Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Novelas mais famosas do Brasil

Se tem uma coisa que não podemos negar é que o Brasil é mestre na arte de produzir novelas. A teledramaturgia é massivamente adorada por milhares de brasileiros que não perdem um só capítulo de suas tramas favoritas, acompanhando-as fervorosamente e comentando o desenrolar das histórias. É por meio dessas obras de arte que conhecemos talentos e nos chocamos com a primorosa atuação de artistas tão consagrados, que trabalham duro para dar ao telespectador um entretenimento de requinte. Se você é um desses que tem horário certo para sentar no sofá e descobrir os desfechos da sua novela favorita, também vai amar relembrar aqueles clássicos que marcaram época na televisão brasileira.

O Rei do Gado

O Rei do Gado, novela de Benedito Ruy Barbosa, era segmentado em duas partes. A trama abordava a discussão de divisão de terras por meio da história do pecuarista Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) com a boia-fria Luana (Patrícia Pillar). O romance deles era marcado pela diferença social, além da disputa entre as famílias dos dois.


Copiar
Compartilhar
Relembre a música tema de cada uma das novelas mais famosas do Brasil!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Chocolate com Pimenta Imagem da abertura de chocolate com pimenta

Sob a direção de Jorge Fernando, “Chocolate com Pimenta” foi uma das novelas mais reprisadas da Rede Globo. A primeira exibição foi no ano de 2003.

O folhetim conta a história de Ana Francisca, uma moça ingênua e de origem humilde que vê sua vida mudar após se casar com um amigo generoso e milionário e herdar uma lucrativa fábrica de chocolates. Entretanto há questões amorosas malresolvidas com Danilo, um jovem noivo.

Quais foram as 50 melhores novelas da Rede Globo?
Copiar
Compartilhar
Alma Gêmea Imagem de capa do CD nacional da novela Alma Gêmea

Escrita pelo ilustre Walcyr Carrasco, a novela de 2005 conta sobre um casal separado de maneira trágica em uma vida passada que, vinte anos depois, reencontra-se em uma nova reencarnação. Com foco no romance e em questões familiares, a trama acalentou os corações mais apaixonados no horário nobre da Rede Globo.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Melhores atores da rede Globo

Frases da novela Pantanal

Biografia de Maria Bethania

A Favorita

“A Favorita” estreou em 2008 e teve 197 capítulos. Ambientada na cidade de São Paulo, a novela teve como fio condutor a rivalidade entre Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar), ex-parceiras de uma dupla sertaneja. Ao deixar a prisão depois de cumprir uma pena de 18 anos pelo assassinato do marido de Donatela, Flora tentará provar sua inocência, além de acusar a antiga amiga. Mas cuidado! As aparências podem enganar...


Copiar
Compartilhar
O Clone

Produzida pela Rede Globo, “O Clone” estreou em 2001, com direção de Jayme Monjardim e roteiro de Glória Perez. Ao longo dos 221 episódios da produção, acompanhamos a história do amor proibido entre o brasileiro Lucas (Murilo Benício) e a muçulmana marroquina Jade (Giovanna Antonelli). Além disso, a novela abordou outros temas, como dependência química e os limites da ética científica no caso da clonagem humana.

Morra de amores com os casais mais apaixonados das novelas!
Copiar
Compartilhar
 
Roque Santeiro Imagem da capa da novela Roque Santeiro

Situada na cidade fictícia de Asa Branca, Roque Santeiro também usou a política para ser pano de fundo para o folhetim. O artesão e coroinha Roque Santeiro (José Wilker) passa a novela inteira fingindo realizar milagres para os moradores da pequena cidade. Depois de fingir a própria morte, Roque Santeiro volta para a cidade e promete estabelecer um caos no lugar.


Copiar
Compartilhar
Verdades Secretas

A história da top model Angel (Camila Queiroz) na novela Verdades Secretas levou ao público a relação do mundo da moda com a prostituição. Os autores Walcyr Carrasco e Maria Elisa Berredo escreveram cenas que revelavam o esquema que agências de talentos faziam com suas profissionais, além da relação com a droga, vivida pela personagem de Grazi Massafera.


