Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Motivos para entrar no clima da Páscoa

A Páscoa é uma data que possui um significado muito profundo para os que acreditam na ressurreição de Cristo e também muito divertida para os amantes dos famosos ovos de chocolate. Este feriado cristão possui um clima que promove a união familiar e também a socialização entre amigos, não importa qual seja a sua crença. A Páscoa é uma data para reunir a família, trocar presentes, alegrar as crianças, ajudar as pessoas que precisam e espalhar as boas ações pelo mundo. Existem muitos motivos para que você entre no clima do "coelhinho" e celebre a data com alegria! Confira aqui 10 motivos para entrar no clima da Páscoa e aproveitar ao máximo esta data!

continue lendo
Compartilhar

Época de renovação: Quaresma

Para os que seguem a religião católica, a Quaresma — período de 40 dias que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e termina no domingo de Páscoa — é uma época de penitência em preparação para o dia da ressurreição de Cristo. É comum, portanto, que os católicos façam promessas de se privar de algum hábito e/ou vício, como, por exemplo, tomar refrigerante ou bebidas alcoólicas, comer algum tipo de carne ou doces, fumar etc. Se você é católico e já tem a intenção de cortar algo da sua vida, aproveite a Quaresma para começar esse desafio!

Ressurreição de Cristo

Três pessoas ao lado de um quadro com um crucifixo falando para um grupo de pessoas.

Por se tratar de um feriado cristão, essa pode ser uma boa época para você se reconectar com a sua fé (caso seja católico, obviamente). Ir à igreja, assistir às missas e pensar na vida e paixão de Cristo são formas de mostrar-se devoto ao filho de Deus.

Troca de ovos

A parte da Páscoa que envolve chocolate é uma delícia, não é? E mais gostoso ainda é dar e receber vários ovos de diferentes tipos e sabores. Pode ser ao leite, meio-amargo, branco, crocante, trufado, recheado, "de colher"... Hoje em dia, a variedade é tão grande que, às vezes, compramos ovos antes mesmo do feriado só para podermos experimentar todos esses tipos!

Entenda qual é o verdadeiro significado da Páscoa

Ajudar a quem precisa

Caixas cheias de ovos de páscoa e dois coelhos de pelúcia, reunidos para doação.

Aproveite essa data cristã, siga os exemplos de Cristo e se doe ao próximo! Sejam ovos de chocolate para crianças carentes, roupas que não precisa mais ou, até mesmo, tempo auxiliando aqueles que necessitam de cuidados especiais, doar sempre é uma boa ação bem-vinda e com certeza fará tão bem a você quanto à pessoa que foi ajudada.

Descubra como é a Páscoa judaica

Mais comida!

Principalmente na Sexta-Feira Santa, é comum que as famílias preparem o almoço de maneira mais farta e diferente do que se come no dia a dia. É nesse feriado também que muita gente come bacalhau, aquele peixe delicioso que deixamos para preparar justamente nessa data. O motivo de o bacalhau ser tão tradicional nessa data é porque, na Idade Média, durante a Quaresma, não era permitido comer carne de nenhum animal de sangue quente, como boi, frango e porco. O peixe, por ser um animar de sangue frio, era liberado — o hábito de comer bacalhau nessa ocasião vem justamente de nossas heranças portuguesas. Interessante, não? Outro alimento delicioso e tradicional nesse período é a Colomba Pascal, que, assim como o panetone, pode ser encontrada com os mais diversos sabores, coberturas e recheios.

Inspire-se com músicas para cantar na Páscoa

Fazer gincanas com as crianças

Pensando que o coelhinho da Páscoa é o próprio pai ou mãe da criança (na maioria dos casos), é interessante manter a fantasia e inocência dos menores preparando pegadas falsas de coelho a fim de fazer com que saiam à caça dos ovos. Apesar de ser dedicado à criança, os pais também podem se divertir muito preparando as pistas e ajudando os filhos a acharem o tão esperado ovo de Páscoa.

 

Amigo secreto

Pequenos ovos de chocolate embalados em papel metálico de várias cores.

A brincadeira de amigo secreto é sempre muito divertida, mas são poucas as oportunidades que surgem durante o ano para realizá-la. Entretanto, a Páscoa é um ótimo momento para isso — afinal de contas, chocolate e boas risadas são sempre bem-vindos. Junte seus colegas de trabalho, faculdade, colégio ou do lugar que for e organize um "amigo ovo". Comer o chocolate depois é, obviamente, muito bom, mas as risadas e os bons momentos são o que realmente valem a pena.

Época de... ovos de chocolate!

Apesar de ser um feriado cristão, a Páscoa é bastante lembrada também por ser o feriado em que comemos muito, mais muito chocolate! E o motivo pelo qual presenteamos e recebemos ovos de chocolate na Páscoa vem de uma antiga tradição cristã. Antigamente, costumava-se pintar ovos ocos de galinha de diferentes cores e desenhos, pois o ovo simboliza o nascimento — e na Páscoa celebramos justamente a ressurreição de Cristo. Já o costume de produzir ovos de chocolate é bem mais recente e foi introduzido inicialmente na França, quando os pâtissiers (confeiteiros) começaram as rechear os ovos de galinha (depois de retirar a clara e a gema) com essa iguaria que tanto gostamos. A partir do século XIX, os ovos começaram a ser feitos totalmente de chocolate, dando origem ao modelo que consumimos até hoje.

“Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?”

Pequeno coelho em grama, ao lado de um ninho falso com ovos coloridos.

“... um ovo, dois ovos, três ovos assim”. Para as crianças, encontrar o coelhinho da Páscoa e/ou encontrar o ovo que foi escondido pelo amigo dentuço são momentos quase tão mágicos quanto a espera do Papai Noel. O coelho simboliza a fertilidade e, na Páscoa, está relacionado também à esperança de uma vida nova.

fechar