Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Mensagens de reflexão sobre o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

O alcoolismo é um problema que afeta milhões de brasileiros, mas você sabia que ele é considerado uma doença e tem um dia dedicado ao seu combate? No dia 18 de fevereiro é comemorado anualmente o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo! Neste dia as pessoas se dedicam a explicar melhor essa doença, seus sintomas, tratamentos e como evitá-la. Confira estas mensagens de reflexão sobre o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e se conscientize sobre essa doença! Se você não se identificou com nenhum dos sintomas, que tal ajudar as pessoas que estão nessa situação e não têm conhecimento? Compartilhe essa ideia com seus amigos e família e combata o alcoolismo em conjunto!

... continue lendo

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Homem segurando copo de bebida

O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é celebrado em 18 de fevereiro, todos os anos. A data ainda é estendida durante toda a semana, no que é chamado de “Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo”. O alcoolismo é considerado uma doença pela OMS, a Organização Mundial da Saúde. Anote essa data no seu calendário e contribua para a conscientização dessa doença que atinge tantos brasileiros.

Problema de saúde

Você sabia? O alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. É estimado que 15% da população é dependente do álcool, sendo os maiores atingidos os homens jovens entre os 18 e os 29 anos de idade. Que tal ter uma conversa com aquele seu amigo que tem bebido mais que o normal nos últimos meses? Não deixe de estar do lado dessa parcela da população.

Combata as doenças psicológicas

O alcoolismo pode levar a morte

Pessoa no escuro  levitando

O Ministério da Saúde realizou uma pesquisa no ano de 2009 que aponta que entre o período de 2000 e 2006 a taxa de óbitos ligada ao consumo de álcool teve um aumento de 18% em comparação ao período passado. Entre 2000 e 2006 também aumentou o índice de mortalidade por doenças associadas ao alcoolismo. Os números demonstram que a cada 100 mil habitantes 12,6 morreram em decorrência de doenças associadas ao álcool. Ainda de acordo com a pesquisa, 64% desses óbitos poderiam ter sido evitados por meio da conscientização do consumo excessivo de álcool.

No trânsito

O alcoolismo não causa mortes apenas pelo seu uso, mas também tem ação indireta e direta em crimes de trânsito. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, estima-se que entre 40% e 60% dos acidentes de trânsito têm relação com o consumo de álcool. Ainda pode se concluir que os acidentes causados pelo consumo de álcool tendem a fazer mais vítimas fatais do que acidentes “comuns”.

Se descobrindo alcoólatra

Homem encostado em uma parede na rua sozinho de cabeça baixa

É considerado alcoólatra quem vê sua vida social e física afetada pelo uso da bebida. Uma pessoa que é alcoólatra tem uma grande dificuldade de reconhecer que é doente. Essa identificação também pode ser difícil para as pessoas ao seu redor, por isso é necessário ficar atento aos próprios hábitos e aos das pessoas à sua volta. Quanto antes diagnosticado, antes o paciente poderá se livrar desse vício.

Dependendo do álcool

Homem segurando copo de bebida próximo a boca

O dependente alcoólico sente que necessita da bebida para ter uma vida comum. A dependência psicológica é mais grave do que a orgânica, é ela que faz com que o alcoólatra acredite que ele não terá mais momentos de lazer, momentos de prazer ou amigos se abandonar o álcool. Parte do tratamento consiste em mudar os hábitos e aprender a ser feliz independentemente do uso de bebidas alcoólicas.

Afetando o organismo

Quando pensamos no uso abusivo de álcool e suas consequências no organismo, o primeiro pensamento é o fígado, mas você sabia que o álcool afeta outros órgãos? Fisicamente, o álcool afeta o cérebro, o fígado, o estômago, o intestino, os músculos e o coração. O efeito do uso abusivo dessa substância pode atingir a saúde de forma irreversível. Comece hoje mesmo a conscientização sobre esse vício. Cuide da sua saúde!

Juntos por uma causa maior!

