Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Faroeste Caboclo

Saiba tudo sobre a música que deu vida ao filme de René Sampaio. Frases dos personagens, dos atores e diretor. Críticas, curiosidades... Fique por dentro do universo Faroeste Caboclo!

continue lendo
Compartilhar

Liberdade com a história

Fabrício Boliveira

Era uma música que já estava no meu inconsciente, assim como está no inconsciente de todos os brasileiros. Eu também, quando adolescente, tentei decorar a letra. Então, as imagens da história já existiam dentro de mim. E foi bom não ouvi-la para que os acontecimentos do filme não ficassem tão literais aos fatos e às sensações da música. Como é uma obra de arte se baseando em outra obra de arte, quis ter liberdade de brincar com ela.

Triângulo amoroso

Curiosidades

O filme aposta alto na adrenalina em sequências de perseguição e tiroteio. Mas o apelo do longa — que traz Fabrício Boliveira, Isis Valverde e Felipe Abib num triângulo regado a drogas e sangue — vem sendo atribuído não à violência e sim, à mítica em torno da música.

 

Uma Brasília retratada acima da corrupção

René Sampaio, diretor do filme

A música é cheia de tiros e duelos, mas eu não quis supervalorizar a brutalidade. Embora o roteiro seja fiel à música, preservando seus eventos, existe um retrato de uma cidade. Somos carentes de uma ficção brasiliense que consiga chegar a um público amplo, levando um olhar sobre a geração que marcou, pela arte, a capital do país e mostrou que estamos além da corrupção.

Mistura de histórias

Renato Russo, 1990

Acho que Faroeste Caboclo é uma mistura de "Domingo no Parque" de Gilberto Gil, e coisas do Raul Seixas com a tradição oral do povo brasileiro. Brasileiro adora contar história. E eu também queria imitar o Bob Dylan. Eu queria fazer a minha "Hurricane".

Elenco

Fabrício Boliveira - João de Santo Cristo
Ísis Valverde - Maria Lúcia
Antônio Calloni - Marco Aurélio
Felipe Abib - Jeremias
César Troncoso - Pablo
Marcos Paulo - Ney
Rômulo Augusto - Saci
Juliana Lohmann - Cris
Max Lima - João de Santo Cristo (jovem)
Marcella Ramalho - Maria Lúcia (jovem)

Mocinhos atípicos

Isis Valverde

A troca do João e da Maria é tão bonita e diferente, atípica de um mocinho e uma mocinha. Ele trouxe para ela dureza, confiança e força; ela deu pra ele mais delicadeza, fragilidade.

11° Festival de Cinema Brasileiro

Curiosidades

René Sampaio, Fabrício Boliveira e a produtora Bianca de Felippes estiveram presentes no 11° Festival de Cinema Brasileiro de Nova York como anfitriões das duas sessões especiais do filme na programação do evento. O filme foi o primeiro integrante da programação do festival a ter seus ingressos esgotados.

Revista Rolling Stone

Crítica

René e os roteiristas Victor Atherino, Marcos Bernstein e José de Carvalho foram espertos ao levar Faroeste Caboclo para as telas. Isso porque a Legião Urbana é um caso que provoca paixões como poucos na música brasileira – tão forte quanto o amor que acomete os seguidores de Renato Russo é o desprezo sentido por quem não suporta Legião Urbana. Esses, de início, encaram com certo preconceito a proposta do filme, mas podem se surpreender.

Cores ao filme

René Sampaio, diretor do filme

Quando você adapta uma música para o cinema, tem de buscar o sentimento que ela causa. Assim como Faroeste Caboclo tem momentos felizes, infelizes, altos, baixos, reggae e rock, buscamos dar todas essas cores ao filme. Isso é sentimento, não algo objetivo.

fechar