Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Trechos de Músicas do Cidade Negra

Com Toni Garrido no vocal, Bino Farias no baixo e Lazão na bateria, a banda fluminense conquistou o Brasil. Relembre seus grandes sucessos!

continue lendo
Compartilhar

Direto da Baixada Fluminense...

Desde quando a Baixada Fluminense, famosa por sua pobreza e violência crescente, é lugar para se fazer reggae? Desde que lá surgiu um grupo chamado Cidade Negra, formado por fãs do consagrado ritmo jamaicano. Da Gama (guitarra), Bino (baixo), Lazão (bateria) e Ras Bernardo (voz) buscavam inspiração no seu tenso cotidiano para levantar a voz dos artistas de rua, de um povo sem chance de reivindicações.
Em 1990, a Sony music, ainda CBS, resolveu apostar nesse grupo que já contava com um bom currículo de shows, com direito a excursões para salvador e são Paulo e até participação em um documentário da BBC de Londres sobre o Rio.
O disco Lute para Viver mostrou que os rapazes do Cidade Negra estavam aí para o que desse e viesse, falando a verdade sobre a real cultura carioca. Com uma produção cuidadosa de Nelson Meirelles, puderam mostrar toda a força de seu som e logo de cara emplacaram um sucesso que até hoje é pedido nos seus shows : "Falar a verdade".

Projetos Paralelos

Em 2008, o cantor Toni Garrido anunciou sua saída do Cidade Negra para reciclar sua carreira de artista. Além da música, Toni Garrido também atuou em novelas. Como ele, os outros componentes, Lazão e Bino, seguiram igualmente com outros projetos paralelos, mas a prioridade sempre foi o Cidade Negra, que nunca parou.
No fim de 2010, Toni Garrido se reencontrou com Lazão e Bino, conversaram e a reaproximação foi bem espontânea, já que todos estavam com saudade daquela energia boa.

Diversão

Não rendendo o sucesso esperado com o álbum Direto - Ao Vivo, a gravadora Sony BMG acabou não renovando seu contrato com a banda, que logo encontrou abrigo na EMI Music para lançar seu mais novo projeto até então o CD e DVD: Diversão - Ao Vivo, gravado no Teatro Popular - Niterói, em 16 de agosto de 2007, lançado segundo a própria banda, apenas por diversão. Neste álbum, produzido por Nilo Romero, a banda homenageia grandes nomes da música brasileira, como Cazuza, Chico Buarque, Jorge Ben Jor e Legião Urbana; regravando grandes sucessos da MPB em ritmo de reggae. O disco não traz composições inéditas do grupo. A faixa de trabalho do álbum foi "Meu Coração" composição de Gilberto Gil e Pepeu Gomes lançada originalmente em 1979.

 

Consolidação

Em 1994, aconteceram as reformulações que colocariam o grupo em uma nova fase. Toni garrido, ex-vocalista da banda Bel, entra no lugar de Ras Bernardo e já imprime seu toque às novas composições.
O experiente Liminha assume a produção, ajudando a tornar o som do grupo mais diversificado, melodicamente mais pop e dançante, mas sem fugir ao universo reggae.
Conclusão: o álbum Sobre Todas as Forças caiu nas graças do grande público, mesmo aqueles que nunca haviam dado muita bola para o ritmo jamaicano.
Muitos outros fatores contribuíram para isso e contribuem até hoje: o carisma de Toni Garrido, que deu ao Cidade Negra mais presença de palco; as letras um pouco menos contestadoras e mais românticas; e as verdadeiras pérolas pop que o disco trazia.

Girassol

Cidade Negra

No coração de quem faz a guerra
Nascerá uma flor amarela
Como um girassol
Como um girassol
Como um girassol amarelo, amarelo
Todo dia, toda hora, na batida da evolução
A harmonia do passista vai encantar a avenida
E todo o povo vai sorrir, sorrir, sorrir

Firmamento

Cidade Negra

Entre o céu e o firmamento
Existem mais coisas do que julga
O nosso próprio entendimento
Que vagam como o vento
Com aquele juramento de amor eterno

Discografia

Lute para Viver - 1990
Negro no Poder - 1992
Sobre Todas as Forças - 1994
O Erê - 1996
Quanto Mais Curtido Melhor - 1998
Enquanto o Mundo Gira - 2000
Acústico MTV -2002
Perto de Deus - 2005
Direto - Ao Vivo -2006
Diversão - Ao Vivo - 2007
Que Assim Seja - 2010
Hei, Afro! - 2013

Querem Meu Sangue

Cidade Negra

Meus inimigos tentam sempre me ver mal,
Mas minha força é como o fogo do Sol.
Pois quando pensam que eu já estou vencido
É que meu ódio não conhece o perigo.
Mas enquanto o Sol puder brilhar
Eu vou querer a minha chance de olhar.

fechar