Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Mensagens de reflexão sobre o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

O discurso anti-drogas é algo que não pode jamais ser encerrado ou inviabilizado. Estima-se que 35 milhões de pessoas ao redor do globo possuem algum tipo de transtorno por conta de substâncias ilícitas, e piorando o quadro, apenas uma em cada sete recebem o devido tratamento. Não apenas sobre o risco de morte, os problemas com drogas vão muito além do espectro individual e são constantes alvos de debates políticos, seja por conta de sua proibição ou pelo modo como o Estado trata aqueles que dependem de entorpecentes, sejam eles legalizados (como o álcool) ou não. Espalhe e promova essa discussão por meio de mensagens de reflexão sobre o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

... continue lendo

Um dia de prevenção

Mulher afastando bebidas de outras pessoas

O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo acontece em 20 de fevereiro. A data foi instituída, com recomendação da Organização Mundial da Saúde, como uma ocasião para promover a conscientização da população do país contra a dependência no álcool e outros entorpecentes. Estes vícios são considerados uma questão de saúde pública e a data motiva a criação e efetivação de ações preventivas, que vão desde campanhas contra o uso destas substâncias, até o acolhimento e tratamento de dependentes.

Questão humana

Ao contrário do que muita gente pensa, a dependência em drogas não constitui apenas um problema criminal. Embora o tráfico de drogas deva ser combatido pelos agentes de segurança, a luta contra o vício é uma questão humana. É preciso combater as causas que levam à dependência com ações sociais que mostram que as drogas não precisam ser um caminho. No Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo devemos cobrar tais ações de nossos governantes.

Toda ajuda conta

Homem apoiando seus braços na perna enquanto mãos de outras pessoas estão em suas costas

O vício em álcool e drogas é um sério peso ao sistema de saúde pública, e acima de tudo, destrói famílias, comunidades e futuros. Combatê-lo é uma missão de toda a sociedade e merece a atenção de todos nós. O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é um lembrete de que toda ajuda conta. Projetos sociais que levam os jovens ao esporte, às artes e à educação são armas valiosas nessa luta. Vamos valorizá-los!

Exemplos

No Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, o Brasil pode se inspirar em lugares onde a política de combate às drogas deram certo, como Portugal. Ao tratar os dependentes químicos de forma humanizada, o país diminuiu gastos de saúde e alcançou maior efetividade no tratamento. É algo a se pensar!

Encare os desafios da vida e resolva os problemas!

Faça sua parte

Pessoa segurando a mão de outra pessoa

O combate às drogas e ao alcoolismo pode ser feito em qualquer lugar. Em casa, na escola, em projetos sociais governamentais ou independentes. Você mesmo pode começar uma campanha de conscientização em seu bairro ou escola. Aproveite o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo para mobilizar mais pessoas.

Passe longe

Homem sentindo o cheiro da bebida

Diga não às drogas e ao álcool, no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo e em todos os outros. Essas substâncias podem destruir sua vida, e a melhor forma de se proteger é passar bem longe delas!

Recuperação

A melhor arma no combate às drogas e o alcoolismo é a prevenção, mas não podemos deixar de lado as pessoas que infelizmente já se tornaram dependentes dessas substâncias. O vício é uma doença, não um crime, e precisa ser tratado como tal. No Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, vamos lembrar à essas pessoas que não esquecemos delas e que vamos caminhar ao seu lado na jornada da recuperação.

Saiba tudo sobre o dia nacional do combate ao alcoolismo!

 

Pessoas invisíveis

Homem sentado nas escadarias mexendo em mochila

Pessoas em situação de rua são um dos grupos mais vulneráveis ao consumo de álcool e drogas. Eles devem ser um dos alvos de campanhas como as propostas no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Não deixe que eles se tornem invisíveis!

Diferença

Você sabia que existe uma diferença entre o usuário ocasional de drogas e álcool e aqueles que são dependentes dessas substâncias? Os primeiros podem ser ajudados com ações de conscientização, já os dependentes precisam de tratamento intensivo e especializado. Diferenciar os dois é importante para que cada pessoa receba a ajuda correta. Essa informação é algo interessante a se compartilhar no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

Lícita, mas não segura

Três homens tomando bebidas

Toda droga causa dependência, seja ela lícita ou ilícita. Ou seja, cigarros e álcool também são perigosas substâncias que causam uma série de problemas sociais e de saúde, e que podem levar à morte. São contra eles que também lutamos no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Uma droga pode ser permitida por lei, mas isso não a torna segura.

Vida plena

Médicos, psicólogos e cientistas avaliam que as causas que levam ao vício em drogas e álcool são muitas, porém concordam que uma vida plena em lazer, relacionamentos saudáveis, oportunidades e propósitos podem afastar às pessoas da dependência. Ou seja, ações que propõe o combate ao alcoolismo e às drogas devem considerar maneiras de fazer com que todos alcancem isso. Vamos pensar nessas maneiras no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo?

Não desanime! Confira frases de superação!

Não estão sós

Mulher sentada na janela segurando uma xícara

O processo de recuperação dos dependentes de drogas e álcool é longo e exige muitos esforços. O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo existe também como uma forma de apoio a eles. O mundo parece difícil quando se está numa situação assim, mas eles não estão sozinhos.

Tratamento correto

Viver sem drogas e álcool é possível, mas os dependentes não acreditam nisso de fato. É preciso abrir seus olhos para uma vida melhor, mas fazer isso requer tratamento feito da forma correta. Médicos, agentes de saúde e outros profissionais devem buscar essas alternativas e no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, podem pensar sobre esse assunto.

Não desista dos seus objetivos!

Acolhimento

Morador de rua deitado na calçada

Algo a se pensar no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é no quanto a forma como se trata os viciados em drogas e álcool faz diferença no sucesso de seu tratamento. Embora a carga emocional sobre familiares e amigos seja grande, tratá-los com raiva e desprezo só piora a situação. É difícil, mas temos que tentar ao máximo acolher aqueles que se perderam no vício, para que eles tenham chances maiores de se recuperar.

Unidos

Lutar contra os males causados pelas drogas é uma missão de todos nós. Dos professores aos médicos, dos policiais aos governantes. Apenas uma sociedade unida consegue combater todos os fatores que levam à dependência e os problemas sociais que ela acarreta. Vamos trabalhar para isso no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo?

Celebre o dia do alcoólico recuperado!

Diversão?

Grupo de pessoas em um show com as mãos para cima

Quando se trata de drogas, uma vez pode ser o que basta para levar ao vício. É importante afastar as pessoas da ideia de que o uso de drogas é uma alternativa aceitável de diversão. O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é uma oportunidade para fazer todo tipo de campanha que mostre que as drogas sempre trazem consequências graves. Diversão de verdade só existe sem drogas!