Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dia de Santo Isidoro de Sevilha

Santo Isidoro viveu uma vida regada de caridade, paz e felicidade. Foi criado por uma família de camponeses simples, fiéis e católicos devotos de Jesus Cristo e, mais tarde, fora acusado de deixar seu trabalho para ficar rezando pela manhã. Conheça mais sobre este santo!

continue lendo
Compartilhar

Educação

Por dedicar-se aos estudos, Santo Isidoro de Sevilha aprendeu rapidamente o latim, algumas noções de grego e um pouco de hebreu. Ele recebeu sua educação na escola da Catedral de Sevilha e aprendia junto com seu irmão, São Leandro, as artes liberais clássicas.

Bispo de Sevilha

Alguns estudiosos debatem se Santo Isidoro chegou realmente a abraçar a vida monástica ou se ele se filiou a alguma ordem religiosa. O único fato é que ele estimava os monges e depois da morte do irmão Leandro, Isidoro sucedeu-o como arcebispo de Sevilha. A partir desse momento, ele passou a se considerar um protetor dos monges.

Ações de Santo Isidoro de Sevilha

Após assumir como arcebispo de Sevilha, Santo Isidoro passou a entender que o bem-estar material e espiritual do povo dependia da fusão da cultura romana com a classe governante. Dessa forma, passou a utilizar os recursos religiosos que tinha e no fim acabou conseguindo. Santo Isidoro de Sevilha praticamente erradicou o arianismo. Além disso, reforçou a disciplina religiosa e usou a educação para contrapor a influência do barbarismo.

Quarto Concílio de Toledo

Durante o quarto Concílio de Toledo, Santo Isidoro influenciou na promulgação de um decreto que determinava que todos os bispos criassem seminários em suas cidades. A recomendação era que os bispos seguissem o exemplo da escola da Catedral de Sevilha. Seu decreto ainda prescreveu estudo do hebraico, do grego e das artes liberais, além de encorajar o interesse em medicina e direito.

Personalidade de Santo Isidoro de Sevilha

Por conta da sua personalidade, Santo Isidoro de Sevilha ajudou na prosperidade do movimento educacional centrado em Sevilha e apresentou a todos os conterrâneos a obra de Aristóteles. Tal ato aconteceu muito antes dos Árabes se destacarem nos estudos da antiga filosofia grega.

Oração a Santo Isidoro de Sevilha

“Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Isidoro de Sevilha, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

 

Segundo Concílio de Sevilha

Em 619, Santo Isidoro presidiu o Segundo Concílio de Sevilha. Os trabalhos começaram durante o reinado de Sisebuto e contaram com a presença dos bispos da Gália Narbonense e de prelados da Hispânia. Todos os atos do Concílio reafirmaram a definição católica sobre Jesus Cristo e afastaram as concepções arianas da época.

Gratidão a Santo Isidoro de Sevilha

Obrigado, Santo Isidoro de Sevilha. Obrigado pelas bênçãos, por toda proteção e por seguir comigo a cada passo que decido dar. Sem ti eu não chegaria até aqui. Sem teu conforto eu não conheceria a paz à maneira como hoje conheço. Sem tuas graças eu não saberia o que é sorrir como agora sorrio.

Legado

A influência cultural de Santo Isidoro de Sevilha foi muito grande. Ele possuía uma das maiores bibliotecas e seu exemplo levou muitas pessoas a se dedicarem ao estudo e à leitura. Ele deixou uma obra escrita sobre Cultura, Filosofia e Teologia, considerada a de maior valor do século sétimo. Além disso, Isidoro dedicava-se tanto à caridade, que sua casa vivia cheia de necessitados. Foi um homem à frente de seu tempo, famoso pela preocupação na formação do clero e pela generosidade.

Parabenize aquela pessoa que faz aniversário em Abril.

Mestre da Igreja

Ó Doutor da Igreja, que o Senhor ilumine, proteja e seja o guia da minha estrada.

Que por sua intercessão todo e qualquer mal vá embora de meu coração, deixando somente os sentimentos de amor, empatia e solidariedade. Que assim como sua humildade e caridade ao próximo, eu possa olhar com carinho e ajudar a todos que mais precisam de meus serviços. Amém.

Enviado de Deus

Para Bráulio Saragoça, Santo Isidoro de Sevilha era uma pessoa enviada por Deus para salvar povos ibéricos da onda bárbara que ameaçava tomar conta da antiga civilização Hispânica.

Proteção

Eu te peço, Santo Isidoro: proteja a mim e a minha família, os caminhos por onde passamos e as decisões que tomamos. Livre-nos de todo mal, da falsidade fantasiada de boa intenção e daqueles que não nos querem bem. Que suas bênçãos e sua coragem recaiam sob nós. Amém.

Inspiração e força

Quando precisei de força nos estudos, você estava lá;

Quando mais atitude a vida cobrou, sua coragem me impulsionou;

Quando o momento pediu fé e confiança, seus feitos inspiraram e transformaram.



Gratidão, Santo Isidoro de Sevilha. Peço que por sua intercessão eu alcance todos os meus sonhos e que sempre ao pisar para fora de meu lar, eu possa ser instrumento de mudança assim como o Senhor.

Fama e canonização

Um dos últimos filósofos cristãos, Santo Isidoro de Sevilha foi considerado a pessoa mais erudita de seu tempo. Afinal, ele exerceu uma grande influência sobre a vida educacional da Idade Média. O santo foi canonizado pela Igreja Católica em 1598, pelo papa Clemente VIII, e declarado assim Doutor da Igreja em 1722.

fechar