Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Não minta pra mim

Mentir é chato. Machuca quem foi enganado e traz consequências negativas para quem mente... A vida é mais bonita e querida quando se tem a verdade. Esse é o melhor caminho.

continue lendo
Compartilhar

Saída fácil

A mentira parece a saída fácil de alguma situação complicada. Mal sabe o mentiroso que mentira atrai mentira. Complicado é sair da enrascada que se meteu quando se decidiu ir contra a verdade.

Seguro

A mentira pode destruir a confiança entre amigos, amantes e até familiares. Ainda que a verdade doa, é sempre a melhor opção. Pois a verdade não trai, não ilude, não engana. Ainda que pareça difícil, a verdade é o caminho mais seguro a se traçar.

Mitômanos

O excesso de mentiras nem sempre é malandragem. A mitomania é um distúrbio psicológico no qual a pessoa inventa histórias e acaba por acreditar na própria mentira. Os indivíduos sofrem espécies de delírio e, por vezes, nem sabem que estão fazendo algo errado. A mentira vira uma forma de escapar da própria realidade.

Problema

O problema da mentira é que ela nunca vem só. Sempre é preciso inventar outra para cobrir a primeira e outra e depois mais uma. Mentiroso nenhum tem a criatividade e a memória para sustentar tudo isso.

Causas e tratamento

A mitomania pode ter diversas causas. Fatores genéticos, experiências de vida, a relação com os pais ou outros relacionamentos pessoais acabam desencadeando os sintomas do distúrbio. Em geral, o mitômano tem baixa autoestima, e as mentiras o protegem da realidade frustrante ou traumática. Acompanhamento psicológico é o principal tratamento para a mitomania, e é preciso ter cuidado para que não ocorram situações que prejudiquem quem sofre do distúrbio, já que novos traumas ou constrangimentos podem agravar ainda mais a mitomania.

Fantasia

A mentira atrai porque é fantasia. Ela pode ser lapidada em algo perfeito, sem a intenção de causar danos, enquanto a verdade é dura, magoa, escancara o sofrimento. O problema, é que a verdade machuca de uma vez só. Mas ser arrancado da ilusão de uma mentira pode fazer doer por um tempo muito longo.

Omissão

O silêncio também pode ser uma mentira. A omissão é talvez, uma das formas mais cruéis de se enganar, pois é disfarçada. É justificada, já que, quem quer que a pratique, pode sempre dizer que “não mentiu”, ainda que saiba perfeitamente que está traindo a confiança de alguém.

 

Visões diferentes

Em toda situação, cada pessoa conhece a sua verdade. E mesmo que ela não seja como a do outro, não quer dizer que nenhuma das versões seja uma mentira. Pessoas diferentes, por vezes, têm visões radicalmente diferentes do mundo.

Danos

É fácil acreditar que só aquela mentirinha não faz mal. Difícil é consertar os danos que acontecem quando uma mentirinha foi longe demais.

Imagem

Se é preciso contar uma mentira para manter a sua imagem, considere bem se essa é uma imagem que você queira manter.

Mentir para si mesmo

É tolo é aquele que acredita que a mentira o salvará. Mas o maior tolo de todos é o que mente para si mesmo e que não sabe mais distinguir a falsidade da honestidade. Esse é quem se perdeu mais profundamente.

Diferença entre as mentiras

A diferença entre um mentiroso comum e um mitômano é, principalmente, a relação que a pessoa cria com a mentira. Quem sofre de mitomania acredita que não haja consequências negativas se sua mentira for vista como verdade. Ele também acredita que suas mentiras são o que o tornam interessante como pessoa, e que a mentira é uma resposta aceitável a qualquer pergunta. Em certo ponto, os mitômanos não precisam mais de um motivo para mentir; falar a verdade torna-se mais complicado, mesmo que seja extremamente mais simples do que mentir.

Corrompida

Uma mentira contada vezes demais, por gente demais, acaba por se tornar uma versão corrompida da realidade. Um fato aceito, mas que não é a verdade, apenas algo que se passa por ela, algo em que muita gente acredita e que pode fazer muito mal. Esta é a forma mais danosa da mentira

Colorir

O que um pode ver como mentira, outro pode ver apenas como uma forma de colorir a verdade.

Pouco

Não se engane no conforto de uma mentira. Não se zangue contra a crueza de uma verdade. Ambos duram pouco.

Droga

A mentira, como qualquer outra droga, vicia. Prejudica não só aquele que faz uso dela, mas, principalmente, aqueles que estão ao seu redor. E, como uma droga, a mentira, quanto mais contada, mais se faz necessária contar.

fechar