Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Reflexões para professores

Um professor é um tutor que tem o prazer de ensinar. Valorize os professores que passaram pela sua vida, pois cada um teve seu devido valor. Ser um professor vai muito além de ditar regras... Ser um professor é possuir a capacidade de transformar caráteres.

Sempre existe a necessidade do diálogo

O professor que não dialoga com seus aprendizes é alguém que trilha um caminho solitário e dificilmente está feliz com a função que exerce. O diálogo ensina mais que o silêncio absoluto, a não ser que seja aula de meditação. Quando se trocam ideias, se respondem perguntas, também existe o questionamento. Todos somos seres inteligentes e a correlação a qual busca nossas palavras e conhecimentos gera novas experiências e novos conceitos.

Qual a verdadeira eficiência

Qual a real medida da eficiência? O que esperar de um aluno? Qual a responsabilidade percebida de um professor? É muito raso colocar essa disposição direta relacionada a notas, como se esse fosse um parâmetro perfeito de medida do coeficiente de conhecimento. São muitas atribuições diferentes que podem sair de um curso básico de qualquer coisa que se possa imaginar. Quem coloca sua alma e seu esforço no ensinamento e aprendizado sempre tem muito mais a oferecer que uma simples tabuada.

De onde deve vir a cobrança

Qual a medida da cobrança? Na verdade, é um ponto muito relativo. Criar um padrão seria o mais certo! Será? O que um aluno precisa fornecer, conhecimento a longo prazo ou uma nota em uma prova decorada? Essa cobrança deve partir do indivíduo sobre si mesmo, pois a soma disso consegue prover muito mais do que a carga que se tenta colocar em outrem. Mas o caminho a ser seguido precisa ser ensinado nem que seja para o aluno achar um diferente, porém melhor.

Trabalho de 24 horas

Quem leciona não tem descanso, pois é uma tarefa árdua que vai muito além das horas gastas em salas de aulas. São correções, preparações e ainda quebrar a cabeça para tentar ajudar aqueles que muitas vezes nem se importam com isso. Ensinar é um projeto de amor e carinho. É ter uma responsabilidade que pode não existir nos lares de onde as pessoas vêm. Ser professor é ser um doador universal que pretende ver vidas sendo salvas. Por mais que isso pareça exagerado, o conhecimento transforma vidas.