Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Erich Fromm

O psicanalista alemão Erich Fromm foi um dos maiores pensadores do séc XX. Seus estudos combinavam teorias de Freud e Marx e defendiam o socialismo e o otimismo natural do ser humano, assim como sua capacidade de escolha. Fromm escreveu diversos livros. Conheça um pouco de sua obra aqui!

23/03/1900 18/03/1980
... continue lendo

Indignação Moral

Erich Fromm

Não há talvez fenômeno que contenha tanto sentimento destrutivo quando a “indignação moral”, que permite que inveja ou ódio sejam cometidos sob o pretexto da virtude.

Palavra

Erich Fromm

Não há palavra em nossa língua que foi tão mal usada e distorcida quanto a palavra "amor". Foi pregada por aqueles prontos a cometer qualquer crueldade se servisse a seus propósitos; foi usada como um disfarce sob o qual pessoas foram forçadas a sacrificar sua própria felicidade.

 

Nós mesmos

Erich Fromm

Quer notemos ou não, não há nada que nos envergonhe mais do que não sermos nós mesmos, e não há nada que nos dá mais orgulho e felicidade do que pensar, sentir, e dizer o que é nosso.

Não é amor

Erich Fromm

Se uma pessoa ama apenas a uma outra pessoa e é indiferente ao resto dos seus semelhantes, seu amor não é amor, mas um afeto simbiótico, ou um egoísmo ampliado.

Amor

Erich Fromm

Amor é a união com alguém, ou algo, fora de si, sob a condição de manter a separação e integridade de seu próprio ser.

Feito milagroso

Erich Fromm

Que um homem possa destruir vida é um feito tão milagroso quanto o de que ele possa cria-la, pois a vida é o milagre, o inexplicável. No ato de destruição, o homem se coloca acima da vida; ele transcende a si mesmo como criatura. Assim, a escolha definitiva para um homem, na medida em que ele é levado a transcender a si mesmo, é criar ou destruir, amar ou odiar.

Liberdade

Erich Fromm

O impulso para a liberdade é inerente à natureza humana, embora possa ser corrompido ou suprimido, tende a se afirmar de novo e de novo.

Desobediência

Erich Fromm

A história da humanidade começa com um ato de desobediência do homem, que representa ao mesmo tempo o princípio de sua liberdade e de desenvolvimento de seu raciocínio.

Problema

Erich Fromm

A maior parte das pessoas vê no problema do amor, em primeiro lugar, o problema de ser amado, e não o problema da própria capacidade de amar.

Certeza

Erich Fromm

A busca por certeza bloqueia a procura por significado. Incerteza é a própria condição que impele o homem a desvendar seus poderes.

Promessa

Erich Fromm

O amor é uma decisão, é um julgamento, é uma promessa. Se amor fosse apenas um sentimento, não haveria base para a promessa de amar um ao outro para sempre. Um sentimento vem e pode ir.

Compartilhar

Erich Fromm

O fato de milhões de pessoas compartilharem os mesmos vícios não os transforma em virtudes; o fato de elas compartilharem tantos erros não os transforma em verdades e o fato de milhões de pessoas compartilharem a mesma forma de patologia mental não torna estas pessoas mentalmente sadias.

Elementos

Erich Fromm

Cuidado e responsabilidade são elementos constituintes do amor, mas sem respeito e conhecimento pela pessoa amada, o amor se deteriora em dominação e possessividade.

Concentração

Erich Fromm

A concentração é bem mais difícil de praticar em nossa cultura, em que tudo parece agir contra a capacidade de concentrar-se. O passo mais importante no aprendizado da concentração é aprender a ficar só consigo mesmo, sem ler, sem ouvir rádio, sem fumar, sem beber.

Espontaneamente

Erich Fromm

A incapacidade de agir espontaneamente, de expressar o que um genuinamente sente e pensa, e a necessidade resultante de apresentar um pseudo eu para si mesmo e para outros, são as raízes do sentimento de infelicidade e fraqueza.