Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

O papel do homem no feminismo

O movimento feminista ainda é muito seguimentado como sendo um assunto apenas para mulheres, mas a verdade passa longe disso! A busca por igualdade é de todos e para todos, homens e mulheres, cada um com sua parte. Descubra qual é o lugar dos homens nessa luta e ajude a construir um mundo melhor!

... continue lendo

Comece

Introduza o feminismo nos ambientes masculinos que você frequenta (no futebol com os amigos, no boteco, na firma etc.).

Posicione-se

Posicione-se contra atitudes machistas dos seus amigos/colegas/familiares. Em situações de agressão contra mulher, assédio ou humilhação, repreenda o autor e fique ao lado da vítima.

Pergunta difícil

"Qual o papel dos homens no feminismo?". Essa é uma pergunta recorrente, podendo ser feita por aqueles que realmente se preocupam em não ultrapassar nenhum limite , respeitando as ativistas, ou por aqueles que buscam invalidar a luta das mulheres. Em qualquer um dos casos, não existe uma resposta pronta, perfeita e que se encaixe em qualquer situação, afinal, há diversas vertentes dentro do movimento feminista e cada uma delas lida com essa questão de maneira única.

Liderança

O movimento feminista não tem líderes! O que isso quer dizer então ? Isso significa que o feminismo e suas vertentes são formados por um coletivo, organizado horizontalmente. Por isso, não há uma pessoa responsável por todas as feministas que possa lhe responder onde o homem se encaixa na luta.

Protagonismo

O lugar de fala, o protagonismo, dentro do movimento feminista, pertence somente às mulheres, mas isso não anula a possibilidade de homens apoiarem o movimento e ajudarem na luta. Sim, eles podem se informar, estudar sobre e ajudar na conscientização e desconstrução de outros homens, mas o feminismo é a voz das mulheres, oprimidas, em situação desigual e em desvantagem, mulheres apenas!

Todo homem é machista

Todo homem é machista sim! Mas isso não é uma ofensa, é apenas o apontamento de que todo homem nasce em uma sociedade machista e é educado e condicionado a pensar e agir em favor da manutenção desse sistema, em que os homens são privilegiados. Então, quando alguém disser que homens nascem machista, não leve para o pessoal. Busque entender o seu lugar na sociedade, qual é o seu contexto e reconheça os seus privilégios.

 

Primeiro passo: desconstrução

A principal função do homem dentro do movimento feminista, independentemente da vertente, é desconstruir. A partir daí, ele pode participar do movimento, apoiar, levar o ideal de igualdade entre os gêneros para o seu contexto e ajudar as pessoas da sua convivência a se desconstruírem, mas lembrando sempre que nessa luta ele é coadjuvante, e não protagonista.

Entenda o que o feminismo representa

E o que é essa tal desconstrução ?

Se desconstruir é basicamente desmontar conceitos, ideias e crenças que estão enraizados dentro de si desde o nascimento, que estão enraizados na sociedade.

A desconstrução masculina é a percepção de seu lugar socialmente privilegiado, é entender o sistema de organização social vigente, é enxergar seus privilégios ( liberdade sexual, maior representatividade em todas as esferas, vantagem salarial, liberdade de ir e vir sem questionamentos, não ter que lidar com a pressão estética, entre outros mais ) e lutar contra eles.

Claro que não é uma tarefa fácil, afinal quem, em sã consciência, iria lutar contra algo que o beneficia ? Mas quando buscamos igualdade para os gêneros, o mundo se torna melhor para todos, todas e todxs.

Ensinar

Não tente ensinar uma mulher a militar.
Assim você participa não só do movimento feminista, mas também da construção de um mundo melhor para todos.

Confie

Não duvide da palavra de uma mulher quando ela for vítima de agressão e/ou abuso.

Ouça

Não interrompa uma mulher quando ela estiver falando. Em vez de pensar em como corrigi-la, ouça-a.

Álcool

Se uma amiga /conhecida estiver muito bêbada na balada, ajuda-a a chegar a casa sã e salva.