Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Nobel de Literatura

A função do Prêmio Nobel de Literatura é premiar os melhores escritores por todo o seu trabalho e contribuição para o mundo literário. O prêmio existe desde 1901 e é entregue anualmente.

O que é?

O Prêmio Nobel de Literatura é um prêmio literário concedido anualmente desde 1901 e considerado o maior prêmio de literatura do mundo. De acordo com Alfred Nobel, criador e idealizador do prêmio, o Nobel de Literatura deve ser concedido para um autor que tenha produzido, através do campo literário, o mais magnífico trabalho em uma direção ideal. O trabalho considerado para o prêmio é a obra inteira do escritor, os principais livros, mentalidade, estilo e filosofias.

Mais famosos

Muitos escritores vencedores do Prêmio Nobel de Literatura sequer tiveram suas obras publicadas em solo brasileiro. Entre os mais famosos para nós brasileiros, podemos destacar o ex-primeiro ministro britânico e autor das Memórias da Segunda Guerra Winston Churchill. A obra O Velho e o Mar é bastante conhecida no Brasil e seu autor Ernest Hemingway também foi vencedor do Nobel. Outro autor bastante conhecido no Brasil é um dos criadores do teatro do absurdo, Samuel Beckett. Podemos destacar também o poeta chileno Paulo Neruda e o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, autor de Cem Anos de Solidão.

Recusas

Dois escritores já recusaram o prêmio: Boris Pasternak e Jean-Paul Sartre. Em 1958, o russo Boris Pasternak foi impedido pelo governo da então União Soviética de receber o prêmio e foi forçado a devolvê-lo por conta de sua obra Doutor Jivago, que fazia duras críticas ao regime comunista da União Soviética. Em 1964, o escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre recusou o prêmio, alegando que o Nobel vai contra sua filosofia, pois nenhum escritor pode ser transformado em instituição.