Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dezembro Vermelho: Luta contra a Aids e HIV

A doença, que foi uma das maiores epidemias durante os anos 80, se tornou mais discutida e mais conhecida na medida em que os avanços científicos facilitaram o tratamento. A síndrome da imunodeficiência adquirida, cuja sigla é Aids em inglês, atinge mais de 800 pessoas somente no Brasil, principalmente os mais jovens. Por ser sexualmente transmitida, a doença já foi tabu por muito tempo, mas, nos dias atuais, é muito mais que necessário se livrar de preconceitos para alertar melhor a população sobre os riscos. Saiba mais sobre o vírus, o tratamento e informe-se a respeito, acabe com o tabu e os preconceitos a respeito.

Direto ao ponto

Porque 1° de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?

Mitos e verdades sobre HIV

O que é Dezembro Vermelho

A importância do uso da camisinha

O que fazer no Dezembro Vermelho

O que são ISTs

Diferença entre PrEP e PEP

Diferença entre HIV e aids

01 de Dezembro Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O 1º de dezembro se transformou em dia de luta contra a Aids com o apoio da Organização das Nações Unidas - ONU - e a Assembléia Mundial de Saúde.
Nesse dia, é importante reforçar a solidariedade e a compaixão com as pessoas portadoras do vírus HIV.
As campanhas também visam diminuir o preconceito em relação aos portadores do HIV, explicando as maneiras de contágio.
A Organização Mundial da Saúde passou a escolher grupos sociais atingidos pela Aids e definir estratégias para uma campanha com o objetivo de sensibilizar a opinião pública. Desde 1988, esse dia vigora no Brasil.
Uma portaria foi assinada visando alertar a população contra os avanços da doença.
O vírus HIV é o causador da Aids e foi descoberto em 1979, pelo Instituto Pasteur, na França. A sigla do vírus está em inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana. A sigla Aids, em português, significa Síndrome da Imunodeficiência Humana.
O vírus da Aids atua como um parasita ao se instalar em um célula e age como um oportunista, baixando a imunidade das pessoas.
Dessa maneira, os portadores podem facilmente ficar doentes, o organismo não consegue se defender sozinho. Assim, as pessoas não morrem de aids, mas sim de uma doença que aproveita a baixa do sistema imunológico.
No entanto, existem portadores do vírus HIV que não desenvolvem a Aids e sua imunidade permanece inalterada.
A transmissão do vírus não acontece pelo ar ou pelo toque, é necessário que haja condições específicas como relações sexuais sem camisinha, transfusão de sangue contaminado, uso de seringas já utilizadas, etc.
Existem várias maneiras de tratar um paciente quando se detecta o vírus precocemente. Quanto mais cedo a pessoa infectada iniciar o tratamento médico, mais possibilidades de estabilizar a doença e, conseqüentemente, manter uma boa qualidade de vida.


Copiar
Compartilhar

Porque 1° de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é um dia que, a cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências e criar um espírito de tolerância social.
O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da AIDS, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da AIDS, e de se saber mais sobre a doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS constitui um evento anual na maior parte dos países.
Evocando as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS contribui para edificar uma ação durável contra a doença.


Copiar
Compartilhar
Preconceito

Acredita-se que a Aids é a doença mais avassaladora da humanidade. Para mim é o preconceito. Ele exclui, discrimina e mata, e ninguém está livre dele.


Copiar
Compartilhar
Diga não ao preconceito! 'Diga não ao preconceito! Acolha aquele seu amigo ou amiga que é portador do vírus e não deixe que a desinformação te impeça de viver momentos maravilhosos ao lado dele(a)! ' - Dezembro Vermelho: Luta contra a Aids e HIV

Precisamos esclarecer algumas coisas de uma vez por todas. O vírus HIV não é transmitido por meio de beijos, abraços ou compartilhamento de copos ou talheres. Acolha aquele seu amigo ou amiga que é portador do vírus e não deixe que a desinformação te impeça de viver momentos maravilhosos ao lado dele(a)! Não há mais espaço para preconceito contra quem tem aids. Dezembro Vermelho: é hora de acolher!


Copiar
Compartilhar
Sexo Gilbram Westarb Borgonovo

A cura da Aids está nas palavras... Fale sobre sexo.


Copiar
Compartilhar
Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O primeiro dia do mês de dezembro se transformou em um dia especial para o combate da Aids, pois é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com o objetivo de conscientizar sobre as formas de combater a doença que atinge milhares de pessoas e debate muito sobre como preveni-la. Venha conhecer melhor essa luta!

