Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Pan-Americano da Saúde

Atualmente vivemos em uma sociedade que está cada vez mais acostumada com os fast foods e com as tecnologias que trazem conforto, mas que ao mesmo tempo prejudicam a nossa saúde e qualidade de vida. Além disso, para manter hábitos saudáveis é preciso informação, recursos básicos tais como: moradia e alimentação, tópicos que, infelizmente, não estão presentes na vida de todos os brasileiros. Por isso, o Dia Pan-Americano da Saúde existe, para a mobilização em torno das campanhas que levam os ensinamentos sobre o bem-estar para todos. Conheça mais características dessa data e compartilhe, para que dessa forma mais pessoas tenham acesso aos hábitos saudáveis.

... continue lendo

A data

Em 2 de dezembro, é comemorado o Dia Pan-Americano da Saúde. A data tem por objetivo conscientizar – por meio de campanhas educativas e ações preventivas – a população do continente sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção de doenças e a adoção de hábitos de vida que melhorem a sua qualidade de vida.

Cuide-se também e prepare-se para o Dia Nacional da Saúde

A importância da vacinação

Braço de criança recebendo injeção de vacina.

Uma das práticas preconizadas pelo Dia Pan-Americano da Saúde (02/12), a vacinação é de suma importância na prevenção de doenças, em especial as epidemias e endemias. Por essa razão são essenciais as campanhas de vacinação, e mais essencial ainda é a conscientização de pais e responsáveis, para que mantenham em dia a caderneta de vacinação dos seus filhos.

Exames de rotina

Braço tendo os batimentos cardíacos medidos.

Sempre que possível, faça um check-up, para avaliar como anda a sua saúde. Exames de sangue, da próstata, autoexame das mamas e mamografia (a partir da idade indicada), Papanicolau e HPV, além da medição da pressão, devem ser realizados periodicamente. Essas também são iniciativas recomendadas pelo Dia Pan-Americano da Saúde (02/12).

Ações

Durante o Dia Pan-Americano da Saúde, celebrado em 2 de dezembro, são realizadas atividades e campanhas que visam uma melhor qualidade de vida, chamando as pessoas a cuidarem da saúde, por meio da adoção de um estilo de vida mais saudável, que inclui alimentação adequada, prática de esportes e manutenção das vacinas.

Invista numa vida saudável!

Alimentação também conta

Garrafa de água, espirulina, kiwi, coentro, alface, maçã verde e banana.

Uma alimentação saudável, com mais legumes, frutas e hortaliças e menos alimentos ultraprocessados, é a chave para uma vida saudável. Evite o consumo excessivo de gorduras ruins, sal, enlatados, embutidos, alimentos ricos em sódio. Aproveite o Dia Pan-Americano da Saúde (02/12) para fazer uma checklist sobre seus hábitos alimentares.

Medicamentos com moderação

Mão segurando dois comprimidos, sob luz vermelha.

O Dia Pan-Americano da Saúde (02/12) também alerta para o uso adequado de medicamentos. Não se automedique. Evite tomar aquele remedinho toda vez que tiver uma dor de cabeça. Procure equilibrar seu estilo de vida, regulando o sono e a postura corporal, pois estes podem ser fatores para a causa de dores de cabeça, na coluna, ou até outros sintomas mais sérios. Na dúvida, sempre procure seu médico.

Cobre do poder público

É nítido que, no Brasil, a saúde pública não é das melhores. Então, não depende somente de nós colocar a saúde em dia, realizar todos os exames periodicamente. É fundamental cobrar do poder público o bom funcionamento dos hospitais, postos de saúde, UPAs e outros estabelecimentos. O Dia Pan-Americano da Saúde (02/12) defende esse direito.

Faça o bem pela sua saúde praticando esportes!

Mexa-se

Homem caminhando em estrada entre campos gramados.

O que você está esperando para colocar sua saúde em dia? Comece já a cuidar do seu corpo e da sua mente. Busque praticar algum exercício físico, ainda que seja uma caminhada. Mas não deixe de se cuidar. O Dia Pan-Americano da Saúde (02/12) está chegando aí, aproveite para remodelar o seu estilo de vida.

Mobilize a sua comunidade

Procure mobilizar a sua vizinhança, sua rua, seu bairro. Não só incentive um estilo de vida saudável, como também combine de manter limpo o local onde vocês vivem, evitando jogar lixo na rua fora dos dias do lixeiro, não poluindo os rios e cursos d’água no entorno da comunidade. São práticas relacionadas com uma boa saúde. Aproveite o Dia Pan-Americano da Saúde (02/12) para criar um marco para essas ações!

Entenda a importância da saúde mental

Sucessos e fracassos

Menino esperando para tomar vacina contra poliomielite. Uma pessoa pinga a vacina em uma colher junto a um cubo de açúcar.

Graças à vacinação, doenças como a poliomielite foram erradicadas. Mas por conta de movimentos antivacina, doenças extintas podem voltar à cena (como o caso do sarampo). Lembre-se: além de ser um grande descaso com a saúde pública, não vacinar seu filho é crime. O Dia Pan-Americano da Saúde (02/12) serve para conscientizar sobre a importância da vacina!

Cuide da alimentação

Como diz o ditado: “Vamos descascar mais e desembalar menos”. Substitua aquele pacote de biscoito recheado por uma fruta. Em vez de pedir pizza todo fim de semana, procure criar petiscos saudáveis, com frutas, legumes e verduras. Varie nos alimentos durante as refeições. O Dia Pan-Americano da Saúde (02/12) celebra uma vida melhor, para uma saúde melhor!

Descanse: aproveite mais a sua vida!

E o psicológico, vai bem?

Homem desabafando com psicóloga.

E não se esqueça de cuidar da parte psicológica. Uma mente em equilíbrio também tem a ver com saúde. Valorize-se, fale dos seus sentimentos. Se preciso for, busque ajuda de um terapeuta, faça atividades que lhe causem prazer. Cuide das suas emoções, porque elas interferem no seu organismo. O Dia Pan-Americano da Saúde (02/12) é um ótimo dia para começar a olhar mais pra si.