Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Saudades do que ficou

A saudade do que se foi ora machuca, ora nos faz rir. A vida é assim... cheia de altos e baixos, mas não há como reviver o que já ficou no passado. Pelo menos as lembranças permanecem em nossos corações. Agora é hora de seguir em frente.

... continue lendo

É como respirar

O tempo passa, mas a saudade não muda. Ainda que às vezes ela se cale, está sempre lá, pronta para agitar nosso coração mais uma vez. Ela não é um sentimento só, mas vários ao mesmo tempo. Ela é tristeza pelo que se foi, mas alegria pela lembrança. Ela é nostalgia, é arrependimento, é amor. A saudade é tão natural para nós, seres viventes, quanto é a necessidade de respirar.

Sinal de alegria

Foi bom ter feito aquilo, ter amado aquilo, ter vivido aquilo... Se agora existe a saudade, ela não é capaz de apagar a beleza do passado. Às vezes penso até que a saudade não é tão triste assim. Ela é memória, ela representa tudo de bom que já se passou. A saudade só vem porque antes se foi feliz. E será que é ruim mesmo ter tantas saudades, se ela é um sinal de que se teve também tantas alegrias?

A saudade pesa

Saudade é uma ideia, um sentimento, uma noção de falta que vai muito além da nostalgia. Mas a saudade é física também. Saudade é choro e coração apertado, ela ocupa o espaço onde antes estava algo que já se foi. A saudade pesa na nossa mente, no nosso corpo, no nosso espírito. Ela não é só uma palavra que serve para fazer poesia, ela é viva dentro de nós, alimentada constantemente pelo amor que sentimos ao que costumava estar aqui.

Aquilo que fica

Tudo o que vai embora deixa para trás algo de si, nem que seja só a saudade. A saudade é, por excelência, aquilo que fica. O coração de todo mundo traz uma saudade - até o de quem nem conhece essa palavra intraduzível - porque todo mundo teve algo que já foi embora. Algo que era precioso a nós, algo que amávamos. Algo que não volta nunca mais, mas que é claro que deixou a saudade.

Semente

Não há uma razão pela qual a saudade nasce. Ela cresce espontaneamente no nosso peito da mesma forma que crescem livres as flores silvestres. Ela vem quando ouvimos uma música e vemos a vida passar ao nosso redor. A saudade de quem éramos, saudades das pessoas que nos cercavam, saudades de amigos queridos que foram para longe, saudades mesmo daquele que ficou aqui, só não é mais amigo. Tudo pode dar saudade porque tudo o que já sentiu na vida traz em si a semente da saudade.

Queira voltar

A saudade é boa. É ela que nos faz querer voltar. É ela que nos faz perceber o valor do lugar que deixamos para trás. Quando não há razão para ficar, a melhor ideia de todas é partir. E então, na saudade, reconhecer como aquele lugar morava em nós, assim como morávamos nele. E, no retorno, ao ver o lar com os olhos de quem andou distante, perceber como foi bom matar toda essa saudade.

Perda perpétua

A saudades que eu sinto não é algo que posso aliviar. É saudade não de uma pessoa, nem de um lugar, mas da pessoa que eu era. É saudade daquele momento que não volta mais. Os sorrisos que eu tinha, a leveza que trazia na alma. Eu nunca mais serei aquela pessoa e tudo aquilo que eu vivi já se perdeu no tempo. Minha saudade é sem alívio porque cada novo segundo é a perda perpétua do segundo que ficou para trás.

 

Você aqui!

Como sinto saudades suas e como esse sentimento me aperta. Eu não queria te ter só por alguns instantes e logo ver você partir de novo. Queria te ter sempre, sempre ao meu lado, sempre ao alcance dos meus toques, dos meus carinhos. Ao alcance do meu amor, que mesmo que ele seja capaz de vencer distâncias, não vive tão feliz sem a sua presença. A minha saudade é só o desejo de que você estivesse aqui!