Luta Contra a Aids
Copiar
Compartilhar
Crianças africanas Madonna

África: 12.000.000 de crianças estão órfãs devido à Aids. Por volta de 2010, 20.000.000 de crianças não terão pais. Sem ajuda, essas crianças morrerão antes dos 2 anos de idade.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Conheça todas as datas comemorativas do dia 1 de dezembro

 
Viva

AIDS

A inda que você ignore
I sto não deve passar despercebido
D eus te deu a vida
S eja grato a Ele

- Seja vivo!
Comemore o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids!


Copiar
Compartilhar

Mitos e verdades sobre HIV

'Você sabia que nem todo portador de HIV tem aids? Ter o vírus no organismo não significa, necessariamente, que a pessoa vá desenvolver a doença. ' - Dezembro Vermelho: Luta contra a Aids e HIV

Você sabia que nem todo portador de HIV tem aids? Ter o vírus no organismo não significa, necessariamente, que a pessoa vá desenvolver a doença. Por outro lado, usar camisinha durante as relações sexuais é um fator de proteção não só contra a infecção pelo HIV, mas também diversas outras infecções sexualmente transmissíveis. Está vendo como o Dezembro Vermelho é importante? Sem ela, muitas pessoas nem saberiam desse tipo de informação.


Copiar
Compartilhar
Dezembro Vermelho

A campanha de combate à Aids centraliza o mês de dezembro para aprimorar e espalhar informações a respeito da doença, conscientizar jovens e adultos sobre os riscos e lutar contra o quadro de pessoas que enfrentam o HIV. Você sabe como funciona o tratamento? Informe-se com esse artigo do Eu Sem Fronteiras!

Dezembro Vermelho: como funciona o tratamento contra a Aids?
Copiar
Compartilhar
Não para a palavra "Aidético"

É sempre importante reforçar essa informação. Sendo a aids uma sigla de língua inglesa (Acquired Immune Dificiency Syndrome), não justifica a derivação em palavra de língua portuguesa. É preciso entender também que a aids não é uma doença, mas sim uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas). Além disso, o termo adota a intenção subjetiva de estigmatizar as pessoas que vivem com HIV, o vírus da aids, tornando-as sinônimas da doença.
Dizer que alguém é aidético significa dizer que essa pessoa é a própria doença, que tem uma nova identidade relacionada ao HIV. Destitui-se o cidadão de seus direitos individuais, passando a ser visto como uma pessoa com a morte anunciada. Também é necessário diferençar as etapas da evolução da imunodeficiência.
Os portadores do vírus da aids só desenvolvem a doença quando seus organismos não conseguem mais se defender das doenças oportunistas, ocasionadas pela baixa imunidade (poucos linfócitos T4).
Os termos corretos que deverão ser utilizados, caso seja possível, são: soropositivos para o HIV ou portadores do HIV (tanto para quem tem o vírus como para quem está doente) ou doente de aids (somente para quem já está desenvolvendo doenças oportunistas relacionadas à aids).


Copiar
Compartilhar

O que é Dezembro Vermelho

Dezembro Vermelho é uma campanha que, desde 2017, chama a atenção do país na luta contra o vírus HIV, a aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado contra o HIV. Ela conta com palestras, atividades educativas, eventos, campanhas na mídia e iluminação de prédios com a cor vermelha durante todo o último mês do ano.


Copiar
Compartilhar
Como surgiu a campanha Dezembro Vermelho

No final da década de 80, logo depois da epidemia de HIV no país, o Ministério da Saúde criou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1° de dezembro. No ano de 2017, esse projeto de conscientização se expandiu: foi criada a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à Aids, hoje conhecida como Dezembro Vermelho. A escolha da cor está associada ao combate à doença e ao respeito aos indivíduos soropositivos.


Copiar
Compartilhar
Pensamentos distintos Matheus Nachtergaele

É muito estranho ter gente passando fome e morrendo de Aids, e ter gente no espaço procurando um lugar para irmos quando tudo na Terra falhar. Não parece que somos todos da mesma espécie. Fico deprimido.


Copiar
Compartilhar

A importância do uso da camisinha

'Não tem jeito: o método mais seguro e eficaz de se proteger contra ISTs como a aids, as hepatites viriais e diversas outras é usar a camisinha.' - Dezembro Vermelho: Luta contra a Aids e HIV

Não tem jeito: o método mais seguro e eficaz de se proteger contra ISTs como a aids, as hepatites viriais e diversas outras é usar a camisinha. Para aqueles que se incomodam com o preservativo, vale experimentar os de novos tamanhos, espessuras e texturas. Hoje, já existem opções variadas tanto para homens quanto para mulheres. Basta testar e escolher aquela que mais agrada.


