Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dia de São Francisco Xavier

Também conhecido como “São Paulo do Oriente”, São Francisco Xavier teve papel crucial nas missões evangelizadoras, sendo proclamado o Patrono das Missões da Igreja. Homenageie o dia desse grande cristão e importantíssimo navegador!

continue lendo
Compartilhar

Patrono do Oriente

Francisco Xavier nasceu na Espanha, no dia 07 de Abril de 1506, filho de D. Juan de Jasso, e de Maria de Azpilicueta y Xavier. Fundou e participou de diversas missões evangelizadoras, que o levaram a ficar conhecido como “São Paulo do Oriente”. Seu dia, comemorado em 03 de dezembro, é uma oportunidade de homenagearmos esse grande exemplo para a humanidade.

Fé e sabedoria nas frases de São Francisco de Assis

Formação

Francisco Xavier estudou Humanidades, Filosofia e Teologia, estas últimas na Universidade Sorbonne, onde conheceu e se tornou amigo de Inácio Loyola. Mais tarde Loyola e Xavier tornaram-se respectivamente, fundador e co-fundador da Companhia de Jesus. Que no dia 03 de dezembro, dedicado a São Francisco Xavier, ele interceda por nós.

Nosso profundo respeito

A Companhia de Jesus, co-fundada por São Francisco Xavier, atualmente é mais conhecida como Companhia dos Jesuítas, e é uma das maiores ordens religiosas do mundo, senão a maior. No dia dedicado a este Santo - 03 de dezembro - oferecemos nossa reverência a ele e a todos os que compõem a Companhia dos Jesuítas e tanto se dedicam à prática da caridade.

Dedicação exemplar

Em agosto de 1534, São Francisco Xavier fez votos de pobreza e de castidade. Um pouco depois seguiu para Roma, onde se colocou à disposição do Papa para o serviço da Igreja. Em seu dia, celebrado em 03 de dezembro, milhares de pessoas prestam suas homenagens a este que foi e é um grande exemplo de fé, de prontidão e de dedicação à palavra de Deus.

Patrono das Missões

No dia 03 de dezembro, dia de São Francisco Xavier, oferecemos nossa veneração e respeito a ele que trilhou enormes distâncias para anunciar o Evangelho indo a missões no Oriente, especialmente na Índia e no Japão. Quando estava a caminho da China, doente, faleceu aos 46 anos. São Francisco Xavier, juntamente com Santa Terezinha do Menino Jesus, tornou-se Patrono Universal das Missões.

Beatificação e canonização

Com a morte de São Francisco Xavier - que tem seu dia celebrado em 03 de dezembro - a devoção a ele aumentou ainda mais e seus milagres ganharam notoriedade fazendo com que em 25 de Outubro de 1605 fosse beatificado por Paulo V, e em 12 de Março de 1622 canonizado por Gregório XV.

 

Devoção

Dia 03 de dezembro é dia de São Francisco Xavier. Exemplo de fé e de humildade, por ele todos os anos milhares de peregrinos vão até à Basílica do Bom Jesus na antiga Goa, onde o seu corpo repousa numa urna de prata, para lhe render homenagens, agradecer e pedir interseções por suas vidas e de seus familiares.

Dedicação

Que São Francisco Xavier, no dia em que lhe são prestadas homenagens - 03 de dezembro - bem como ao longo de todo o ano, abençoe a todos, especialmente àqueles que se dedicam à vida religiosa e, assim como ele, são exemplos de vida cristã com a prática do amor ao próximo e à palavra de Deus.

Dom

São Francisco Xavier previa o futuro, e tinha o dom de acalmar tempestades. Um dos milagres aconteceu quando São Francisco navegava na região das ilhas Molucas, onde evangelizou e viveu por alguns anos. Que ele acalme as intempéries em nossas vidas e que em seu dia - 03 de dezembro - lhe sejam prestadas as devidas homenagens e reverências.

Milagre

Um dos milagres ocorreu durante uma tempestade em alto mar em que os marinheiros gritavam por Deus e, com calma, São Francisco Xavier mergulhou seu crucifixo de madeira nas águas, que logo se acalmaram. O crucifixo sumiu no mar e assombrosamente, ao desembarcarem, os marinheiros viram um caranguejo sair da água e com ele o crucifixo. Por esta razão, na arte sua imagem é associada a um caranguejo e um crucifixo.

Oração a São Francisco Xavier

“Amabilíssimo e amantíssimo Santo, em união convosco adoro reverentemente a Divina Majestade, e pelo muito que me regozijo dos especialíssimos dons da graça com que vos favoreceu durante a vossa vida mortal e pela glória que gozais agora, eu rendo-lhe afetuosíssimas graças e peço-lhe do fundo de minha alma e por vossa poderosa intercessão que me conceda a graça importantíssima de viver e morrer santamente. E vos suplico também (faz-se aqui o pedido), e se o que peço não convier à glória de Deus e ao proveito de minha alma, quero alcançar aquilo que a uma e outra seja mais conforme. Amém!”

Lições do vaticano para a vida

fechar