Copiar
Compartilhar
Irmãos Coragem

O folhetim da Rede Globo escrito por Janete Clair, em 1970, retratava o período do coronelismo e a corrupção, principalmente no âmbito político. Com um clima de faroeste, a novela tinha como enredo principal a história dos irmãos João (Tarcísio Meira), Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) e Duda (Cláudio Marzo). Eles tinham um embate com o latifundiário Pedro Barros (Gilberto Martinho).


Copiar
Compartilhar
Senhora do Destino

Senhora do Destino certamente foi um marco na história das telenovelas por contar com a vilã Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), que ficou famosa por assassinar suas vítimas empurrando-as da escada. Além dela, a protagonista arretada Maria do Carmo (Susana Vieira) também conquistou o público com sua garra e independência.


Copiar
Compartilhar
Beto Rockfeller

O folhetim, veiculado pela Rede Tupi em 1968, mostrava os dois lados da vida do protagonista Beto (Luis Gustavo), um dos primeiros anti-heróis da TV brasileira. Com um estilo boêmio e malandro, o personagem trabalhava como vendedor de sapatos durante o dia e depois buscava um espaço na elite paulistana por meio de uma namorada milionária.

Fique por dentro das frases que apenas quem é fã de novela diz!
Copiar
Compartilhar
O Bem-Amado

O Bem-Amado, primeiro folhetim exibido em cores na história da televisão brasileira, chegou à tela dos telespectadores em 1973. Escrita por Dias Gomes durante o regime militar, a novela fazia críticas à política brasileira, ironizando a figura dos coronéis. O candidato a prefeito, Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), tenta conquistar os eleitores com a promessa de que construirá um cemitério em Sucupira, cidade fictícia da novela. Para estimular o uso do cemitério, o matador Zeca Diabo (Lima Duarte) é “convidado” a retornar ao lugar, mas não aceita matar mais ninguém.

Reflita com as frases mais marcantes das telenovelas
Copiar
Compartilhar
Pantanal

Produzida pela extinta TV Manchete, a novela Pantanal mostrou itens importantes do folclore e identidade nacional. O personagem Zé Leôncio (Cláudio Marzo) fazia parte da comitiva de peões que passava pela cidade da trama e se casa com uma mulher rica da capital. O filho de casal retorna ao município após 20 anos e começa um romance com Juma Marruá (Cristiana Oliveira).


Copiar
Compartilhar
Tieta

A novela foi inspirada no livro de Jorge Amado, Tieta do Agreste, e exibida na Globo em 1989. A protagonista Tieta (Claudia Ohana) saiu da cidade natal depois de ser humilhada pelo pai por conta do seu comportamento livre e independente. 25 anos depois, interpretada por Betty Faria, ela volta ao lugar em outra condição: rica e pronta para se vingar.

Frases de Betty Faria. Saiba o que pensa nossa eterna Tieta!
Copiar
Compartilhar
Avenida Brasil Imagem da abertura da novela Avenida Brasil

Segundo a revista estadunidense Forbes, Avenida Brasil foi a novela brasileira de mais sucesso. Escrita pelo autor João Emanuel Carneiro, o enredo do folhetim mostrava o dia a dia da vilã Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabella), que depois foi revelada como vilã e mocinha. Com o núcleo que representava a classe c, a novela trouxe temáticas como futebol, beleza e cultura periférica, principalmente a carioca.


Copiar
Compartilhar
Vale Tudo

Pensar na novela Vale Tudo e não lembrar da maior vilã da história, Odete Roitman (Beatriz Segall), é impossível. A pergunta: “Quem matou Odete Roitman?” moveu o Brasil em 1989, ano de exibição da novela. Depois de muitos palpites, a assassina foi revelada e, para a surpresa de todos, Leila (Cássia Kis Magro) matou a vilã por engano.

Relembre os finais mais decepcionantes de séries e novelas
Copiar
Compartilhar
fechar