Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Novembro Azul

O mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata. É simples, basta se conscientizar e procurar um urologista. Curta e compartilhe esse movimento!

... continue lendo

Campanha

Preconceito, falta de informação, ideias equivocadas… Estas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata.

O assunto é delicado, todos sabemos. Por isso, surgiu a ideia de desenvolver uma campanha especialmente voltada ao esclarecimento do tema e quebra de paradigmas, para mudar de vez o cenário nacional, que traz números cada vez mais alarmantes sobre este tipo de câncer.

Diagnóstico

A próstata é uma glândula que os homens possuem. Tem, em média, de 25 a 30 gramas, e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino. Ela é responsável pela produção de 1/3 do sêmen. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células da próstata. Se não for descoberto logo no início, essas células podem se espalhar para outros órgãos. Para evitar essa disseminação, é importante o diagnóstico precoce. A cura do câncer só é possível quando o tumor encontra-se restrito ao órgão.

Fatores de risco

Fatores como a idade, histórico familiar, raça, alimentação, sedentarismo e obesidade são considerados de risco aos homens. Se você se encontra dentro de pelo menos algum, faça o exame já!

Cura

Em geral, sabe-se pouco sobre a maioria dos fatores estudados em relação ao câncer de próstata, já que os estudos epidemiológicos têm encontrado resultados inconsistentes. As justificativas que norteiam a detecção precoce do câncer da próstata, assim como de qualquer outro tipo de câncer é que, quanto mais inicialmente a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura, além de permitir um tratamento menos agressivo e mutilante.

Histórico familiar

Analisar o histórico familiar do pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade é outro fator importante, podendo aumentar o risco de três a 10 vezes em relação à população em geral e refletir características herdadas e estilos de vida compartilhados entre os membros da família.

Sobrepeso

Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.

Alimentação

A influência da alimentação sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou mecanismos através dos quais ela pode influenciar o desenvolvimento do câncer da próstata. As evidências apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, não só ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis.

 

Idade

Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos.

Álcool e tabagismo

Isso mesmo que você acabou de ler! O consumo excessivo de álcool e tabagismo são fatores de risco que você se deve se preocupar em relação ao câncer de próstata.

Efeito protetor

Tem sido apontada uma relação positiva entre o alto consumo energético total e ingestão de carne vermelha, gorduras e leite e o risco de câncer da próstata.

Por outro lado, o consumo de frutas, vegetais ricos em carotenoides (como o tomate e a cenoura) e leguminosas (como feijões, ervilhas e soja) têm sido associado a um efeito protetor.

Conscientize-se

Câncer de próstata não é brincadeira. A cada hora, surgem novos casos de câncer de próstata. Mas não se assuste, a chance de cura após um diagnóstico precoce é muito grande. Então, previna-se já!

Inspiração

A campanha nacional do câncer de próstata promove uma mudança de paradigma, não só pensando na prevenção, mas também no homem já diagnosticado com a doença.

Doença invisível

Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas, impedindo um conhecimento sobre ela. Por este motivo, fazer os exames em dia é essencial para a saúde.

Aparecimento de sintomas

Se você ou algum membro de sua família sente muita vontade ou dificuldade para urinar, levante-se à noite várias vezes para ir ao banheiro, sente dores ósseas e fortes dores no corpo, com certeza, está na hora de consultar com um médico.

História do movimento

O movimento "Novembro Azul" surgiu na Austrália, em 2003, por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata comemorado no dia 17. No Brasil, instituído pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o intuito de quebrar as barreiras do preconceito masculino ao fazer o exame de toque.

Atualmente, a campanha é realizada por diversas entidades, durante o mês, e dirigida especialmente aos homens.

Iluminação azul

Durante todo o mês de novembro, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), vai ser iluminada de azul!

Um dos maiores pontos turísticos de Brasília, a Esplanada dos Ministérios foi projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e é formada por um conjunto de 17 edifícios que abrigam os Ministérios do Poder Executivo.