Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Moda dos anos 50

De década para década os estilos variam muito. O jeito de se vestir de cada geração reflete o cenário político, econômico e social da época, o que faz com que cada uma tenham suas características específicas. Por isso reunimos aqui diversas particularidades da moda dos anos 50. Venha conhecer!

Glamour e feminilidade

A moda dos anos 50 trazia um certo ar de infantilidade e delicadeza às mulheres. Proposta por um estilista francês, os padrões estéticos foram mudados com a utilização de saias rodadas até os tornozelos e cintura marcada, além de sapatos de salto e acessórios como luvas, chapéus e joias.

Você pode também gostar de descobrir outras coisas sobre moda
Copiar
Compartilhar
Cocktail dress

Este modelo de vestido era um dos favoritos das mulheres dos anos 50! Com decotes discretos e saia pouco abaixo dos joelhos, era uma vestimenta sensual ao mesmo tempo em que era recatada!


Copiar
Compartilhar
Contra o padrão

Apesar de saias e vestidos rodados serem altamente utilizados nos anos 50, uma moda contra os padrões também ganhou muita atenção: ao som do rock que estava começando, o estilo colegial ousado, com calças cigarretes, suéteres, jeans e camisas brancas foram altamente utilizadas!


Copiar
Compartilhar
Acessórios indispensáveis

Para as mulheres dos anos 50, existiam alguns acessórios que simplesmente não poderiam faltar! Os lencinhos amarrados no pescoço, por exemplo, traziam um charme sensual ao look. Ao mesmo tempo, chapéus pequenos para o dia a dia e luvas curtas estavam sempre presentes!


Copiar
Compartilhar
Saias com volume

Hoje, chamamos esse vestuário de midi. Antigamente, ela era simplesmente chamada de "saia com volume". O fato é que esse modelo evasé de saias, que iam até abaixo dos joelhos, marcou os anos 50!


Copiar
Compartilhar
Musas inspiradoras

Apesar das mulheres de classe média não serem, de fato, livres, no cinema, elas encontravam diversas musas inspiradoras! Gracy Kelly, por exemplo, representava o ideal da beleza; Audrey Hepburn trazia uma ingenuidade sedutora; Rita Hayworth, Ava Gardner e Marilyn Monroe tinham um estilo mais sensual e mexiam com o imaginário popular.


Copiar
Compartilhar
Cigarette

Essa peça, apesar de muito famosa, principalmente hoje em dia, era utilizada apenas pelas jovens mais rebeldes e descoladas dos anos 50. A calça cigarette, além de ser mais curta, também era considerada muito justa para os padrões da época.


Copiar
Compartilhar
 
Os principais estilistas

Existem alguns nomes, conhecidos até hoje, que foram muito importantes para a moda dos anos 50. São eles: Christian Dior, Pierre Balmain, Chanel, Nina Ricci, Hubert de Givenchy e Cristóbal Balenciaga. Além de combinar beleza com sofisticação, eles também inovaram e exploraram diversos conceitos!

Você pode gostar de conhecer a página de Coco Chanel
Copiar
Compartilhar
Modelos pioneiras

Quem vê as modelos atuais, nem imagina como essa profissão começou, não é mesmo? Pois eu te digo: nos anos 50! Foi nessa época que mulheres começaram a modelar e eram vistas através das lentes dos fotógrafos de moda, que trabalharam para revistas como a Elle e a Vogue, conhecidas e aclamadas até hoje

Conheça aqui frases e dicas de modelos famosas
Copiar
Compartilhar
Estilo masculino

O cinema dos anos 50 lançou uma moda muito popular entre os homens dos anos 50. Filmes como "Juventude Transviada" (1955) e "Um Bonde Chamado Desejo" (1951), estrelados respectivamente por James Dean e Marlon Brando, fez jaquetas de couro e jeans serem peças muito famosas! Não só isso: a camiseta branca também se tornou um símbolo da juventude!


Copiar
Compartilhar
O rock and roll

Se engana quem acredita que o rock dos anos 50 afetou só os homens. Na verdade, esse estilo musical também afetou a moda feminina dos anos 50, já que as mulheres não queriam mais utilizar apenas vestidos e saias rodadas. Foi com ele que a moda colegial surgiu e, com ele, trouxe calças cigarrete até os tornozelos, sapatos baixos, suéter e jeans.


Copiar
Compartilhar
Os Teddy Boys

Na Inglaterra, os chamados "Teddy Boys" voltaram com tudo nos anos 50! Com um estilo eduardiano que possuía um tom mais agressivo, as longas e grandes jaquetas de veludo, que eram coloridas e chamativas, voltaram com tudo! Junto com elas, o topete enrolado completava o look!


Copiar
Compartilhar
Era de Ouro da Alta Costura

A chamada "Era de Ouro da Alta Costura" se iniciou em 1947, porém, só foi consolidada durante os anos 50. Peças que reforçavam uma cintura marcada, busto natural e saias longas e rodadas eram muito procuradas pelas mulheres da época!


Copiar
Compartilhar
Frente única

Coloridos ou com estampas discretas, os vestidos com frente única eram utilizados no dia a dia! Todavia, caso as mulheres dos anos 50 quisessem utilizá-los em festas, brilhos e casacos de pele eram aderidos também!


Copiar
Compartilhar
Choque de estilos

Existia um grande choque de cultura nos anos 50. De um lado, existiam as pessoas mais conservadoras que utilizavam peças rodadas e longas. De outro, o estilo rocker se tornava popular juntamente com a ascensão de cantores como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Bill Haley, que estimulavam o uso de camisas brancas, jaquetas curtas, calças jeans ou de couro, além de botas e acessórios como echarpes.

Está precisando de dicas de moda? Encontre várias aqui
Copiar
Compartilhar
fechar