Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Google Plus Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

O que você precisa saber sobre 13 Reasons Why

13 Reasons Why é um seriado da Netflix que traz como tema o bullying, depressão e suicídio. A nova produção vem mexendo com a cabeça de todos os expectadores de maneira positiva, trazendo grandes aprendizados. Entenda mais sobre a história.

Bullying

Você sabia que um “simples” apelido dado a alguém, que você acredita que não vai fazer mal algum, pode destruir uma vida? O bullying pode surgir de muitas maneiras, e esse é um tema bastante abordado na série. Hannah, a personagem principal da série “13 Reasons Why”, sofreu bullying durante o High School (anos correspondentes ao ensino médio brasileiro), e as consequências foram severas. A série é uma verdadeira lição sobre como o bullying é coisa séria e precisa acabar.

Crítica ao modelo tradicional de ensino

Você já refletiu a respeito do modelo de ensino do seu país, em como ele te faz agir e o que ele te implica a conquistar? A história de “13 Reasons Why”, além de forte, também crítica vários outros temas, fala a respeito do modelo tradicional de educação – no caso, o foco é a educação americana, que muito se parece com a praticada no Brasil.

A crítica da história é a seguinte: como esperam que, aos 18 anos, estejamos formados e prontos para sermos independentes e para tomarmos decisões importantes, se durante todos os anos anteriores de vida somos condicionados a ter o mesmo comportamento (lugar certo para sentar, mesmas pessoas para ver, matérias obrigatórias para serem estudadas, o que pensar, etc.)?

Peso na consciência

É simplesmente impossível assistir (ou ler o livro) e não pensar a respeito das nossas próprias atitudes. E se, por acaso, em algum momento da vida você não deu ouvidos a alguém que precisava de ajuda, cometeu bullying com alguém (por mais inofensivo que pudesse parecer) ou zombou de alguém com depressão ou ansiedade por não encarar esses quadros como doenças sérias, você com certeza sentirá peso na consciência. Já imaginou se você fosse uma das “13 razões”?

Selena Gomez como produtora

Pela primeira vez em sua carreira, a cantora Selena Gomez deixou os microfones de lado e foi para trás das câmeras. Aventurando-se como produtora, Selena comprou os direitos autorais do livro logo após que leu a obra, em 2008, enquanto ainda era adolescente. Em um primeiro momento, sua intenção era fazer com que o livro se tornasse um filme e fosse para as telonas de cinema. Porém, em uma conversa com a Netflix, decidiram trocar a ideia do longa por um seriado, para que pudessem aprofundar mais o tema.

Você ficará impressionado

Não se engane. Todos os assuntos tratados na série – bullying, depressão, ansiedade, medo, abuso de bebidas alcoólicas, estupro, suicídio, entre outros – são abordados da forma em que eles realmente existem. Não existem cobertores para explorá-los de forma mais branda e menos invasiva. Apesar de muitos desses temas serem considerados tabus na vida real, a série os mostra como de fato são e, por isso, muito provavelmente, você ficará impressionada em como a vida de uma pessoa pode ser impactada.