Copiar
Compartilhar

O que fazer no Dezembro Vermelho

Existem várias possibilidades de contribuir com o Dezembro Vermelho, seja individualmente ou à frente de uma empresa. Você pode realizar eventos e palestras sobre o tema na sua comunidade, fazer atividades educativas com quem conhecer, compartilhar conteúdos informativos nas redes sociais, usar e/ou distribuir o laço vermelho símbolo da campanha, organizar caminhadas conscientes e até ajudar alguma ONG voltada para pessoas soropositivas.

Aproveite e conheça frases de dezembro!
Copiar
Compartilhar

O que são ISTs

IST é uma abreviação para infecções sexualmente transmissíveis. Elas podem ser causadas por diversos tipos de micro-organismos e são transmitidas principalmente por meio da relação sexual – seja vaginal, oral ou anal –, sem o uso de preservativo. Você também já deve ter ouvido o termo DST, ou doenças sexualmente transmissíveis, mas ele foi substituído, porque algumas pessoas podem ter e transmitir infecções mesmo sem apresentarem sintomas.


Copiar
Compartilhar

Diferença entre PrEP e PEP

Da epidemia de aids para a atualidade, a ciência avançou muito. Hoje, já se conhecem duas novas formas de prevenção da infecção pelo HIV. A PrEP, ou profilaxia pré-exposição, consiste em um medicamento diário que deixa o organismo preparado para combater o vírus durante relações sexuais de risco. A PEP, por sua vez, é a profilaxia pós-exposição e tende a ser utilizada em caso de emergência, até 72 horas depois do contato com o vírus.


Copiar
Compartilhar
Preconceito com pessoas portadoras de HIV

Quando a epidemia de aids surgiu no Brasil, a maioria dos infectados eram homens homossexuais. Historicamente marginalizados, o grupo sofreu ainda mais com a associação da doença às práticas sexuais. Muitas pessoas acreditam em mitos como os de que o HIV é transmitido pelo compartilhamento de talheres, copos, banheiros e até mesmo assento de ônibus! Isso não passa de desconhecimento sobre a doença e discriminação com aqueles que portam o vírus.


Copiar
Compartilhar
Dezembro Laranja

Engana-se quem pensa que o mês de dezembro é voltado apenas para a conscientização sobre a luta contra o HIV e a aids. Há ainda a campanha do Dezembro Laranja, uma iniciativa que aproveita o início do verão para disseminar informações de prevenção contra o câncer de pele, aquele que mais acomete a população brasileira. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país são dermatológicos.

Conscientize-se sobre o dezembro laranja
Copiar
Compartilhar

Diferença entre HIV e aids

'Diferença entre  HIV & AINDS. HIV. HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Esse agente viral pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio da relação sexual desprotegida, mas não garante que o indivíduo contaminado (...)' - Dezembro Vermelho: Luta contra a Aids e HIV

HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Esse agente viral pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio da relação sexual desprotegida, mas não garante que o indivíduo contaminado terá um problema de saúde. Quando isso acontece, têm-se a aids: a doença causada pela infecção do HIV. Sendo assim, portadores do vírus, também chamados de soropositivos, podem ou não ser acometidos pela aids.


Copiar
Compartilhar
Tenha atitude

A Aids não tem cura, mas você tem atitude. Previna-se!


Copiar
Compartilhar
Faça

Aids, todos nós podemos ter. Prevenção, todos nós podemos fazer.


Copiar
Compartilhar
Faça o teste do HIV com frequência

Se ninguém te falou, eu vou te falar agora: uma gota de sangue pode fazer toda a diferença. Se você desconfia de que pode ter entrado em contato com o vírus do HIV, faça um teste. Em uma unidade básica de saúde, você encontra profissionais capacitados e todas as orientações necessárias para saber se realmente foi ou não contaminado. A prevenção é o melhor remédio. Faça os exames com regularidade, não apenas no Dezembro Vermelho. Cuide-se!


Copiar
Compartilhar
Ofereça apoio

Estima-se que, no Brasil, mais de 800 mil pessoas sofrem com o HIV. O avanço dos meios tecnológicos e da ciência nos mostra caminhos para lutar contra essa doença, mas o apoio e a solidariedade de terceiros também é fundamental para o tratamento. Leia estas frases sobre o combate à Aids e conscientize as pessoas ao seu redor!

Frases de combate à Aids
Copiar
Compartilhar
Estou com você

Você, pessoa soropositiva: eu estou ao seu lado. Imagino como seja difícil lidar com o resultado positivo ao mesmo tempo em que pessoas nas quais você confiava se afastam por preconceito e desinformação. Eu não. Eu jamais vou te abandonar. Pode contar com o meu apoio durante todo o tratamento. Ainda vamos viver muitos momentos incríveis juntos! Você não é a sua sorologia, e quem acha isso é que sai perdendo!


