Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais

29 de janeiro é quando se comemora o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Ainda que muitas pessoas tenham escolhido viver dessas formas, o preconceito e a discriminação acabam encurtando suas vidas. Com as mensagens a seguir, você vai entender a diferença entre travestis e transexuais, por que existe a necessidade de respeitar essas pessoas e como podemos tornar o mundo melhor e mais acolhedor para elas. Compartilhe todo esse conhecimento com as pessoas que ainda não entendem muito bem sobre essa causa, mostre a importância da sua luta e respeite todas as formas de existência!

... continue lendo

Manifestações

Durante todo o dia 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, são feitas diversas manifestações e mobilizações pelo Brasil inteiro, para reivindicar segurança, respeito, reconhecimento, oportunidades de emprego e uma série de direitos negados a essas pessoas, que acabam sendo marginalizadas pela sociedade.

País transfóbico

O Brasil é um país arraigado em quase todo tipo de preconceito. Não bastava ser um país sabidamente racista e machista, é também famoso por ser um país violento e perigoso para quem não se “enquadra nos padrões” que muitos admitem como certo. O Brasil é campeão quando o assunto é crime contra travestis e mulheres e homens trans. Uma liderança que é unicamente motivo de vergonha. Neste 29/01, Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, aprenda a não disseminar mais um preconceito.

Problemas enfrentados

Não bastassem a violência e o preconceito no dia a dia, travestis e pessoas trans ainda encontram dificuldades de acesso a cidadania, emprego e saúde. Em relação ao emprego, não é levada em conta nem a experiência ou o conhecimento prático do cargo que eles buscam ocupar. Que neste 29/01, Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, possamos refletir mais e buscar soluções que ajudem a acabar com essa desigualdade.

Leis e comportamento

Em junho de 2019, o STF aprovou a criminalização da homofobia. Em se tratando de matéria legal, é um grande avanço. Mas como sociedade, chega a ser absurdo precisar criar uma lei para ensinar o respeito. Deveríamos naturalmente respeitar toda e qualquer diferença, como um comportamento natural. Que possamos celebrar o próximo Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais (29/01) com mais respeito e amor ao próximo.

Toda forma de discriminação

Só quem é trans ou travesti sabe o que é viver num país transfóbico. Para além da violência física, a população trans sofre bullying, discriminação na doação de sangue ou no simples ato de usar o banheiro. Para quem não é trans ou travesti, são eventos que passam despercebidos. Mas para quem é, vive um tormento cotidiano capaz de destruir a pessoa aos poucos. No Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais (29/01), sejamos mais empáticos.

Não são aberrações

Travestis e pessoas trans não são aberrações. São simplesmente pessoas. Que têm sentimentos, anseios, desejos, objetivos. Por isso, antes de proferir qualquer palavra ofensiva, pense que você está magoando alguém, ferindo gratuitamente, por causa de um ódio infundado. Respeite a história de vida dela, respeite-a como ser humano, que é o que todos nós somos. 29/01: Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Apenas respeite!

Não é da sua conta

Que diferença faz na sua vida a escolha ou orientação sexual de uma pessoa? O que você tem a ver com quem ela é? Não julgue alguém, só porque você acha que ele é diferente ou por julgar o que é diferente do que você entende como aceitável. Coloque isto na sua cabeça: não é da sua conta! No Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais (29/01), aprenda mais sobre respeito.

Conquistas, mas ainda falta muito

Mais conquistas foram obtidas para a população trans, como o direito de usar o nome social na identidade, CPF, na educação básica e na carreira militar. É para celebrar, mas que lindo seria se trans e travestis fossem vistas somente como pessoas que são! Vamos nos unir para proporcionar um mundo mais respeitoso. Dia 29/01, Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, é uma excelente oportunidade.

Celebre, mas aja

Celebre o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais (29/01), mas aja também para que a sociedade seja um lugar de respeito e empatia. O mundo já tem coisa ruim demais. Amor e afeto são coisas que podemos dar, mas ações para acabar com o preconceito e a violência também são muito bem-vindas.

A vocês, travestis e pessoas trans!

Hoje, 29/01, Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, é seu dia. Mas, fique ciente de que sua luta é hoje, amanhã, depois e sempre. Não esmoreça! Ao mesmo tempo em que há pessoas cruéis, há muito mais pessoas que estão dispostas a lutar ao seu lado por essa causa, que não pode ser considerada só de vocês, mas de toda uma sociedade, pois é nossa obrigação como comunidade tornar o mundo um lugar melhor para se viver! Estamos juntos!

Esperança

Ainda há muito que se fazer, o Brasil ainda é um país campeão na violência contra pessoas trans e travestis. Mas a esperança não pode morrer, é preciso que todos estejamos em pé de igualdade, não importa quem sejamos. Vamos fazer do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais (29/01) um marco para toda a sociedade, na busca por uma vida segura.

Compartilhe mensagens de combate a LGBTfobia