Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Histórias inspiradoras de atletas brasileiras

Cada dia que passa, seja em qualquer área da vida, as mulheres mostram ao mundo a força que têm. No universo do esporte, não é diferente. Sendo um meio com raízes machistas, a todo instante as atletas precisam provar o valor e a capacidade que carregam dentro de si mesmas, vencendo a desconfiança, a falta de incentivo e o apoio. Mas, apesar das dificuldades, elas vencem. Elas ocupam espaços, fazem seus sonhos se sobressaírem, correm atrás e realizam, inspirando cada vez mais pessoas com suas batalhas reais. Pensando nisso, reunimos a seguir 15 histórias inspiradoras de atletas brasileiras para você conhecer e se motivar. É tempo de valorizar mais as conquistas de nossas semelhantes!

Hortência

Foi e até hoje é um dos maiores nomes do basquete brasileiro. Ficou conhecida por ser capitã da equipe e ajudou a conquistar medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996. Ela entrou para o hall da fama do basquete, sendo a primeira brasileira a conseguir esse feito.


Copiar
Compartilhar
Marta Marta correndo em campo de futebol

Uma das atletas mais conhecidas da seleção brasileira de futebol feminino, Marta já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA. Ela, que começou a jogar em um campo improvisado quando ainda era criança, sofreu vários preconceitos e discriminação, inclusive da família. Porém, tudo começou a mudar quando foi convocada para a Copa do Mundo, aos 17 anos.

Confira frases da melhor jogadora brasileira de todos os tempos
Copiar
Compartilhar
Ane Marcelle dos Santos

Sendo competidora de um esporte não muito conhecido pelos brasileiros, o tiro com arco, começou a sua carreira inspirada pelo irmão, que já praticava o esporte. Apesar de praticá-lo há apenas seis anos, já é vice-campeã brasileira e campeã pan-americana.


Copiar
Compartilhar
Etiene Medeiros Etiene Medeiros segurando medalha e sorrindo

Sendo competidora da natação, ela começou o esporte com apenas dois anos, mas aos oito já estava começando a trilhar os caminhos de uma atleta profissional. Após entrar para a seleção brasileira, conseguiu diversas conquistas, inclusive ser recordista mundial dos 50 metros nado costas.

Inspire-se em 11 mensagens especiais e aprenda mais sobre o espírito olímpico
Copiar
Compartilhar
Ketleyn Quadros

É reconhecida por conquistar a medalha de bronze nos jogos de Pequim, em 2008, e por ser a primeira brasileira a ter medalhas em esportes individuais. A judoca ainda conta com medalha de ouro no jogos sul-americanos, de 2010.

15 filmes sobre mulheres no esporte para te motivar
Copiar
Compartilhar
Ingrid Oliveira Ingrid Oliveira em salto

Atleta do salto ornamental, começou desde criança a treinar, influenciada por sua irmã. Com apenas 12 anos, já era uma atleta olímpica, e aos 20 já possui cinco grandes conquistas. No passado, quando publicou uma foto no Centro Aquático de Toronto, recebeu diversos comentários machistas, o que a fez ficar um pouco afastada das redes sociais, mas nem por isso deixou de ser uma campeã no esporte.


Copiar
Compartilhar
Aída dos Santos

A atleta do salto em alturas foi a única mulher a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 1964. Mesmo não contando com nenhuma estrutura e técnico, não deixou de participar da cerimônia de abertura, vestindo um uniforme improvisado, e ainda ficou em quarto lugar no salto em alturas.


Copiar
Compartilhar
 
Maurren Maggi Maurren Maggi segurando bandeira do Brasil e sorrindo

Mais uma atleta do salto que entrou para a história foi Maurren Maggi. Mesmo tendo sido suspensa por dois anos pela Federação Internacional de Atletismo por dopping, foi a primeira brasileira a ter um ouro em esportes individuais, conquistado nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.


Copiar
Compartilhar
Ana Sátila

Apaixonada por canoagem, começou a praticar o esporte aos nove anos, influenciada pelo pai. Ela conquistou medalhas nos jogos pan-americanos de Toronto e foi a atleta brasileira mais jovem nos jogos de Londres.

Fique por dentro das curiosidades das Olimpíadas
Copiar
Compartilhar
Lohaynny Vicente Lohaynny Vicente jogando badminton

Nascida em uma comunidade da Zona Norte do Rio de Janeiro, e filha de traficante, a atleta de badminton mudou de vida e se tornou uma campeã. Hoje, acumula títulos como os conquistados no Aberto do México, República Dominicana e Jogos Sul-Americanos da Juventude, de Lima.


Copiar
Compartilhar
Rafaela Silva

A atleta do judô começou a praticar o esporte após seus pais perceberem que ela sempre se envolvia em brigas de rua. Mesmo tendo recebido diversas críticas, conseguiu encontrar disciplina no esporte e, aos 16 anos, já era campeã mundial júnior. Essa foi a primeira conquista, que se seguiu com medalha para o judô brasileiro feminino e uma medalha olímpica.


Copiar
Compartilhar
Maria Lenk Maria Lenk em piscina

Provavelmente, muita gente não conhece esse nome, porém, ela foi a primeira atleta brasileira a participar de uma olimpíada, em 1939. Participando pela natação, durante a preparação, conseguiu quebrar dois recordes mundiais no nado peito.

Confira uma lista de mulheres brasileiras que entraram para a história
Copiar
Compartilhar
Maria Esther Bueno Maria Esther Bueno segurando troféu

Ela está ao lado de Guga no hall da fama do tênis e foi a primeira brasileira a ser reconhecida mundialmente. Entre os seus títulos estão, pelo menos, sete em Grand Slams.


Copiar
Compartilhar
Jaqueline

A jogadora de vôlei enfrentou diversas dificuldades, como uma lesão grave na cabeça, dopping não intencional e um aborto espontâneo um ano antes dos jogos. Mas tudo isso não fez com que ela desistisse e lutasse por medalhas olímpicas.

Entenda como pensa uma das estrelas do vôlei brasileiro
Copiar
Compartilhar
Joanna Maranhão Joanna Maranhão sorrindo

A nadadora superou diversas dificuldades como casos de abuso sexual na infância e brigas por melhores condições para os atletas. Hoje, é uma atleta renomada e que briga por medalhas.


Copiar
Compartilhar
fechar