Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Livros sobre Discriminação

Preconceito é um tema muito importante em nossas vidas e precisamos aceitar que ela existe. Mas a leitura sobre esses temas podem ajudar a abrir a cabeça para novas ideias. Não faz mal nenhum tentar conviver melhor com o outro.

continue lendo
Compartilhar

Doze Anos de Escravidão

Solomon Northup

O livro conta a história de Solomon Northup, que após ser raptado e vendido como escravo nos Estados Unidos, passou 12 anos se submetendo a situações de violência e trabalho em excesso. Essa realidade, pertencente a escrivadão, assolou diversos negros. E até hoje, a condição social e racial desse povo se encontra em grande conflito com os ideias dos brancos. O livro foi consagrado com a adaptação em filme, dirigido por Brad Pitt e recebeu o Oscar em 2014.

A Escrava Isaura

Bernardo Guimarães

A Escrava Isaura conta a história de Isaura, uma escrava branca. Mas as situações relatadas no livro são muito importantes para entender a realidade escravocrata brasileira. O romance acabou se tornando novelas consagradas no Brasil, e é possível se inspirar no sofrimento desse povo para conseguir entender o problema do próximo.

A Resposta

Kathryn Stockett

O romance da autora Kathryn Stockett, publicado em 2009, se tornou um sucesso e com isso conseguiu uma adaptação primorosa no cinema, conseguindo o Oscar. O livro narra a história das empregadas domésticas negras, no Mississipi em 1962. Após o fim da escravidão, vemos através da história, o quanto os negros ainda sofriam perseguições, não só da Ku Klux Klan, mas de todos os brancos que os sujeitam e os tratam como animais. É um bom aprendizado sobre como os relacionamentos sociais entre etnias são completamente diferentes.

A Desconstrução do Preconceito Racial

Marcia Estefania da Costa Berbare Moreira

Desconstruir o preconceito pode parecer uma coisa muito complicada, não é mesmo? Mas esse livro nos mostra como pouco a pouco a nossa sociedade consegue avanços na desconstrução do preconceito racial. O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, mas os negros ainda tem pouco espaço de representação em nossa sociedade. Vale dar uma conferida e ver que esse panorama vem mudando lentamente.

Entre nós: contos sobre homossexualidade

Luiz Ruffato

O primeira da Série de Luiz Ruffato. Outro ponto importante sobre discriminação e não aceitação ao outro, se refere a homossexualidade. O Brasil é um dos países onde a homofobia mata o maior números de gays, lésbicas e transexuais. O livro é uma coletânea de contos, sobre o universo homossexual. A atenção especial é para como a questão vem sendo tratada nos dias de hoje.

Preconceito Contra a Mulher

Sandra Azeredo

Parece que ainda é um tabu quando falamos de direitos das mulheres. Mas é muito mais comum do que se imagina. Por muitos anos, as mulheres foram subjugadas e tratadas como uma "classe inferior" e o resultado disso é uma sociedade totalmente desigual em suas questões de gênero. O livro faz um percurso sobre a história de discriminação da mulher, as diferenças encontradas em relações aos homens e os avanços da luta pelos direitos da mulheres.

Você conhece aquela?

Dagoberto José Fonseca

Como as piadas do dia a dia podem influenciar na construção social da outra pessoa? É isso que o livro nos mostra. Através das piadas rotineiras, e catalogadas pelo Brasil inteiro, percebe-se como algumas delas são capazes de denunciar o preconceito, a discriminação, marginalização e o machismo em nossa sociedade.

 

Casa Grande e Senzala

Gilberto Freyre

O livro é adorado por romantistas e acadêmicos. É um ótima aula de como o Brasil se tornou um país escravocrata e como isso repercute na vida das pessoas até hoje. Mas não se engane, a aventura pela história do Brasil, vem de muito longe, tocando pontos importantes sobre a criação do país. Vale dar uma conferida para entender melhor como as nossas relações hoje tem muita semelhança com o passado.

A Cabana do Pai Tomás

Harriet Beecher Stowe

Considerado um dos mais importantes na história da escrivadão americana, capaz de fazer minar a escravatura no país. "A Cabana do Pai Tomás" se tornou um marco da literatura abolicionista, numa era onde a segregação marcava presença nos EUA. O livro conta a história e os sofrimentos vividos por Pai Tomás, um escravo negro, que foi vendido por causa da crise da família. O livro, é um dos marcos da revolução contra o preconceito e a luta pelo direito das minorias.

Questão de Pele: contos sobre preconceito racial

Luiz Ruffato

O livro é impactante. Conta com 14 conto de autores renomados da literatura brasileira, como Machado de Assis e Lima Barreto. Ambos descreveram em seus romances a realidade da população negra no Brasil e trazem muita reflexão ao livro. Além de tratar de um tema que ainda é muito recorrente no Brasil: o preconceito racial; o livro contribui para uma discussão mais coerente sobre nossos papéis na sociedade e como queremos nosso país no futuro.

As aventuras de Huckleberry Finn

Mark Twain

A narrativa nos mostra como os pequenos acontecimentos podem afetar o curso de um trajetória. O menino Huck Finn, foge de casa, para se afastar do pai violento e alcoólatra. No meio do caminho, ele se encontra com Jim - escravo refugiado que tenta ir ao Norte do Eua (não-escravagista). Os dois juntos, vivem uma longa aventura, recheada de questionamentos sobre valores racistas e escravagistas.

fechar