 

Válvula de escape

Mulher com olhos fechados sentada na cadeira apoiada na mesa com uma caneca de metal em sua frente

Inúmeros estudos sobre o uso abusivo de álcool chegam à mesma afirmação: o álcool funciona como uma espécie de antidepressivo de ação rápida. Esse fator faz com que muitas pessoas procurem o álcool na esperança de curar outras doenças, sem se dar conta de que apenas está contraindo mais uma. Muitas vezes o álcool entra na vida das pessoas como válvula de escape. Por isso, procure ajuda, coloque seus sentimentos para fora e seja consciente quanto ao uso do álcool.

Muito comum

O alcoolismo é considerado uma doença muito comum, assolando mais de 2 milhões de brasileiros. O diagnóstico é simples e não requer exames laboratoriais. Por isso, fique atento às pessoas à sua volta. A identificação de um alcoólatra não é difícil, esteja em alerta e ofereça seu apoio! Ajude quem precisa a combater essa doença destrutiva.

Combatendo o alcoolismo juntos!

Sintomas

Mulher deitada na cama com com os braços cobrindo o rosto

O alcoolismo tem alguns sintomas comuns. Saiba identificar com esta lista: perda de consciência, tontura, tremores, desejo pela substância ou suor, agitação, agressão, comportamento autodestrutivo, comportamento compulsivo ou falta de moderação, ansiedade, culpa, descontentamento geral, euforia ou solidão, náusea ou vômito, delírio ou medo, fala arrastada, problemas de coordenação ou tremor. Fique atento a esses sinais!

Como tratar essa doença?

Doutor na sala do consultório sorrindo

O tratamento envolve diversos aspectos que abrangem todos os sintomas da doença. A primeira indicação é terapia ou aconselhamento por um profissional de saúde. Um programa de desintoxicação em um hospital ou clínica médica de reabilitação também pode ser uma opção para aquelas pessoas que têm mais dificuldade de se livrar do vício e mudar de hábitos. Em casos mais graves, é recomendado o uso de medicamentos que reduzem a vontade de beber.

Reconhecendo o vício

O primeiro passo para se livrar do alcoolismo é admitir o vício. Pode ser difícil lidar com o fato de se estar doente, mas esse é o primeiro passo para se livrar desse mal que assola milhares de brasileiros. Fique atento aos sintomas, aos hábitos e sempre que possível evite o consumo do álcool. Existe uma linha tênue entre o uso social e a dependência. É preciso ter cuidado para não ultrapassá-la.

Evite se sentir mal no dia seguinte

Oferecendo ajuda

Homem sentado de cabeça baixo com mãos de outras pessoas segurando suas costas e ombros

Após conhecer o vício e seus sintomas, se você não se reconheceu, mas reconheceu alguma pessoa próxima nessa situação, que tal oferecer ajuda? O alcoolismo é uma doença delicada da qual nem sempre as pessoas conseguem sair por si só. Que tal demonstrar sua empatia e vontade de ajudar um amigo que se encontra nessa situação?

Mudando de hábito

O uso excessivo de álcool acompanha uma série de hábitos. Uma rotina de festas, um período exaustivo na faculdade ou no trabalho e até mesmo o rompimento de uma relação. São diversos os fatores que tornam alguém mais propenso ao uso do álcool. Fique atento para essas mudanças de hábito e evite o consumo de bebidas nesses períodos.

Veja os fatos históricos de fevereiro!

Todo dia é dia de conscientização

Mãos unidas no centro

O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é celebrado em 18 de fevereiro, mas todo dia deve ser mais um dia para conscientizar. Uma doença que assola milhões de brasileiros merece todo cuidado e atenção durante todo o ano. Que tal se unir a essa causa e auxiliar a conscientização dessa doença durante todo o ano e não apenas no dia 18 de fevereiro?

Como evitar o alcoolismo?

Algumas recomendações são unanimidade entre os médicos para evitar essa doença: estipule uma dose máxima de consumo de álcool por dia e não ultrapasse essa marca, evite beber em casa ou quando estiver sozinho, mesmo em pequenas quantidades e quando estiver consumindo álcool tome água, suco ou refrigerante para amenizar o uso da bebida.

Comemoração do dia: Alcoólico Recuperado