Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Roberto Marinho

Morto aos 98 anos, Marinho deixou sua marca na história da imprensa brasileira. Até hoje é considerado um dos homens mais poderosos do mundo. Leia e conheça a vida pessoal e profissional deste jornalista.

03/12/1904
... continue lendo

Viajar

Roberto Marinho

Sempre que posso, viajo. É uma maneira de me reciclar. No meu campo principal de atividades, o progresso tecnológico é muito grande. E eu, que sou obstinado em tudo que faço, me sinto obrigado a acompanhar o que está acontecendo.

Impressões

Roberto Marinho

Numa feira tecnológica a que compareci em Tóquio, me impressionou um telefone em que é possível se falar com uma pessoa de outra língua, porque o aparelho é também tradutor simultâneo. Ressalto que ele ainda está em fase de pesquisa, mas quando vier para o mercado será, sem sombra de dúvida, um instrumento imprescindível. Também me surpreendi com um piano Yamaha, em que se coloca um disquete e se ouve, como numa sala de concerto, a peça que se quer. Me dei um de presente. Também o vídeo-disco é maravilhoso.

Vídeo Disco

Roberto Marinho

O que há de melhor em música clássica, balé e outras artes, já está em vídeo-disco. Tenho uma boa coleção, principalmente Herbert von Karajan, um maestro esplêndido, e que teve a sorte de poder deixar muitas obras gravadas neste instrumento do futuro.

Improvisação

Roberto Marinho

Quando decido algo, jamais volto atrás. Isso não significa onipotência, mas apenas quer dizer que tudo que faço é fruto de muita reflexão. No mundo dos negócios, improvisar nem sempre traduz criatividade. Muitas vezes a improvisação é apenas o primeiro ato da tragédia.

Bons Atores

Roberto Marinho

Fernanda Montenegro, Grande Otelo, Paulo Gracindo, Lima Duarte e José Lewgoy são grandes atores, versáteis, e que sempre conseguem dar tudo de si em qualquer papel que representam.

Censura

Roberto Marinho

Eu sou um democrata, que sempre respeitou a livre expressão do pensamento e das ideias, mesmo quando elas são inteiramente contrárias às minhas. Censura nunca exerci.

Qualidade

Roberto Marinho

A Rede Globo é constituída por um time de profissionais de nível internacional e tem uma das melhores programações do mundo. O povo é que liga a televisão na Globo. Ele é livre para escolher e escolhe a nossa emissora. Se há monopólio da Globo, é o da qualidade.

 

Presidentes

Roberto Marinho

Sem dúvida, o marechal Castelo Branco. De todos os presidentes militares, foi aquele com quem tive mais estreita relação. Era um homem que sabia ouvir, culto, atento aos problemas. Sobretudo, foi um democrata.

Pedro Bial sobre Roberto Marinho

Roberto Marinho

Roberto Marinho sempre adorou a idéia de esgrimir com idéias. Tinha o dom de reconhecer talento e o hábito cultivado de reverenciar a inteligência – era um caçador de cérebros. Quando se encantava por alguém particularmente brilhante, chamava para perto de si, se aquecia e crescia à luz alheia. Caçando cérebros, multiplicou braços.

Voar

Roberto Marinho

Meu convívio com o avião não foi um amor à primeira vista: para as grandes distâncias, durante anos, preferi o navio. Com o tempo, me acostumei, e hoje estou inteiramente adaptado. Ando de helicóptero e me sinto seguro.

Sobre a reportagem sobre ele "Cidadão Kane do Brasil"

Roberto Marinho

A reportagem era simpática, mas a referência, infeliz. O filme de Orson Welles é um dos clássicos da história do cinema, tanto pela ousadia da narração quanto pela técnica inovadora da montagem. Mas o personagem que ele descreve nada tem a ver comigo. São duas trajetórias humanas distintas. Basta ver o filme para comprovar isso.

Formando Jornalistas

Roberto Marinho

Penso que deveria ser tarefa obrigatória em qualquer escola de Comunicação o debate e a reflexão sobre um texto do filósofo alemão Kant, cujo título é: Sobre um suposto direito de mentir por amor à humanidade. Entre outras coisas, está dito ali que aquele que mente, por mais bondade que imprima a esse ato, “deve responder pelas consequências de sua ação.

Liberdade

Roberto Marinho

Os grandes escritores de telenovelas, os melhores redatores, filiados que sejam a qualquer seita ou partido, encontram não só acolhida, mas estão hoje na Globo. Não acredito que estivessem trabalhando comigo se detectassem em mim qualquer instinto policialesco ou de censura.

Sucesso

Roberto Marinho

Cada um tem o direito de agir em conformidade com os seus interesses ou convicções. Eu só pediria àquele que se aventurasse nesta empreitada (acabar com a Rede Globo) que, antes, examinasse o imenso trabalho comunitário e educacional que não só a TV Globo, mas o jornal, as rádios e a Editora Globo há anos desenvolvem Brasil afora, trabalho esse que vem sendo reconhecido e aplaudido no mundo inteiro.

Dinheiro

Roberto Marinho

Adquiri cada centavo do que dizem ser uma fortuna com muito suor e trabalho. Nunca fui esbanjador, embora não me considere um avarento. Tudo que ganhei investi nas minhas empresas. Acho que o dinheiro dá conforto, permite ajudar os amigos, mas não é tudo.

Poder

Roberto Marinho

Se for possível conceituar como homem de poder aquele cuja motivação maior e obsessão permanente é o desejo de construir, intervindo civicamente nos acontecimentos, e que nesse intuito não se afasta um milímetro sequer dos seus princípios, então posso ser considerado um homem de poder.

Definindo-se

Roberto Marinho

Um homem que já teve desafetos, embora não os tenha procurado, e que hoje vive cercado de muita ternura. Alguém que se sente feliz. Enfim, um jornalista e um amigo dos seus amigos.

Esquerda Brasileira

Roberto Marinho

Sim, é claro que também passei pela lavagem cerebral promovida por certa “esquerda” brasileira, na universidade e fora dela, que a tudo simplificava, enfiando-nos mastigadinho goela abaixo a explicação de toda a tragédia nacional, gente sempre pronta a atribuir todos os males do Brasil ao mais destacado capitalista brasileiro.