Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Mensagens para o Dia da Consciência Negra

Zumbi dos Palmares, personagem histórico e representativo para os negros, morreu em 20 de novembro de 1695. A data foi escolhida como Dia Nacional da Consciência Negra e envolve muita reflexão, luta e busca pela igualdade.

... continue lendo

Não é vitimismo

Juliane Rodrigues

O negro luta, fala, grita, e muita gente acha que isso é vitimismo. Vitimismo é o branco achar que o negro não merece ter voz, porque da sua voz só sai racismo. Vitimismo é uma sociedade que não aceita cotas, mas que julga uma pessoa pela sua cor.
O negro não é vitimista, é herói, é sobrevivente. Sobrevive todo dia, no meio de tanta gente que quer seu cabelo liso e sua pele clara nas próximas gerações.

O negro não é vitimista. Vitimismo é não aceitar a consciência negra, quando ainda falta muito branco consciente de que ela não existe para agradar ele.

O problema

O problema é quando o Brasil se esquece de que é um país negro. O negro sempre esteve aqui, e sempre estará. Em nossa história, nossa cultura, nossa construção social, nosso sangue, nosso suor, nossa luta e nossas conquistas. O negro é um povo guerreiro que nunca teve o reconhecimento que merece e continua sofrendo com racismo e exclusão até os dias de hoje. Este atraso não pode continuar sendo arrastado por gerações. Acima de cores, somos humanos. A sociedade não é branca ou negra, alta ou baixa, mulher ou homem, gorda ou magra, gay ou hétero, velha ou nova. É tudo isso ao mesmo tempo.