Copiar
Compartilhar
Aids não tem preferência 'Lembre-se  a infecção pelo vírus HIV não escolhe rosto, não escolhe raça, não escolhe sexo e não escolhe idade. Use preservativos.' - Dezembro Vermelho: Luta contra a Aids e HIV

Lembre-se de que a infecção pelo vírus HIV não escolhe rosto, não escolhe raça, não escolhe sexo e não escolhe idade. Se tiver uma relação sexual sem usar preservativos, você já está correndo o risco de ser contaminado. A aids não está restrita a um grupo A, B ou C. Então não custa prevenir, certo? Não deixe a camisinha de lado – seja no Dezembro Vermelho, seja em qualquer época do ano.


Copiar
Compartilhar
Misturas Cazuza

Às vezes fico pensando que a Aids parece mesmo coisa da CIA misturada com o Vaticano. Sei que é um pouco de loucura pensar isso, mas faz sentido, faz. Faz muito sentido.


Copiar
Compartilhar
Pânico Perry White

As pessoas andam tão em pânico por causa da Aids que começam a ver riscos de contaminação até numa galinha ao molho pardo. O que, naturalmente, é ridículo - a não ser que a galinha esteja com Aids.


Copiar
Compartilhar
Mensagens de luta

A síndrome da imunodeficiência adquirida, mais conhecida como HIV, já enfrentou tempos piores, onde a epidemia foi ainda maior. Hoje em dia, temos muitas formas de combater a doença, graças ao avanço científico, mas a Aids ainda faz parte da realidade de muitos brasileiros. Conscientize-se e abrace essa causa para lutar contra essa doença!

Mensagens de luta contra a Aids
Copiar
Compartilhar
Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/aids, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.
O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.
Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda.
Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.
Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.
Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama.
O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade.
O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica.
O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet.
Além da versão oficial, existem quatro versões sobre sua origem. Uma delas diz que os ativistas americanos passaram a usar o laço com o "V" de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correta. Outra versão tem origem na Irlanda. Segundo ela, as mulheres dos marinheiros daquele país colocavam laços vermelhos na frente das casas quando os maridos morriam em combate.
Com todas essas variações, o mais importante é perceber que todas essas causas são igualmente importantes para a humanidade.


Copiar
Compartilhar
Prevenção

Amor, sexo e camisinha. Isto não é perversão, é prevenção.


Copiar
Compartilhar
Não é sua culpa 'Não culpe a pessoa soropositiva. Em vez disso, acolha.' - Dezembro Vermelho: Luta contra a Aids e HIV

Ninguém merece a infecção pelo HIV. Ninguém merece ter aids. Um deslize, uma relação sexual desprotegida, e uma pessoa pode carregar o vírus para sempre. Não culpe a pessoa soropositiva. Em vez disso, acolha. Mostre que é possível viver bem, mesmo com o diagnóstico. A ciência está tão avançada que não é preciso mais sofrer com a notícia. Apoie. Esteja presente.


Copiar
Compartilhar
Sobrevivente Ney Matogrosso

Eu tive todas as oportunidades para ter Aids e não tive a doença. Sou um sobrevivente.


Copiar
Compartilhar
Mitos e verdades

As questões que envolvem a Aids ainda são submetidas a mitos e desinformações. Por ser sexualmente transmitida, a doença ainda é tabu em diversas rodas, o que é preciso combater se quisermos ver esse quadro mudar e encorajar os jovens a falar mais sobre o assunto. Combata preconceitos e se informe melhor sobre a doença com esse artigo do Eu Sem Fronteiras!

Mitos e verdades sobre o HIV
Copiar
Compartilhar
Milagre Ney Matogrosso

Eu tinha passado pela mão de muitos que estavam doentes. Quando o meu teste deu negativo, eu pedi uma explicação a diversos médicos. Não tem nenhuma.


Copiar
Compartilhar
Informe-se sobre as campanhas de conscientização de outros meses

Janeiro branco | Janeiro roxo

Fevereiro laranja | Fevereiro roxo

Março Vermelho | Março azul

Abril verde | Abril azul

Maio amarelo | Maio cinza

Maio laranja |Junho vermelho

Junho verde | Julho amarelo

Julho verde | Agosto dourado

Agosto verde-claro | Setembro amarelo

Setembro verde | Outubro rosa

Novembro azul | Novembro roxo

Dezembro laranja | Dezembro vermelho

Conheça outras campanhas de Conscientização
fechar