Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Sinais de que você pode estar com depressão

A depressão não é frescura, fraqueza ou uma tristeza passageira. Ela é uma doença séria que atinge milhões de pessoas e pode ser muito difícil de diagnosticar, já que os sintomas iniciais podem ser confundidos com outras condições e até mesmo serem ignorados por preconceito ou desconhecimento. Saiba quais são alguns dos sinais que indicam uma possível depressão. Se você está sentindo algum ou vários deles com frequência, é bom procurar um profissional qualificado. A depressão pode ser combatida, mas para isso, primeiro, é preciso identificá-la. Fique atento ao que seu corpo e sua mente lhe dizem.

... continue lendo

Aviso importante

Esta matéria não substitui uma consulta com um profissional especializado. Também não significa que, se você apresentar algum (ou alguns) desses sinais, você tem depressão. Procure ajuda do médico psiquiatra ou do psicólogo. E esteja com seus exames em dia, pois existem muitas doenças com sintomas semelhantes e é preciso antes descartar qualquer outro distúrbio. Importante: jamais caia na “lábia” de pseudoprofissionais que prometem milagres e cura fácil para a depressão.

O novo mal do século

A depressão é uma doença que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e os números só aumentam. Não é à toa que costuma ser tachada com o novo mal do século. Não é uma doença de fácil diagnóstico ou tratamento devido aos preconceitos e também à aceitação da própria pessoa acometida. Mas existem indícios que podem acender uma luz amarela e você deve ficar atento. Selecionamos aqui 8 sinais que você deve levar em consideração. Faça uma lista do que vem sentindo ultimamente e se algum (ou alguns) destes sintomas estiver presente, converse com seu médico.

Aprenda a dar suporte a quem sofre de depressão

Problemas com sono

Quem sofre de depressão pode tanto dormir mais do que o habitual como não pregar os olhos à noite. Se você vem sentindo dificuldade para pegar no sono ou não consegue sequer levantar da cama e, se isso não está relacionado com nenhum problema físico (como, por exemplo, o diabetes, que muitas vezes “obriga” a pessoa a acordar várias vezes para urinar durante a noite), é bom anotar esse sintoma e levar ao conhecimento do seu médico na próxima consulta.

Pequenas atitudes para te ajudar a superar a depressão

Apetite desequilibrado

Sentir muita fome ou fome nenhuma também é um indício de depressão. Afastada qualquer hipótese de algum distúrbio hormonal ou outra condição física que leve a esse desbalanço, considere a hipótese de conversar com um especialista. Não deixe de se alimentar, pois a carência vitamínica também leva a sintomas similares aos da depressão. E, se você for diagnosticado com a doença, é fundamental ter uma alimentação equilibrada, pois alguns nutrientes são importantes até para aspectos como sensação de bem-estar e regulação do humor.

Dificuldade de concentração

A dificuldade para manter o foco em alguma tarefa ou tomar alguma decisão pode estar relacionada à depressão. Sua mente pode estar confusa e dar conta das suas tarefas cotidianas pode se tornar um sacrifício. Você tende a procrastinar por se atrapalhar com as atividades e não ter condições de lidar com questões que normalmente conseguiria solucionar. Sempre ressaltando que a recomendação é procurar um médico para afastar a possibilidade de qualquer outra doença.

15 filmes sobre depressão para refletir sobre essa doença

Cansaço excessivo

Às vezes a sensação que você tem é de que foi atropelado por um caminhão. Você não fez nenhum esforço, não praticou atividades físicas, mas está exausto, com o corpo pesado. A única coisa que consegue fazer é manter-se deitado. Muitas pessoas podem achar que é só preguiça. Não abrace esse pensamento, considere que isso pode ser um sintoma de depressão e busque ajuda médica, pois é disso que você precisa e não de opiniões. Lembre-se de estar com os exames sempre em dia, pois o cansaço também é um sintoma comum a diversas doenças, das mais comuns às mais graves.

Pensamentos suicidas ou vontade de morrer

Um dos sinais mais sérios da depressão. Às vezes a vontade é somente de deixar de existir (não necessariamente morrer), pois a pessoa se sente um fardo. Outras vezes a vontade é de simplesmente pedir que seja levado dessa vida. E o mais grave de tudo, pois sai do plano das ideias e pode partir para a ação: desejar atentar contra a própria vida. Na angústia decorrente desse sofrimento acachapante, o suicídio se apresenta como uma opção para o depressivo. Nem todo depressivo comete ou tenta cometer suicídio, mas é preciso ficar atento, é preciso falar sobre isso. A ajuda médica é essencial nessa situação. E manter o tratamento é importante para evitar que se desencadeiem crises mais intensas. O papel da família também é fundamental. Nesse caso, as orientações de um psicólogo podem ajudar a família a lidar com a questão.

Sofre de depressão? Confira mensagens para ajudar a sua motivação