Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Mensagens sobre a quarta-feira de cinzas

A quarta-feira de cinzas marca o fim do carnaval e o início da quaresma, na tradição católica. Esse é o período que dá início ao Ciclo Pascal, onde cristãos o preparam somente para reflexão, preparo mudança e consciência. Os jejuns são bem comuns dentro da comunidade católica, onde cada um seleciona um hábito ou alimento para fazer jejum até a Páscoa chegar. Porém, muito além disso, esse período tem muito a nos oferecer. Aprenda mais sobre os rituais, o significado e a importância desta data para os fiéis do catolicismo aqui nesta página do Mensagens Com Amor e não deixe de compartilhar!

... continue lendo

Quais pessoas comemoram esta data?

A Quarta-Feira de Cinzas é celebrada pelas pessoas adeptas da religião católica. Como o Brasil é um país laico, de acordo com a Constituição Federal, o dia de Quarta-Feira de Cinzas não é um feriado nacional. No entanto, por ser o retorno do Carnaval, os estabelecimentos geralmente funcionam só na segunda metade do dia.

Como este dia é celebrado?

Cinzas distribuídas em recipientes.

Na missa da Quarta-Feira de Cinzas, o padre é responsável por manchar as testas dos fiéis e das fiéis com cinzas. O ideal é que essas cinzas permaneçam na testa até o pôr do sol, como um sinal de que as pessoas estão arrependidas de seus pecados e prontas para começar de novo.

Quais são as diferenças entre as formas de celebração?

Na Igreja Católica Apostólica Romana, a celebração da Quarta-Feira de Cinzas é como a descrita anteriormente, com uma missa. É um período para praticar o jejum e a abstinência. Já para a Igreja Ortodoxa, a Quarta-Feira de Cinzas não é levada em consideração. Ou seja, a quaresma começa na segunda-feira anterior ao que seria a Quarta-Feira de Cinzas assim que o Carnaval acaba.