Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Origens do espiritismo

Algumas pessoas não conseguem entender o espiritismo exatamente porque não conhecem suas origens. Por isso, venha conhecer a história dessa religião, descobrir o que ela realmente prega e quais são seus principais ensinamentos, crenças e rituais!

... continue lendo

Fenômenos fora do normal

Acredita-se que, no século 19, na Europa, mesas moviam-se no ar e respondiam questões com batidas no chão. O fenômeno chamou a atenção do pesquisador Hippolyte Rivail que, apesar de não acreditar no primeiro momento, logo identificou a força que movia o móvel como espíritos dos homens que haviam morrido.

O livro dos espíritos

Rivail adotou o pseudônimo de Allan Kardec, pelo qual é mundialmente conhecido. Ele fez uma série de perguntas aos espíritos, analisou, comparou e codificou as respostas, tudo submetendo ao crivo da razão. Assim nasceu o “Livro dos Espíritos”.

Bezerra de Menezes

O Espiritismo chegou ao Brasil por volta de 1965. Um grande nome da área é Bezerra de Menezes, o qual deu grande força a Doutrina Espírita, ajudava os mais necessitados, era caridoso e lutou pela reestruturação do movimento espírita.

Morada da alma

No Espiritismo, acredita-se que o corpo é a morada da alma. Se você faz mal ao seu corpo, está fazendo mal a sua alma também. É preciso cuidar e amar a si mesmo, buscar ser luz e amor, espalhar coisas boas.

Ser médium

Mediunidade é o dom que uma pessoa tem de manter contato entre nosso mundo e o plano espiritual. As pessoas médiuns são capazes de ouvir e sentir espíritos próximos, e também podem emprestar seu corpo temporariamente para que os desencarnados possam se comunicar com o nosso plano.

Auxílio aos necessitados

O Espiritismo tem uma visão aberta do mundo, busca auxiliar a pessoa a encontrar um caminho de luz, mas não impõe a ela o que deve ser feito. Uma palestra no Centro Espírita pode ajudar as pessoas a encontrarem respostas que precisam.

 

Passe espiritual

O passe visa transmitir energias para a pessoa que o recebe. O médium passista utiliza a imposição das mãos para realizá-lo. Ao contrário do que muitos pensam, o passe não é dado por um espírito incorporado, há espíritos auxiliadores que guiam o médium na transmissão de energia.

Reencarnação

O Espiritismo acredita na reencarnação. A alma encarnada está nesse plano em busca de cura, ela cumpre o seu ciclo aqui, retorna ao plano espiritual e pode, depois de um tempo, retornar ao nosso mundo.

Um novo caminho

Quando uma alma retorna ao nosso mundo, ela não se lembra de sua vida passada. Isso porque precisa seguir um novo caminho e tentar se redimir dos erros antigos. Há uma missão a cumprir, mas ela não sabe exatamente qual é. Seguir o caminho do bem é o melhor caminho.

Já foi crime

Por um tempo, o Espiritismo foi considerado crime no Brasil, segundo o código penal de 1890. Por isso, quando o Espiritismo chegou aqui, sofreu preconceito, e apesar de ter diminuído, se arrasta até os dias de hoje.

Obras para ler

Se você quer saber mais sobre o Espiritismo e entender melhor, existem cinco obras de Allan Kardec que são fundamentais para todo o estudo da área: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1859), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1863), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).

Espíritas no Brasil

Apesar de ter surgido na Europa, uma pesquisa mostra que é no Brasil que existem o maior número de seguidores do Espiritismo. Estima-se que são mais de 2,5 milhões de adeptos da religião no país.

Nem todos são médiuns

Não são todos que vão ao Centro Espírita que veem ou recebem espíritos, nem todos têm vocação a mediunidade. Muitas pessoas frequentam apenas em busca de paz espiritual e boas energias.