Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Melhores curta metragens da Disney

Há décadas, os estúdios Disney tem conquistado o coração de adultos e crianças ao redor do mundo com suas emocionantes animações. Seus filmes de longa-metragem são sucesso imbatível e quase sempre levam o Oscar de melhor animação. O que nem todo mundo conhece, porém, são os curtas-metragens do estúdio. Essas histórias também são bastante premiadas, devido a qualidade de suas narrativas e produções. Poucos minutos bastam para criar as mais emocionantes histórias. Conheça essas pequenas obras de arte da Disney numa lista que apresenta algumas das melhores animações curtas que o estúdio já produziu ao longo dos anos.

continue lendo
Compartilhar

Curtas da Disney

A Disney tem uma capacidade quase infinita de emocionar profundamente com seus filmes belos e intensos. Quando pensamos em animações, o costume é logo lembrar dos grandes longas-metragens, clássicos da infância, e até dos últimos lançamentos. Mas você sabia que a Disney - e a Pixar, comprada pela Disney em 2006 - também é produtora de curtas incríveis? Muitos, inclusive, ganhadores do Oscar? Os curtas podem ser vistos antes da exibição de alguns longas, ou em compilações lançadas só com esse propósito. Confira quais são os melhores curtas, repletos de beleza, emoção, e diversão suficientes para te transportar para um mundo mágico em menos de 10 minutos.

Frases de grandes personagens da Disney

Pateta no Trânsito

Muito mais atual do que gostaríamos, o curta "Motor Mania" foi lançado em 1950, e mostra o efeito que estar ao volante pode causar em algumas pessoas. O desenho faz uma releitura divertidíssima de "O médico e o Monstro", clássico da literatura mundial, a partir das relações no trânsito, que era algo relativamente novo na época.

Luminária da Pixar

Sempre que começa um filme da Pixar, aparece aquela luminária simpática. Você já se perguntou de onde ela veio? A resposta está no curta "Luxor Jr", um dos primeiros do estúdio. Nele, acompanhamos um adulto e um filhote brincando com uma bola. Tão simples, quanto divertido.

Tin Toy

Antes de começar "Toy Story", a Pixar deu a dica do que viria pela frente, exibindo um curta mostrando a difícil vida dos bonecos. Em 1988, ela lançou "Tin Toy", feito por computação gráfica, com pouco mais de 5 minutos e que levou o Oscar de melhor curta de animação. Sem diálogos, a história é contada pelo expressivo encontro de um brinquedo novo com um bebê, digamos, um pouquinho assustador.

Frases dos personagens da Disney Pixar

O Jogo de Geri

Exibido como bônus de "Vida de Inseto", em 1997, o curta "Geri's Game" é outro ganhador do Oscar. Também feito pela Pixar, o salto na computação gráfica é visível. O curto é delicado, bonito e profundo. Narrando uma partida de xadrez, trata a solidão na terceira idade totalmente fora dos clichês. De bônus, se prestar atenção, você poderá ver o Geri voltar em um dos filmes de Toy Story.

Coisas de Pássaros

Produzido no ano 2000, mas lançado em 2001 como bônus de "Monstros S.A.", o curtíssimo "For the Birds" mostra que dá pra falar de muita coisa importante e contar uma boa história em menos de 4 minutos. E ainda ganhar outro Oscar (2002). O filme conta a história de um grupo de passarinhos ocupando um fio elétrico até que um outro pássaro, um pouco diferente, aparece. Uma ilustração perfeita sobre a importância de respeitar a diversidade.

Paperman

Para quem está cansado de animação gráfica, existe um curta que resgata toda a riqueza e a simplicidade das animações feitas também a partir de desenhos mesmo. Exibido antes de "Detona Ralph", "Paperman" conta uma história de amor a partir do acaso e do papel. Produzido pela Disney, em preto e branco, mesclando técnicas, levou o Oscar de melhor curta de animação em 2013, e pode arrebatar seu coração também.

 

Presto e Seu Coelho

No melhor estilo dos desenhos das décadas de 1980/1990, "Presto" mostra a epopeia do coelho para conseguir uma cenoura enquanto seu mágico, Presto, tenta fazer o tradicional truque do coelho na cartola. Com trilha sonora clássica e algumas bordoadas, o curta foi indicado ao Oscar, e pode ser visto nos extras de "Wall-E".

Parcialmente Nublado

A prova maior de que tempo não é impeditivo para emocionar, está no curta exibido antes de "Up - Altas Aventuras", preparando o coração do telespectador para o que está por vir. Bonito, cativante, e profundamente emocionante, "Partly Cloudy", conta a história da cegonha destinada a entregar os filhotes, digamos, não tão fofinhos da natureza. A questão da parceria e da confiança é tratada com muita beleza e carinho.

A Lua

Nós, que vivemos no século XXI, imersos em narrativas de tirar o fôlego, às vezes podemos nos esquecer do poder da magia e da beleza que o cinema é capaz de proporcionar pela simplicidade. "La Luna" é um curta da Pixar que resgata isso de forma profundamente tocante. O filme conta a história de três gerações juntas no trabalho de limpar a lua, varrendo da sua superfície, estrelas. As inúmeras camadas de profundidade de reflexão que pode causar são todas repletas de beleza e magia, como só o cinema é capaz.

Os pensamentos do criador da Disney

Dia e Noite

O grande desafio de aprender a lidar com as diferenças é o tema central desse curta. E, a partir do desafio, chegar na admiração e no respeito, descobrindo o óbvio inimaginável. "Day & Night", exibido pela primeira vez antes de "Toy Story 3", fala do encontro entre Dia e Noite, personificados pelos acontecimentos de cada um desses períodos. Mais um curta belíssimo, tocante e imperdível.

Piper

A conquista da autonomia é o tipo de saga que nos emociona e atinge profundamente, porque todos passamos por isso, ainda que não nos lembremos quando ou como. "Piper" fala dessa e a essa memória ancestral, ao mostrar um passarinho aprendendo a se alimentar sozinho. Numa animação realista e belíssima, que quase parece um documentário, a Disney Pixar encantou e conquistou não só o público e crítica, como também o Oscar de Melhor Curta de Animação de 2016.

fechar