Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Michel Foucault

Filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Michel Foucault nasceu em 1926 e faleceu em 1984, na França. Conheça um pouco de suas ideologias de vida e pensamentos críticos.

15/10/1926 25/06/1984
... continue lendo

Relação do castigo

Retirada do livro Vigiar e Punir

Mas a relação castigo-corpo não é idêntica ao que ela era nos suplícios. O corpo encontra-se aí em posição de instrumento ou de intermediário; qualquer intervenção sobre ele pelo enclausuramento, pelo trabalho obrigatório visa privar o indivíduo de sua liberdade considerada ao mesmo tempo como um direito e como um bem. (…) O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma economia dos direitos suspensos.

O poder

Retirada do livro Vigiar e Punir

Temos antes que admitir que o poder produz saber (e não simplesmente favorecendo o porquê serve ou aplicando o porquê é útil); que poder e saber estão diretamente implicados; que não há relação de poder sem constituição correlata de um campo de saber, nem saber que não suponha e não constitua ao mesmo tempo relações de poder.

 

Sobre a culpa de um suspeito

Retirada do livro Vigiar e Punir

A culpa não começava uma vez reunida todas as provas: peça por peça, ela era constituída por cada um dos elementos que permitiam reconhecer um culpado. Assim, uma meia-prova não deixava inocente o suspeito enquanto não fosse completada: fazia dele um meio-culpado; o indício, apenas leve, de um crime grave, marcava alguém como um pouco criminoso.

Indispensável

Michel Foucault

Existem momentos na vida onde a questão de saber se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir.