Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Mensagens de monges budistas

O budismo é uma religião que tem muito a ensinar. Muitos a desconhecem, mas o importante é ter o respeito e a empatia por quem a ensina e a pratica. Os monges e monjas têm muitos ensinamentos a passar, pois viveram e aprenderam sobre essa religião por anos. Descubra o budismo na visão deles!

... continue lendo

Solidão

Pema Chödrön

“Gradualmente, podemos deixar de lado nossos ideais sobre quem achamos que deveríamos ser, quem achamos que queríamos ser, ou o que achamos que os outros acham que seríamos ou deveríamos ser. Desistimos e apenas olhamos diretamente, com humor e compaixão, para aquilo que somos. Então, a solidão não representa mais ameaça e a melancolia deixa de ser punição.”



A solidão só faz mal para quem não gosta do que vê no seu intímo. Quando aprendemos a amar quem realmente somos, não há mais dor em ficar sozinho.

O que é Budismo? Descubra aqui

Rio dos Sentimentos

Thich Nhat Hahn

“Olhe para o rio dos seus sentimentos e veja como cada sentimento surge. Veja o que tem impedido você de ser feliz, e faça seu melhor para transformar esses itens. Pratique tocar o admirável e refrescante elemento de cura que existe em você e no mundo. Fazendo isso, você se torna mais forte e capaz de amar a si mesmo e aos outros.”



Pensamentos vêm e vão. Nem todos irão nos fazer bem. Por isso, é importante se concentrar naqueles que atraem positividade!

Conheça também alguns ensinamentos da Monja Coen

Gratidão

Monja Isshin

“Agradecendo, começamos a perceber mais e mais coisas a agradecer. Agradecendo, o coração se abre. Agradecendo, começamos a perceber o quanto temos para agradecer. Começamos a descobrir que até as situações difíceis têm um lado positivo a ser agradecido.”



Tudo na vida guarda algo de bom. Ao abrirmos nossos olhos para isso, fica mais fácil perceber o quanto temos a agradecer.

Perca tempo

Chögyam Trungpa Rinpoche

“Talvez essa seja uma boa, perder o nosso tempo. Dê um descanso ao tempo. Deixe que ele seja desperdiçado. Crie tempo virgem, tempo não contaminado, tempo que não foi agredido por agressão, paixão e pressa. Vamos criar tempo puro. Sente-se e crie tempo puro.”



A pressa tira nossa paz de espírito. O tempo usado para acalmar a mente e encontrar clareza pode parecer tempo perdido, mas, na verdade, é tempo ganho.

Repouse sua mente

Mingyur Rinpoche

“Se realmente você quiser descobrir um senso duradouro de paz e contentamento, precisa aprender a repousar sua mente. Só pelo repouso da mente, suas qualidades inatas podem ser reveladas. A forma mais simples de limpar a água obscurecida pela lama e outros sedimentos é permitir que a água se acalme. Da mesma forma, se você permitir que a mente repouse, a ignorância, o apego, a aversão e outras aflições mentais gradativamente se estabilizarão e a compaixão, a clareza e a expansão infinita da natureza real de sua mente se revelarão.”



O repouso, a calma, a quietude, tudo isso são exercícios que nos ajudam a encontrar o que a de melhor em nós mesmos, pois tiram de cena os sentimentos que nos fazem mal.

Liberdade

Thich Nhat Hahn

“O desapego nos dá liberdade e liberdade é a única condição da felicidade. Se, em nosso coração, ainda nos apegamos a algo - raiva, ansiedade, ou posses - não podemos ser livres.”



O apego é como uma corrente: ele nos atrela a tudo que nos faz mal, e nos mantém presos ao ciclo de sofrimento. Praticar o desapego pode nem sempre ser fácil, mas é necessário para o nosso crescimento e evolução.

Pensamento diário

Dalai Lama

“Toda manhã, pense quando você acorda:

Eu estou vivo,

Eu tenho uma preciosa vida humana,

Eu não vou desperdiçá-la.

Eu vou usar todas as minhas energias para me desenvolver,

Para expandir o meu coração para os outros,

Para alcançar a iluminação para o benefício de todos os seres.

Eu não vou ficar com raiva, ou pensar mal de outros.

Vou beneficiar os outros, tanto quanto eu posso.”



Todo novo dia é uma chance de fazermos o nosso melhor para viver em harmonia. Repetir alguns pensamentos positivos nos ajuda muito a cumprir essa missão.

Somos o mundo

Monja Coen

“Geralmente pensamos no mundo como alguma coisa distante e separada de nós, mas nós somos a vida do universo em constante movimento. Podemos até dizer que o mundo somos nós. Nossa vida forma o mundo, é o mundo, não apenas está no mundo.”



