Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Livros para refletir sobre a sociedade e o mundo atual

Para entender melhor a realidade em que vivemos e as realidades que outras pessoas vivem, nada melhor do que ler bons livros. Separamos algumas sugestões para que você amplie seu repertório e se torne uma pessoa mais informada e capaz de conversar!

Amor Líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos

Zygmount Bauman

Na obra mais conhecida de Zygmount Bauman no Brasil, o autor elabora análises próximas ao nosso cotidiano. As análises de Bauman são focadas nas relações amorosas, mas também servem para refletir a respeito das relações sociais como um todo (relação entre amigos, entre familiares, etc.). O autor define o que é a liquidez no mundo moderno. Vivemos em um mundo de incertezas, insegurança, instabilidade. Também vivemos em um mundo onde os laços humanos tornam-se frágeis. O autor cita, na obra, site de encontros, onde há uma facilidade em esquecer o outro, pois há diversos pretendentes à disposição, e o que importa é a quantidade, e não mais a qualidade. Outro ponto que o autor aborda e que pode ser percebido no cotidiano é a prioridade que algumas pessoas dão a relacionamentos virtuais, os quais podem ser desmanchados e refeitos sem que sequer os envolvidos tenham encontrado-se pessoalmente.

Observador do comportamento: leia reflexões de Zygmunt Bauman!

O Machismo Invisível

Marina Castañeda

Apesar dos avanços relacionados às conquistas das mulheres o machismo ainda é muito presente no mundo atual, e percebemos isso com mais evidência aqui, no Brasil. O Machismo Invisível, de Marina Castañeda, mostra as formas sutis do machismo, que pode ser percebido na comunicação, na diferença de salários entre homens e mulheres, mesmo quando os dois realizam o mesmo serviço e também na administração do dinheiro em uma relação entre ambos os sexos. O livro mostra também como os indivíduos estão presos aos jogos de papéis e estereótipos relacionados a homem e a mulher. Um exemplo disso é a frase que, infelizmente, ainda é ouvida em muitos lares brasileiros: “Lugar de mulher é na cozinha”. A obra ainda evidencia as consequências psicológicas e sociais do machismo em nossa sociedade.

Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil

Sueli Carneiro

Entre os anos 2001 e 2010 a autora e também feminista negra Sueli Carneiro elaborou diversos artigos que foram publicados na imprensa brasileira. Apesar de já ter se passado bastante tempo desde que a autora escreveu os artigos, eles servem até hoje para entendermos as questões relacionadas ao sexismo, ao racismo e às desigualdades que existem no Brasil. O livro mostra como as discriminações raciais e as discriminações de gênero estruturam a sociedade brasileira.

Tenha consciência: frases de combate ao racismo!

A lógica do Consumo: Verdades e Mentiras Sobre porque Compramos

Martin Lindstrom

Esse livro foi baseado em uma pesquisa de neuromarketing realizada pelo pesquisador e também autor da obra, Martin Lindstrom. A obra é utilizada como referência para estudantes e pesquisadores da área de Marketing. Mesmo assim, ela serve para entendermos algumas motivações relacionadas ao consumo, como - por exemplo - o que atrai nossa atenção e porque compramos. Conforme Martin, existem rituais, superstições e razões diversas que induzem um indivíduo a realizar a compra de determinado produto. O livro é uma excelente referência para compreendermos sobre o comportamento do consumidor na sociedade contemporânea.