Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Faroeste Caboclo

Saiba tudo sobre a música que deu vida ao filme de René Sampaio. Frases dos personagens, dos atores e diretor. Críticas, curiosidades... Fique por dentro do universo Faroeste Caboclo!

Não tinha medo João de Santo Cristo

Eu não tinha nada a perder. Por isso, eu não tinha medo.


Copiar
Compartilhar
Discriminação

Não entendia como a vida funcionava, discriminação por casa da sua classe e sua cor.


Copiar
Compartilhar
Grito contra exclusão Fabrício Boliveira

As questões que Renato levantou ainda estão vivas. E ninguém mais toca nelas. É por isso que esse filme mobiliza as pessoas: ele é um grito contra a exclusão de classe e de cor.


Copiar
Compartilhar
Liberdade com a história Fabrício Boliveira

Era uma música que já estava no meu inconsciente, assim como está no inconsciente de todos os brasileiros. Eu também, quando adolescente, tentei decorar a letra. Então, as imagens da história já existiam dentro de mim. E foi bom não ouvi-la para que os acontecimentos do filme não ficassem tão literais aos fatos e às sensações da música. Como é uma obra de arte se baseando em outra obra de arte, quis ter liberdade de brincar com ela.


Copiar
Compartilhar
Triângulo amoroso Curiosidades

O filme aposta alto na adrenalina em sequências de perseguição e tiroteio. Mas o apelo do longa — que traz Fabrício Boliveira, Isis Valverde e Felipe Abib num triângulo regado a drogas e sangue — vem sendo atribuído não à violência e sim, à mítica em torno da música.


Copiar
Compartilhar
Passarinho preso Isis Valverde

Maria Lucia é como um passarinho preso. O João vem abrir a porta e a deixa voar um pouco. Ela tem um vulcão de emoção dentro dela, mas não pode expressar.


Copiar
Compartilhar
A minha Maria Lucia Isis Valverde

Não faço a Maria Lúcia de todos. Fiz a minha, a partir de uma canção que sempre me fez chorar. Uma canção que sintetizou questões de toda uma geração.


Copiar
Compartilhar
 
1,5 milhões de acessos Curiosidades

Em 48 horas no YouTube, o trailer do longa-metragem Faroeste Caboclo, que estreou no dia 30 de maio, virou um fenômeno do cinema brasileiro, contabilizando o recorde de 1,5 milhão de acessos.


Copiar
Compartilhar
Herói brasileiro René Sampaio, diretor do filme

Santo Cristo é o herói desse Brasil que vem mudando economicamente, dando voz a quem não podia se expressar. Em Faroeste Caboclo, Renato criou a saga de um brasileiro que tenta escrever sua história, apesar das limitações de sua origem social.


Copiar
Compartilhar
Uma Brasília retratada acima da corrupção René Sampaio, diretor do filme

A música é cheia de tiros e duelos, mas eu não quis supervalorizar a brutalidade. Embora o roteiro seja fiel à música, preservando seus eventos, existe um retrato de uma cidade. Somos carentes de uma ficção brasiliense que consiga chegar a um público amplo, levando um olhar sobre a geração que marcou, pela arte, a capital do país e mostrou que estamos além da corrupção.


Copiar
Compartilhar
História fictícia Renato Russo falando sobre a música, em 1988

Eu acho legal que as pessoas gostem da história. Um motorista de táxi, outro dia, me disse que tinha um amigo que comprou a fita porque era, exatamente, a história do irmão dele. O cara tinha saído de Mato Grosso e ido a Brasília, e morreu num tiroteio no Nordeste. E a canção é totalmente fictícia.


Copiar
Compartilhar
Mistura de histórias Renato Russo, 1990

Acho que Faroeste Caboclo é uma mistura de "Domingo no Parque" de Gilberto Gil, e coisas do Raul Seixas com a tradição oral do povo brasileiro. Brasileiro adora contar história. E eu também queria imitar o Bob Dylan. Eu queria fazer a minha "Hurricane".


Copiar
Compartilhar
Elenco

Fabrício Boliveira - João de Santo Cristo
Ísis Valverde - Maria Lúcia
Antônio Calloni - Marco Aurélio
Felipe Abib - Jeremias
César Troncoso - Pablo
Marcos Paulo - Ney
Rômulo Augusto - Saci
Juliana Lohmann - Cris
Max Lima - João de Santo Cristo (jovem)
Marcella Ramalho - Maria Lúcia (jovem)


Copiar
Compartilhar
Filhos do Brasil Fabrício Boliveira

Faroeste Caboclo mostra como o Brasil trata alguns de seus filhos. Em tempos de Marcos Feliciano, um filme que discute amor, preconceito e intolerância social e racial vem a calhar.


Copiar
Compartilhar
Mocinhos atípicos Isis Valverde

A troca do João e da Maria é tão bonita e diferente, atípica de um mocinho e uma mocinha. Ele trouxe para ela dureza, confiança e força; ela deu pra ele mais delicadeza, fragilidade.


Copiar
Compartilhar
11° Festival de Cinema Brasileiro Curiosidades

René Sampaio, Fabrício Boliveira e a produtora Bianca de Felippes estiveram presentes no 11° Festival de Cinema Brasileiro de Nova York como anfitriões das duas sessões especiais do filme na programação do evento. O filme foi o primeiro integrante da programação do festival a ter seus ingressos esgotados.


Copiar
Compartilhar
Coisas que escolhem a gente João de Santo Cristo

Só que tem coisa que a gente escolhe e tem coisa que escolhe a gente.


Copiar
Compartilhar
Revista Rolling Stone Crítica

René e os roteiristas Victor Atherino, Marcos Bernstein e José de Carvalho foram espertos ao levar Faroeste Caboclo para as telas. Isso porque a Legião Urbana é um caso que provoca paixões como poucos na música brasileira – tão forte quanto o amor que acomete os seguidores de Renato Russo é o desprezo sentido por quem não suporta Legião Urbana. Esses, de início, encaram com certo preconceito a proposta do filme, mas podem se surpreender.


Copiar
Compartilhar
Lugar pra mim João de Santo Cristo

Se dependesse do resto do mundo, não tinha lugar pra mim. Por isso, passei a vida procurando o meu.


Copiar
Compartilhar
Questões atuais René Sampaio, diretor do filme

A Legião Urbana ainda está presente na cultura e as questões permanecem atuais.


Copiar
Compartilhar
Maria Lucia

Maria Lucia, pra sempre vou te amar e um filho com você, eu quero ter.


Copiar
Compartilhar
Cores ao filme René Sampaio, diretor do filme

Quando você adapta uma música para o cinema, tem de buscar o sentimento que ela causa. Assim como Faroeste Caboclo tem momentos felizes, infelizes, altos, baixos, reggae e rock, buscamos dar todas essas cores ao filme. Isso é sentimento, não algo objetivo.


Copiar
Compartilhar
Bang Bang à brasileira Lucas Salgado, avaliando 4 de 5 estrelas para o filme

Um bang bang à brasileira. Uma canção "inadaptável", Faroeste Caboclo chega muito bem aos cinemas, oferecendo ação, romance e suspense. Tudo isso sem ser pudico ou esconder a realidade daquela juventude, regada à sexo, drogas e muita violência.


Copiar
Compartilhar
Replantar João de Santo Cristo

Às vezes, a gente tem que matar algumas coisas pra poder plantar, regar e nascer de novo.


Copiar
Compartilhar
Não tinha medo

Não tinha medo o tal João de Santo Cristo...


Copiar
Compartilhar
fechar