Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

10 estratégias para acalmar a ansiedade

Controlar a ansiedade não é uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Mas, saiba que é possível. Listamos algumas dicas que vão te ajudar a superar esse mal.

... continue lendo

Aceite a incerteza

Às vezes é normal sentirmos um pouco de medo e incerteza. Então se tiver que tomar alguma decisão importante, simplesmente aceite que é normal ficar confuso, e que não há nada de errado com isso. Respire fundo e analise todas as opções com bastante cautela e faça a escolha que melhor lhe convir.

Tenha alguém para conversar

Ter um ombro amigo em momentos de ansiedade é fundamental. Pode ser um familiar, um amigo ou até mesmo uma ajuda profissional, como um psicólogo. O importante é que você tenha alguém que te escute e que se importe com você, buscando sempre a melhor maneira de te ver bem. Procure manter contato com pessoas que lhe transmitem segurança enquanto conversam com você.

Medite

Tire alguns minutos do seu dia, escolha o melhor método que lhe agrada e vá meditar! Para uma pessoa ansiosa a meditação pode parecer a pior coisa do mundo, mas com o tempo você vai se acostumando e se sentindo cada vez mais calmo e tranquilo.

Alimente-se bem

Uma alimentação saudável é fundamental para o controle da ansiedade. Ficar comendo comidas gordurosas e industrializadas não fazem nenhum bem para a saúde. Alimentos mais leves e naturais fazem com que o nosso organismo funcione melhor assim causando uma sensação de bem-estar.

Não crie grandes expectativas

Pensar grande é bom, significa ambição e força de vontade. Mas tente não criar expectativas que podem lhe frustrar. Além de não sair decepcionado, você pode até se surpreender com o que acontecer! Deixe a vida ser o que ela tiver que ser, não tente tomar controle daquilo que não nos cabe.

Reserve um tempo para suas preocupações

Tente não pensar nos seus problemas o tempo todo. Reserve um local e um horário do seu dia para refletir sobre as suas preocupações e tentar achar alguma solução para elas. Ficar se preocupando o dia inteiro não resolve nada.

Questione os seus problemas

Um dia valioso para se livrar da ansiedade excessiva é questionando os seus problemas. Por exemplo, se você está com medo de ser demitido porque alguém te disse isso, faça perguntas a si mesmo como “qual a probabilidade de ser verdade?”, “será que realmente vai acontecer?”, “realmente preciso me preocupar com isso?”, “o que eu diria a um amigo nessa mesma situação?”.

 

Pratique exercícios físicos

As atividades físicas são ótimas para descarregar energia. Então se você anda muito ansioso, procure praticar algum exercício aeróbico, como caminhada ou corrida por exemplo. Além de descarregar energias, praticar exercício físico libera endorfina, substância responsável pelo bom humor.

Faça algo que você goste

Ler, desenhar, passear, ouvir música, caminhar… Seja o que for, escolha uma atividade que te dê prazer e use e abuse! Fazer coisas que gostamos é uma ótima e simples técnica para aliviar o estresse. Enquanto se diverte com a atividade escolhida, deixe os pensamentos voarem e as preocupações se afastarem. Você se sentirá bem mais tranquilo, feliz e satisfeito.

Respire fundo

Pode parecer clichê, mas respirar fundo causa um alívio imenso. Respire pelo nariz e solte o ar pela boca, dez vezes. Repita o exercício quantas vezes achar necessário. Você verá que se sentirá muito melhor.