Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

E O Vento Levou

Confira as frases que separamos para você do filme, se divirta e compartilhe.

... continue lendo

Enredo

O clássico conta a história da atrevida Scarlet OHara, vivida pela atriz Vivien Leigh, tendo como pano de fundo a Guerra Civil Americana, quando fortunas e famílias foram destruídas, e sua relação de ódio e amor com Rhett Buttler (vivido por Clark Gable). Ele é um aventureiro que com ela acaba produzindo cenas clássicas de conflito e amor.

Trajetória da mocinha

Narra a trajetória de Scarlett OHara (Vivien Leigh), uma mulher rebelde e decidida que sobrevive à Guerra Civil americana e luta para defender sua terra (Tara) e para conquistar o amor de Rhett Butler (Clark Gable).

Destino cruel

Margaret Mitchell

Um destino cruel lhes havia feito, muitas vezes, perder a cabeça, porém jamais conseguira vencer suas energias. Nunca se submeteram antes, lutaram sempre. Morreram muitos, mas não cederam nunca.

Oscar

Melhor Filme
Melhor Diretor
Melhor Atriz para Vivien Leigh
Melhor Atriz Coadjuvante para Hattie McDaniel
Melhor Direção de Arte
Melhor Fotografia Colorida
Melhor Edição
Melhor Roteiro
Oscar honorário para William Cameron Menzies
Oscar técnico para Don Musgrave

Anti-heroína

A personagem Scarlett é uma anti-heroína, egocêntrica e materialista.
Mesmo assim, torcemos por ela, sentimos o seu desespero diante das adversidades. Ela vê o seu perfeito mundo se desintegrar com a guerra, perde o conforto e a proteção dos pais, e é jogada diante da pior realidade para se tornar uma adulta e responsável por outras vidas. O medo da fome e pobreza se tornará uma assombração constante, ela crê que suas ações desmedidas e inovadoras são justificáveis para ganhar dinheiro. Scarlett fará de tudo para nunca mais sentir o desespero da fome e da perda de sua casa, a famosa Tara.

 

No tempo certo

Contudo, Scarlett também vai descobrir que Rhett Butler é o seu espelho, os dois são mais iguais do que quer aceitar. As escolhas da personagem vão se refletir em um fim. Mas será que ela vai enxergar os seus erros no tempo certo?

Romance

O filme de 1939 foi baseado em um romance escrito entre 1926 e 1929 por Margaret Mitchel.

Guerra Civil Norte-Americana

A obra é ambientada na segunda metade do século XIX, época da Guerra Civil norte-americana, que narra as situações vividas pelos sulistas durante este período histórico.

Sétima arte

Em dezembro de 1939, é lançado o longa metragem homônimo Gone With The Wind, que se tornou sucesso absoluto e passou para a história como um dos grandes clássicos da sétima arte.

Título

Quando finalmente chega à fazenda, Tara está em ruínas, totalmente destruída pela guerra, como se tivesse passado uma tempestade, um furacão que levou com o vento (como diz o título metafórico) seus sonhos, sua família…

Livro

Lançado em 30 de junho de 1936, a obra tornou-se rapidamente um best seller e, em outubro deste mesmo ano, já havia vendido um milhão de exemplares.

Mariana Cardoso

Tenho certeza de que nunca fiquei tão triste ao terminar uma leitura (a famosa DPL = Depressão Pós Livro) como quando cheguei à última página de "E O Vento Levou". Passei bons meses com essa história, me deleitando a cada novo acontecimento. Levava-a comigo sempre. As pessoas já haviam se acostumado a me ver com o livro debaixo do braço, tagarelando horas a fio sobre as novas estripulias de Scarlett.