Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Novembro Roxo

Diversos fatores podem levar a um parto prematuro. Graças aos avanços da medicina, cada vez mais podemos prevenir riscos, e com os devidos cuidados, garantir um saudável desenvolvimento das crianças que nascem prematuras. Por isso a campanha do Novembro Roxo! A ideia é conscientizar a população sobre o nascimento prematuro e levar informações a respeito das causas, riscos, consequências e medidas essenciais. Compartilhe essa ideia, divulgue informação! Você pode ajudar a salvar vidas! Medidas simples podem prevenir um parto prematuro e com os cuidados necessários dá para garantir a saúde e o bem-estar do bebê e da mamãe.

... continue lendo

A prematuridade

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é considerado um bebê prematuro aquele que nasce antes de se completar a 37ª semana de gestação. Entre as características de crianças que nascem nessa condição, estão: desproporção da cabeça em relação ao corpo; pele muito fina, brilhante e rosada; veias visíveis; respiração irregular e músculos mais frágeis. São quadros muitas vezes complicados, o que torna o objetivo do Novembro Roxo fundamental.

Mensagens lindas sobre a chegada de um bebê

Como prevenir

Durante a gravidez, há algumas coisas que a mulher pode evitar fazer para diminuir os riscos de um parto prematuro. Entre os principais itens dessa lista, que deve ser seguida à risca para a saúde do bebê, estão: evitar o consumo de tabacos, álcool e drogas ilícitas, estar com o acompanhamento médico em dia com atenção ao controle de doenças arteriais e ao controle de diabetes, obter assistência pré-natal e nutrir-se de uma dieta saudável, incluindo vitaminas. É importante que a conscientização promovida pelo Novembro Roxo alcancem as gestantes para que esses cuidados sejam atendidos!

Dicas para ter uma gravidez tranquila e saudável

Fatores que colocam a gravidez em risco

Se durante a gestação, a mulher se atentou corretamente aos cuidados e seguiu os cuidados médicos, ainda poderão haver fatores que irão colocar sua gravidez em risco e dar possibilidade a um parto prematuro, como algum caso anterior de prematuridade, problemas com o colo do útero, estar grávida de gêmeos ou mais, problemas crônicos, como alta pressão arterial, diabetes ou distúrbios de coagulação. Nem todos possuem o conhecimento amplo desses fatores, e são a essas informações que devemos dar mais visibilidade durante o Novembro Roxo!

Diferenças étnicas

O Novembro Roxo é o mês onde abrimos nossos olhos para essa delicada questão e damos atenção à dados não muito aparentes no dia a dia. Um exemplo deles é que, segundo o resultado de uma intensa pesquisa médica, no ano de 2014, mulheres negras tinham 50% a mais de probabilidade de darem luz à bebês prematuros em relação às mulheres brancas, hispânicas e asiáticas. Porém, ainda faltam muitos estudos para assimilar a influência de agentes genéticos, étnicos e do meio ambiente na contribuição dos riscos. Você sabia disso?

Doação de leite materno

O Novembro Roxo também chama a atenção para a importância e necessidade da doação de leite materno. Por se tratar de uma gestação interrompida, 37 semanas não são o suficiente para desenvolver maturidade do gastrointestinal dos prematuros e o teor de proteína do leite das mamães. Por esta razão, até um certo período, os bebês precisam receber as primeiras calorias por via intravenosa. Ao passar do tempo, surge a necessidade de amamentação, e em caso de insuficiência do leite da mãe, o leite externo ou de bancos de leite se tornam alternativas. Porém, os bancos de leite brasileiros enfrentam problema de estoque, tornando-se fundamental o incentivo à doação.

Força, mamães e papais

Pode ter sido uma situação inesperada, e por isso, vocês podem não ter se preparado para tal. Porém, esse anjo está entre nós e agora o mais importante é oferecer todo o suporte e cuidado para enfrentar essa fase. Logo logo, o primogênito estará em seus braços e crescerá sabendo que teve o privilégio de ter os conhecido tão cedo. Força, mamães e papai, que esse Novembro Roxo traga bons ares para o seu bebê!

Dia Mundial dos Pais e Mães: conheça e celebre essa data!

Respeite os pais

Infelizmente, ainda vivemos próximos à inconveniência de algumas pessoas que não poupam comentários não muito bem-vindos ao ver as outras passando por situações difíceis em suas vidas. Respeite a luta do pais e da criança. Evite comentários como “Ela vai ficar com alguma sequela?”, “O que você fez para que ela nascesse antes da hora?” e “Coitadinho, é tão pequeno e magrinho!”. É nesse momento em que os pais mais precisam da sua empatia. Neste Novembro Roxo, vamos ficar atentos!