

O feminicídio é um dos crimes que mais matam mulheres no Brasil. Ele não é um homicídio comum, mas um homicídio motivado por desprezo ou discriminação contra a mulher. Todos os dias, cerca de 13 mulheres perdem a vida em nosso país. A grande maioria é vítima de feminicídio, muitas vezes praticado por pessoas próximas, como parentes ou companheiros.

 

Denuncie

É preciso acabar com o silêncio. Ao primeiro sinal de violência, as mulheres devem procurar ajuda e precisam receber o apoio necessário do sistema de justiça. Policiais, delegados e juízes não podem se omitir frente ao risco de feminicídios!

Sinais

O feminicídio raramente é a primeira ação de quem mata uma mulher. Os sinais da violência começam com ameaças, possessividade, agressões físicas e outras situações que progridem com o tempo. A razão pela qual tantos casos acabam em tragédia é devido à falta de preparo para lidar com a violência em seu início.

Frases contra Violência. Queremos paz!

Cotidiano

A grande maioria das mulheres já sofreu algum tipo de violência em seu cotidiano. Os exemplos vão desde assédio no transporte público até a violência doméstica. Isso acontece devido a uma mentalidade, ainda muito persistente na sociedade, de que a mulher é inferior ao homem. Isso alimenta as atitudes violentas de homens machistas.

Não normalize

Não é “coisa de homem”, não é “ele fez isso porque te ama”, não é “mas você não provocou?”. É violência, pode levar à morte e deve ser combatida.

Todos nós

Uma sociedade livre do feminicídio depende de todos nós. Da denúncia de vítimas, do apoio de amigos e parentes, da atenção da sociedade, do trabalho da justiça. Todos podem fazer algo, todos devem fazer algo. Podemos vencer essa briga!

Virada da maré

A violência contra a mulher não pode ficar nas sombras. É preciso reconhecer que o monstro existe para que se possa enfrentá-lo. Há muito machismo no Brasil, mas quando as mulheres deixam de ficar caladas, a maré começa a virar.