A melhor forma de compreender nosso papel na vida é entendendo que não estamos separados do todo. Nós somos fios indispensáveis no tecido do universo.

Sabedoria da iluminação

Namkhai Norbu

“Quando todos os nossos obstáculos tiverem sido superados, e nos encontrarmos num estado de total presença, a sabedoria da iluminação se manifesta espontaneamente sem limites, assim como os raios infinitos do sol. As nuvens se dissolvem e o sol finalmente está livre para brilhar novamente.”



Alcançar a iluminação não significa chegar a algum tipo de paraíso. Ela se resume em ver com clareza tudo o que somos, sem ignorância ou ilusão capaz de bloquear todo o conhecimento que temos a capacidade de alcançar.

Leia aqui algumas frases de Buda

A transformação é em nós

Monja Coen

“De momento a momento tudo está mudando, nós fazemos parte dessa mudança e podemos escolher, discernir qual o caminho que queremos dar a esse constante transformar. É por isso que digo que a transformação começa em nós. Na verdade, vai além de apenas começar. É em nós. Nossa capacidade humana de inteligência e compreensão nos permite fazer escolhas. E o que estamos escolhendo?”



A única certeza da vida é que tudo muda. As mudanças não podem ser paradas, mas podemos decidir aonde as transformações irão nos levar. Cada novo caminho é uma chance de escolha.

Fantasia neurótica

Lama Yeshe

“Mas qualquer que seja o nome que lhe é dado - inferno ou os reinos do sofrimento - isso é algo que você entrar ao criar um mundo de fantasia neurótica e acreditar que ele é real. Parece simples, mas é exatamente o que acontece.”



O inferno não é um lugar, mas uma mentalidade. Nossos próprios pensamentos são nossos piores inimigos, quando lhe damos o poder de criar estados de espírito negativos.

Jogo

Monge Genshô Sensei

“Aos olhos de Buda, ganhadores e perdedores são absolutamente iguais: eles participam de um jogo. O jogo em si, esses ganhos e perdas, não são mais que fantasias de regras que nós criamos, uma espécie de redoma de realidade que envolve aquelas regras que nós assumimos e acreditamos, e daí elas se tornam reais.”



Na sabedoria de Buda, as disputas humanas não passam de fantasia. Dramas e conflitos que nos parecem importantes nesse plano de existência se apagam quando olhamos o todo.

Paz interior

Geshe Kelsang Gyatso

“Sem paz interior, a paz exterior é impossível. Todos nós desejamos a paz mundial, mas ela nunca será alcançada sem que primeiro criemos paz dentro de nossas próprias mentes. Nós podemos mandar chamadas ‘forças pacificadoras’ em áreas de conflito, mas a paz não pode ser imposta pelo lado de fora com armas. Apenas criando paz em nossa própria mente e ajudando os outros a fazer o mesmo é que podemos esperar alcançar a paz neste mundo.”



Qualquer mudança permanente começa primeiro na mente de cada pessoa. Da mesma forma, um paz maior só pode ser alcançada quando cada um buscar a paz em seu íntimo.

O que nos une

Dalai Lama

“Se todos os 7 bilhões de pessoas pensassem no que as une e não no que as divide, teriam menos estresse e menos raiva. Não tenho inimigos, só pessoas que ainda não conheci. Os jovens de hoje têm muito mais oportunidades de conhecerem uns aos outros globalmente - e devem se aproveitar disso para melhorar o mundo.”



Os motivos para a compaixão e o amor pelo outro são sempre maiores e mais numerosos do que as razões para a raiva. Lembrar disso não é difícil, e certamente faz do mundo um lugar melhor.

Além dos obstáculos

Namkhai Norbu

“Iluminação, ou Nirvana, não é nada além do estado além de todos os obstáculos, da mesma forma que, do pico de uma montanha muito alta, uma pessoa sempre vê o sol. Nirvana não é um paraíso ou algum lugar especial de felicidade, mas na verdade a condição depois de todos os conceitos dualistas, incluindo aqueles de felicidade e sofrimento.”



A jornada até o Nirvana é longa e o destino não é necessariamente algo como uma recompensa: é o lugar além de recompensas. É clareza e compreensão total.

Correntes

Geshe Kelsang Gyatso

“Assim como um pássaro não pode voar se tiver pedras amarradas nas patas, também não podemos fazer progressos no caminho espiritual se estivermos firmemente amarrados pelas correntes do apego.”



O apego nos prende: ao sofrimento, à ignorância, a noções negativas e a tudo que se luta contra quando se embarca no caminho para a iluminação.

Algumas frases budistas podem mudar sua vida. Que tal lê-las?