Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Inclusão Social

Inclusão Social é o esforço que a sociedade, ou pelo menos uma parte dela, faz para que as pessoas que são marginalizadas pelo sistema tenham oportunidade e sejam tratadas de maneira igual por todos!

... continue lendo

O que é?

Inclusão Social refere-se à introdução e familiarização de pessoas consideradas excluídas na sociedade como um todo, pessoas que não têm as mesmas oportunidades dos mais favorecidos, seja financeiramente, socialmente, psicologicamente, fisicamente ou moralmente. Mesmo com mudanças na lei, imposições do governo e esforços de ONGs, só atingiremos a igualdade social quando todos os membros da sociedade se conscientizarem e perceberem que a inclusão é realmente uma urgência.

Triste Realidade

Apesar de pensarmos que ações de inclusão, como a do governo brasileiro de impor uma quantia de funcionário com deficiência, sejam belas e justas, se paramos e pensamos um pouco, podemos facilmente constatar que se não fosse por imposição, as empresas dificilmente contratariam os portadores de necessidades especiais. A inclusão social não vai acontecer com projetos governamentais, vai acontecer quando as pessoas se conscientizarem de que todos merecem uma oportunidade igual de alcançar o sucesso e ter uma vida digna e justa.

Gênero e Etnia

Mesmo que reduzido, a exclusão por gênero ainda afeta alguns lugares e culturas. A ideia de que a mulher é um ser inferior fez com que, por muito tempo, ela fosse posta à margem da sociedade, como no caso das raras boas oportunidades para mulheres no mercado de trabalho, como víamos antigamente. Muito comum, também, é a exclusão por etnia. Nas sociedades do ocidente, independente do país, os negros enfrentam uma marginalização impressionante, sendo quase que desconsiderados dos processos ativos da sociedade, em muitos países. Mas isso não se restringe a negros, vimos em nossa história casos com o nazismo, onde os excluídos eram da etnia judaica.