Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

10 conselhos para começar as aulas com pé direito

Nem sempre gostamos de estudar... Existem algumas matérias que não nos damos bem e outras que vamos melhores. E é assim na escola, colégio e faculdade. Para você começar o o ano disposto e organizado com os estudos, fizemos uma lista de conselhos para melhorar seu desempenho acadêmico!

... continue lendo

Fique acima da média

Mesmo que você já tenha pontos sobrando com algum professor, procure sempre se manter acima da média. Esse hábito é muito importante porque os professores adoram os alunos que se preocupam em manter o nível. Então caso algum dia você precise, eles podem até te ajudar!

Não acumule lições de casa

Quando um professor passa uma lição de casa que é para ser entregue apenas na sexta-feira dá uma preguiça de fazer a tarefa, não é mesmo? Deixamos para última hora e quando vemos estamos cheios de afazeres acumulados! Então tome muito cuidado nesse ponto e adiante tudo o que puder ser adiantado, e você não passará sufoco nenhum.

Não desanime

Mesmo que você tenha feito tudo direitinho e mesmo assim foi mal naquela prova, não desanime. Tudo na vida é questão de adaptações, então analise o que você deixou passar e estude mais para a recuperação. Mantenha sempre o foco. Afinal, alcançar o sucesso é um trabalho muito difícil, mas que vale a pena.

Não se apoie em grupos

Fazer trabalho em grupo é um grande dilema: sempre tem aquele que não faz nada. Não seja essa pessoa. Procure fazer a sua parte do trabalho e garanta que todos possam participar um pouquinho de cada etapa. Assim vocês não terão problemas quando o professor perguntar se todos ajudaram e poderão garantir nota máxima.

Não dependa de cola

Quem nunca colou na vida, né? Mas para tudo tem uma exceção. Se você nunca precisou colar, continue assim. Agora, se você é o tipo de pessoa que conta com a “ajuda” dos colegas na hora da prova, é hora de se desprender. Para isso, a melhor solução é ter confiança em si. Se você tiver muita dificuldade na matéria, peça ajuda aos colegas antes da prova, para estudar, e não durante ela.

Dê prioridade às dificuldades

Um exemplo: Se você gosta de inglês e tem dificuldade em matemática, é muito mais fácil e divertido estudar para a prova de inglês do que para a prova de matemática. Porém, isso é um erro. Dê sempre prioridade àquelas matérias que são mais difíceis e complicadas. Pode parecer quase impossível, mas você verá que com muito esforço você poderá garantir nota tanto nas matérias que você tem facilidade e quanto nas que tem dificuldade.

Anotações em sala de aula

Além de prestar muita atenção ao que o professor fala, é importante também anotar as explicações. Não precisa anotar todas as palavras que ele disser, mas tente pegar alguma palavra-chave ou algum exemplo que ele deu. Isso pode ajudar muito na hora dos estudos.

 

Estude para as provas

O ideal é começar a estudar para as provas pelo menos uma semana antes do exame. Assim, ainda dá tempo de correr atrás de algum assunto que não tenha ficado tão claro, e também é bem melhor para se preparar psicologicamente. Você se sentirá muito mais confiante na hora da prova do que se tivesse estudado na noite anterior.

Tenha um local para estudar em casa

Se você quer levar os estudos a sério, é melhor parar de estudar em cima da cama mexendo no celular. É claro que você deve estudar em um local que se sinta confortável, mas o melhor lugar para se concentrar é em uma mesa organizada e em um ambiente que não tenha muito barulho. Se não conseguir isso em casa, pode até mesmo usar a biblioteca da escola ou se reunir na casa de um amigo.

Faça resumo das aulas

Quando chegar em casa, procure tirar um tempinho para fazer um resumo de cada aula que você teve no dia, ou pelo menos daquelas que são mais complicadas para você. Especialistas dizem que aula dada é aula estudada. Ou seja, para você realmente fixar o que aprendeu na aula, apenas estudando-a e revendo tudo. E o melhor jeito de estudar é fazendo um resumo com suas próprias palavras para fixar bem. Ah, e é muito importante fazer esse resumo antes de dormir, pois é quando ainda estamos com tudo fresquinho na mente.