Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Frases de O Monge e o Executivo

A essência da liderança está presente em todos os indivíduos. Este livro ensina como encontrá-la e fazer dela uma grande aliada para uma carreira de sucesso. Leia e compartilhe.

... continue lendo

Liderança

Uma obra de ficção que fala sobre liderança, pois somos lideres do lar, líderes no emprego, em trabalhos de grupos nos estudos, líderes de nossas vidas.

Necessidades

Os líderes deviam identificar e satisfazer as necessidades de seus empregados e servi-los, atende-los.

Limites

Tanto as crianças como os adultos precisam de um ambiente com limites, um lugar onde haja padrões estabelecidos e onde as pessoas sejam responsáveis.

Influência

Finalmente, em 1947, não apenas o Império Britânico concedeu a independência à Índia como recebeu Gandhi em Londres com uma parada digna de herói. Ele fez tudo sem recorrer a armas, violência ou poder. Ele usou apenas influência.

Sacrifício

Compreendo com a influência, a autoridade, é construída a partir do serviço e talvez do sacrifício pelos outros.

Apoio

De fato, um de nossos papéis com líderes é apoiá-los para que se tornem bem sucedidos.

Autoridade

Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência, a ‘lei da colheita’ de que Teresa falou. E, quando exercemos autoridade sobre as pessoas, ganhamos o direito de ser chamados de líderes.

Honestidade

A honestidade implica esclarecer as expectativas das pessoas, tornando-as responsáveis, dispondo-se a transmitir tanto as más notícias quanto as boas, dando às pessoas um retorno, sendo firme, previsível e justo. Em suma, nosso comportamento deve ser isento de engano e dedicado à verdade a todo custo.

Escolhas

A vontade são as escolhas que fazemos para aliar nossas ações às nossas intenções. Estou querendo dizer que, ao final, todos temos que fazer escolhas a respeito de nosso comportamento e aceitar a responsabilidade por essas escolhas.

Caráter

Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino.

Liderados

Liderar é satisfazer as legítimas necessidades dos seus liderados, não é satisfazer os desejos, mas as verdadeiras necessidades, que incluem todas as virtudes supra-citadas. Liderar também é saber dar limites.

Jesus Cristo

O modelo de liderança é Jesus Cristo. Ninguém como Ele conseguiu influenciar tantas pessoas até os dias de hoje usando o Amor.

Afetivo e Efetivo

Eu penso que existe dois lados do amor: o lado afetivo e o lado efetivo. O lado efetivo é a parte mais importante do amor, é a parte que efetiva o amor. A prática do amor é o que o efetiva, pois se você sempre diz que ama alguém, mas não consegue lhe ajudar, lhe servir, então na prática não ama, certo? Na prática, o que o livro chama de gostar eu chamo de amor afetivo, que pode ser amizades, coleguismo, namoro, etc. Precisamos desenvolver, então, nosso AMOR EFETIVO, mesmo quando não gostarmos de alguém ou até de nós mesmos. Mesmo quando eu não gostar de mim, devo me amar efetivamente, isto é, satisfazer minhas legítimas NECESSIDADES e não os desejos.

Personagem

Mas não é preciso ser personagem histórico para construir autoridade. Nós a construímos sempre que servimos aos outros e nos sacrificamos por eles.

Ações

Intenções menos ações é igual a nada. Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas por nossas ações.

Autoridade e Poder

Autoridade é diferente de poder:

- Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa prefira não o fazer.

- Autoridade: É a habilidade de levar as pessoas a fazer, de boa vontade, o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Qualidades

Qualidades de um líder:

- Honestidade, confiabilidade.
- Bom exemplo.
- Cuidado.
- Compromisso.
- Bom ouvinte.
- Conquista a confiança das pessoas.
- Atitude positiva e entusiástica.
- Serve, doa-se aos outros.

Comportamento

Deixe-me ver se consigo resumir o que aprendi, Simeão. A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento.

Amar

É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daqueles que lideramos. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo a nos sacrificar.

Amar e Gostar

Amar não é gostar. O livro diz que amar é satisfazer as necessidades, enquanto gostar é o afeto. Nem sempre amamos as pessoas de quem gostamos.

Amor Ágape

Paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade, compromisso, serviço e sacrifício.

Amor e Liderança

- Paciência: Mostrar autocontrole
- Bondade: Dar atenção, apreciação e incentivo
- Humildade: Ser autêntico e sem pretensão ou arrogância
- Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes
- Abnegação: Satisfazer as necessidades dos outros
- Perdão: Desistir de ressentimento quando prejudicado
- Honestidade:Ser livre de engano
- Compromisso: Sustentar suas escolhas
- Serviço e Sacrifício: Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.

Disciplina

É importante disciplinar-se. O amor efetivo só se consegue com disciplina. O servir só se consegue com disciplina. Ser líder baseado na autoridade é algo a ser conquistado através da disciplina.

Consequências

Tudo na vida são escolhas. O ato de não escolher é inclusive uma escolha: a escolha de não escolher! Nossas escolhas geram consequências.

Esforço

Disciplinar-se é tornar natural aquilo que não é natural em nós. Paulatinamente, com o esforço, nossas condutas, práticas e exercícios vão se tornando hábito em nós, ao ponto de nós estarmos totalmente habituados com determinada prática. Por exemplo, quem deseja tocar piano, no início, acha aquilo difícil, mas depois vai se acostumando ao ponto de achar simples. Da mesma forma, pra se conseguir uma virtude, pra se amar efetivamente, é necessário o exercício, a perseverança, a disciplina, a ponto de se habituar com a virtude.

Sintonia com Deus

Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla". A principal recompensa da disciplina, do amor e do serviço é a felicidade interior, que o livro chama de alegria. A satisfação interior... mesmo nos momentos de dor, uma luz estará acesa lá dentro, pois estaremos em sintonia com Deus e com o que há de bom em nós.