Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

O que aprendemos na faculdade?

Se você já passou pela faculdade, com certeza, já adquiriu aprendizados para a vida que não adquiriria em lugar nenhum. A faculdade nos ensina, principalmente, a ser responsáveis e nos prepara para a vida adulta. Descubra alguns segredos que só aprendemos nas salas de aula da faculdade!

... continue lendo

Humildade

Como no mundo do trabalho e na vida, na faculdade você não vai chegar a lugar nenhum sozinho. Geralmente, muitos trabalhos em grupo são propostos e você pode precisar dos colegas para entender alguma matéria. Por isso, humildade é essencial.

Organização

Ela é indispensável para manter a disciplina. Afinal, de que adianta querer estudar se você não sabe a data da prova?

Disciplina

Na faculdade, diferentemente do colégio, não haverá alguém cobrando para que você cumpra suas tarefas. Ir às aulas, fazer os trabalhos, estudar para as provas é tudo responsabilidade sua e seus professores não ficam te lembrando disso. Portanto, a sua disciplina é essencial.

Solidariedade

Nesse momento, você com certeza vai precisar de favores dos amigos. Assim, aprendemos também que é importante ajudar e ser ajudado, aprendemos o sentido de solidariedade.

Economizar

Vida de universitário é quase um sinônimo de vida com pouca grana. Você vai aprender então que nem sempre é necessário comer a melhor refeição, beber bebidas de marca, se hospedar em hotéis, etc. Aproveite que seu corpo jovem ainda aguenta.

Networking

Na faculdade, você aprende o quanto o contato com diferentes pessoas é importante. Futuramente, aqueles que estão ali ao seu lado serão seus colegas de trabalho ou chefes e, por isso, manter uma boa relação é essencial.

Força de vontade

Da mesma forma que é preciso desenvolver a disciplina, é preciso desenvolver a sua força de vontade, uma vez que agora muito mais coisas dependem apenas de você. Em muitos casos, os professores não são tão abertos e é preciso que você tenha muita força de vontade para correr atrás do que perde ou do que almeja.

Mobilização

Grêmios e centros acadêmicos são ótimos lugares para aprender que se mobilizar por uma causa é possível e importante.

Dormir pouco

Além de todas as questões existenciais é preciso também superar pequenos obstáculos. Durante a universidade, eventualmente, você vai precisar virar a noite fazendo um trabalho, ou ir à aula depois de uma noite de festa. Nesses momentos, você percebe a sua capacidade de realizar tarefas mesmo com poucas horas de sono.

Superação

Junto com a faculdade vem a vida adulta e com elas os problemas crescem. Nessa fase, você precisa aprender a lidar com eles, superá-los e seguir em frente.

Lidar com diferenças

Normalmente, o mundo universitário é muito mais amplo e variado do que o do colégio, por isso você vai acabar encontrando pessoas de todos os jeitos e vai precisar aprender a lidar com as diferenças. Esse aprendizado é essencial para que, futuramente, você sobreviva ao mundo do trabalho.

Amor por uma instituição

A identificação com as pessoas, com alguma entidade acadêmica ou apenas o orgulho de estudar onde estuda pode te mostrar que o amor por uma instituição - no caso a faculdade - é possível e pode ser muito forte e verdadeiro.

Concentração

Mesmo com muita disciplina, eventualmente, você vai esquecer de fazer algum trabalho ou de estudar para alguma prova. Nesse momento, você vai aprender a se concentrar como nunca havia se concentrado. É o poder do deadline.

Vivências

Se você aproveita tudo o que a faculdade tem a oferecer é muito fácil notar o quanto as vivências são importantes na vida. Fora da sala de aula, você pode aprender tanto quanto nela e, então, ter uma formação muito completa. E isso nunca acaba: na vida, as vivências são sempre importantíssimas.

Fraternidade

Na faculdade as pessoas tendem a ficar mais atentas a tudo que está acontecendo em volta, ou seja, tornam-se mais informadas. Conhecendo pessoas diferentes, que vieram de realidades diferentes, a universidade é um ambiente muito propício para desenvolver a fraternidade, o amor ao próximo.