Ao menos existe a lembrança

Tudo aquilo que já não volta mais, todas as pessoas que já não estão aqui, tudo ao qual tivemos que dizer adeus… A saudade de tudo isso machuca, mas a gente aprende a conviver com o que passa. Não, ainda não inventaram uma cura para a saudade e às vezes parece que ela vai nos rasgar em dois. Mas se não há como reviver o que já se foi, ao menos as lembranças permanecem conosco para sempre

Vestígio

Quando todo o resto for embora, haverá a saudade. É ela que fica conosco quando o amor se vai, quando as pessoas nos deixam e quando um momento passar. A saudade é companheira. Às vezes até se emudece e a gente quase que não pensa mais naquele passado. Mas então ela retorna, fazendo batuque no nosso peito, bagunçando a nossa cabeça. A saudade é o vestígio do que foi bom e que pelo resto da nossa vida caminha ao nosso lado.

Saudade boa

Saudade a gente tem do que foi bom. Do que fez o nosso coração se aquecer. A gente tem saudade do que queria que voltasse, mas não volta. A saudade dói, mas ela não é de todo ruim. Ela nos mostra que vivemos vidas das quais podemos lembrar com carinho. De que tivemos momentos preciosos e inesquecíveis, que ainda podem nos alegrar com sua lembrança. Aprecie as suas saudades!

Abstração física

A saudade é a ausência fazendo espaço dentro de nós. Ela é o eco de tudo o que não volta mais, gritando para que nunca esqueçamos o que se foi. A saudade é abstrata, mas vira dor física no nosso peito. A saudade é a lembrança triste de um momento bom. A saudade tem muitas explicações, muito jeito de definir, mas só quem sente a saudade é que a compreende por completo.

Futuro que faz falta

A saudade existe porque tudo aquilo que se acreditou que seria futuro, de repente é passado. O passado vira lembrança, mas o que viram todos os amanhãs que se sonharam e que já não existem mais? Para onde vai toda aquela ideia do que viria pela frente, o que acontece a todos os sonhos que foram sonhados? O que se faz com o planejamento daquilo que já não é mais? Isso é saudade também. A saudade do futuro que se perdeu, que antes de acontecer já é apenas lembrança.

Sempre terei a saudade

Eu percebo que começo a te esquecer. Esquecer a sensação de ter você aqui, esquecer o jeito que a luz do sol se refletia no seu rosto. Eu queria poder lembrar da nossa história para sempre. De cada sentimento, de cada emoção. Mas, traiçoeiras que são, as memórias me deixam, aos poucos, quase que eu nem as percebo ir. Eu sempre vou lembrar de quão importante você foi na minha vida, ainda que esses detalhes me escapem. Eu sempre vou ter a sua saudade.

Inundação

Tem tanta coisa que agora faz crescer a saudade em mim. É tão estranho que coisas que eram apenas detalhes na minha vida, paisagem de fundo na minha história, de repente tornem-se sinais tão claros. Sim, eu passei por ali, senti amor ali e fui feliz. Todo e qualquer lugar que me lembra o que já se foi, é capaz de reviver em mim a lembrança, é capaz de me inundar de saudade.

Cada um sabe da sua

Há quem transforme sua saudade em poesia. Há quem cante, quem escreva, quem faça arte da saudade, para ver se assim ela faz menos aperto no peito. Da sua saudade, cada um sabe. Ela é diferente para cada um de nós. Se você chora de saudades, então deixe que essas lágrimas caiam. Quem sabe não é nesse choro que você encontra seu alívio, sua forma de não deixar a saudade te derrubar.

Sinto por nós

Quando agora me lembro de todas as palavras que você me disse, do amor que você jurou ser eterno, da alegria que existia na nossa inocência, sinto a saudade me corroer por dentro. Acreditávamos sim que a nossa história havia sido feita para durar. Esquecemos que tudo na vida é passageiro. Mas ainda lembro das crianças que fomos e sinto muito por elas. Sinto por todo o amor que elas deixaram para trás. Sinto pela vida de saudade que eu viverei.