Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Friedrich Hayek

Friedrich Hayek foi um dos grandes economistas do século XX, através de sua obra deixou um enorme legado para a economia mundial. Aprecie aqui as suas melhores frases e pensamentos.

08/05/1899 23/03/1992
... continue lendo

Perspectiva coletivista

Friedrich Hayek

Da perspectiva coletivista, a intolerância e a brutal supressão da dissidência, o completo desrespeito pela vida e pela felicidade do indivíduo são consequências essenciais e inevitáveis dessa premissa básica.

Igualdade maior

Friedrich Hayek

O que o socialismo prometia não era uma distribuição absolutamente igual, mas uma distribuição mais justa e mais equitativa. A única meta a que de fato se visa não é a igualdade em sentido absoluto, mais uma "igualdade maior".

Lei da natureza humana

Friedrich Hayek

Quase que por uma lei da natureza humana, parece ser mais fácil aos homens concordarem sobre um programa negativo - o ódio a um inimigo ou a inveja aos que estão em melhor situação - do que sobre qualquer plano positivo.

 

Poucas coisas

Friedrich Hayek

Poucas coisas têm tido efeito tão pernicioso quanto o ideal de estabilização de certos preços (ou salários), pois, embora ela garanta a renda de alguns, torna cada vez mais precária a posição dos demais.

A geração de hoje

Friedrich Hayek

A geração de hoje cresceu num mundo em que, na escola e na imprensa, o espírito da livre iniciativa é apresentado como indigno e o lucro como imoral, onde se considera uma exploração dar emprego a cem pessoas, ao passo que chefiar o mesmo número de funcionários públicos é uma ocupação honrosa.

Cegueira

Friedrich Hayek

É significativo que uma das objeções mais frequentes à concorrência é que ela é "cega". Convém lembrar, entretanto, que, para os antigos, a cegueira era atributo da deusa da justiça.

Fracionar ou descentralizar

Friedrich Hayek

Fracionar ou descentralizar o poder corresponde, forçosamente, a reduzir a soma absoluta de poder, e o sistema de concorrência é o único capaz de reduzir ao mínimo, pela descentralização, o poder exercido pelo homem sobre o homem.

Planos

Friedrich Hayek

Para que o indivíduo possa empregar com eficácia seus conhecimentos na elaboração de planos, deve estar em condições de prever as ações do Estado que podem afetar esses planos.

Bons proletários

Friedrich Hayek

Não foram os fascistas, mas os socialistas, que começaram a arregimentar as crianças desde a mais tenra idade em organizações políticas para garantir que elas se tornassem bons proletários.

Rum inesperado

Friedrich Hayek

Quando o curso da civilização toma um rumo inesperado - quando, ao invés do progresso contínuo que nos habituamos a esperar, nos vemos ameaçados por males que associamos à barbárie do passado - naturalmente atribuímos a culpa a tudo, exceto a nós mesmos.

Bom uso da concorrência

Friedrich Hayek

O bom uso da concorrência como princípio de organização social exclui certos tipos de intervenção coercitiva na vida econômica, mas admite outros que às vezes podem auxiliar consideravelmente seu funcionamento, e mesmo exige determinadas formas de ação governamental.