Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Meu pai me ensinou

Quais foram os ensinamentos que o seu pai te passou? Com certeza, você os usará para sempre, pois ao contrário do que pensamos em alguns momentos da vida, os pais são muito sábios. Compartilhe esses ensinamentos de família.

... continue lendo

Respeito

Aprendi com meu pai que, acima de tudo, é preciso ter respeito pelas outras pessoas. Aprendi que cada um tem o direito de pensar da forma que quiser e que as outras pessoas podem ter opiniões diferentes das minhas e não há problema algum com isso. O importante é que todos se respeitem e saibam conviver em sociedade. O respeito vai além de idade, etnia, classe social; está acima de fronteiras e oceanos. O respeito deve ser mundial.

Amar-me

Não cresci com meus pais de sangue, mas, sim, com meus pais de criação. Estes meus pais, que são os melhores pais que existem, ensinaram-me que, em qualquer situação, devo sempre colocar o amor-próprio acima de tudo. Nunca devo aceitar qualquer tipo de humilhação, retaliação ou menosprezo. Pois mereço o mesmo tratamento que qualquer outro ser humano.

Responsabilidade

Sabe por que é importante ter responsabilidade? Porque, sem ela, não conseguimos manter nem mesmo nossa saúde. Tudo o que temos vai por “água a baixo” caso não saibamos administrar nossa vida.

Valor à família

Dentro da minha casa, vi que a família está sempre junto; comemora os momentos bons e estende a mão nos momentos difíceis. Nunca te deixa sozinho. Por isso, devemos sempre dar valor à família e a tudo que ela representa para nós. Os mais velhos nos ensinam a viver, os de nossa idade crescem conosco, os mais novos aprendem com nossas atitudes. Família faz parte do ciclo de nossa vida!

Estudar

Somente estudando nos tornamos pessoas melhores. Quando estudamos, abrimos portas em nossas vidas para que possamos ter condições melhores, conseguimos formar opiniões próprias e, dessa forma, não nos deixamos levar pela opinião da maioria. Meus pais estudam até hoje; dizem que estudar é um hábito continuo que nunca deve ser encerrado em nossa vida, pois nunca sabemos o bastante; sempre temos algo novo para aprender.

Nunca desistir

Vi meus pais batalharem muito para estar onde estão, para conquistar tudo o que têm hoje e tudo o que já me deram. Nunca os vi desistirem de nada. Mesmo com todos os percalços e enormes desafios que a vida lhes proporcionou, nunca pensaram em abrir mão de tentar um futuro melhor para seus filhos.

Honestidade

Ser honesto foi um dos ensinamentos mais importantes que meus pais me proporcionaram. Não importa a situação, não importa o assunto ou com quem estejamos, a sinceridade é a base de tudo. Porque, se você mentir, uma hora a mentira contornará o caminho e vai virar o jogo contra você.

 

Humildade

Cada vida é distinta uma da outra justamente para que cuidemos apenas da nossa. Cada um sabe o que faz e, portanto, tem a capacidade de arcar com as próprias responsabilidades. Por isso, que olhemos apenas para nosso próprio umbigo e sejamos humildes em perceber que já temos problemas demais, não precisamos dos problemas dos outros.

Ser esforçado

Vi meu pai sempre trabalhando e nunca reclamando por isso. Ele sempre me disse que conquistamos apenas quando trabalhamos e só assim iremos ser merecedores do que desejamos. Senão, a vida não nos presenteia — e, caso presenteie, logo toma de volta. Precisamos nos esforçar para conseguir tudo o que queremos e para dar valor ao que conseguirmos.

Evoluir

Meu pai tenta melhorar todos os dias. Seja aprendendo uma palavra nova, sendo mais saudável, deixando de lado algum vício, tendo um novo ofício. De alguma forma, ele tenta sempre evoluir e ser uma pessoa ainda melhor. Vou levar isso para sempre comigo. Não importa onde você esteja e o que você já conquistou, é possível ser ainda mais. E isso não significa ganância. Mas, sim, vontade de crescer como pessoa.

Amizades

Ter amigos é muito importante. Seus amigos se preocuparão com você tanto quanto sua família. Darão conselhos e estarão a seu lado tanto nos bons momentos quanto nos mais difíceis. Mas meu pai até hoje me diz que amigos de verdade contamos nos dedos de uma mão. E é verdade. Não perca seu tempo com colegas ou pessoas que não se importam com você. Ao contrário, dê muito valor a seus verdadeiros amigos e os ame com todo o coração.

Faça

Você quer? Corra atrás. Você precisa dizer? Diga. Você precisa ir até lá? Vá. Não espere que outra pessoa faça qualquer coisa por você. Dê o primeiro passo, tome a atitude e sinta a maravilhosa sensação de conquistar seus sonhos pelo seu próprio mérito e esforço.

Minha história

Meu pai sempre me dizia: “Filho, tenha orgulho de onde você veio e nunca se esqueça de quem é de verdade”. Com isso, ele me ensinava a ter orgulho de minha família acima de qualquer outra coisa. Meu pai me fez entender que, não importa aonde eu chegue em minha vida, o que eu faça e quais as pessoas que eu conheça, nunca posso perder minha essência e os valores que minha família me ensinou.

Sentimentos e emoções

Já vi meu pai chorar muitas vezes. Já o vi chorar de felicidade, de tristeza, de medo, de emoção e por qualquer outro motivo. Também já vi minha mãe, que, aliás, chora de saudade toda vez que dou tchau e digo: “Até mês que vem!”. Aprendi com meus pais que não é preciso reprimir sentimentos. Não devemos ter vergonha do que sentimos, pois isso não o faz mais fraco. Isso apenas o faz alguém mais verdadeiro.

Ser um exemplo para meus filhos

Com ele aprendi tudo que sei e graças a ele sou o que sou hoje. Dele extrai todo meu conhecimento de vida e vontade de viver. Com ele vivi os melhores e mais divertidos e emocionantes momentos que tenho em minha memória. Meu pai é meu melhor e maior exemplo e tudo o que eu faço na vida é para que, algum dia, possa ser um exemplo para meus filhos, como meu pai é para mim.