Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dicas para incentivar a criatividade

Você já pensou em como pode ser mais criativo? Pensar em soluções e ideias inovadoras pode trazer inúmeros benefícios. Veja nossas dicas, deixe a mente correr solta e encha sua vida de criatividade!

... continue lendo

Curiosidade

A curiosidade e a criatividade caminham lado a lado. Por isso, expanda seus interesses, resista a preconceitos e estereótipos. Vá atrás do novo da mesma forma que as crianças exploram o mundo. Abrir os olhos para novas ideias e o caminho para criar as suas próprias.

Fluxo de ideias

Durante atividades rotineiras, como tomar banho ou tomar café, é bom deixar o pensamento fluir livre. Quando não nos focamos em pensamento específicos, abrimos espaço para a mente explorar novos espaços.

Outras realidades

É sempre bom observar como é feito o trabalho em ambientes diferentes. Observe setores diferentes em sua empresa, ou pergunte a outras pessoas como é a rotina delas. Conhecer novas maneiras de agir evita que você fique travado em problemas gerados pela repetição.

Inspire-se

Livros, filmes, histórias... Tudo o que estimula a imaginação é importante, sejam desenhos infantis ou ficção científica. Mesmo como espectadora, nossa mente fica estimulada por estes universos.

Zona de conforto

Ficar fazendo mais do mesmo é um verdadeiro bloqueio a criatividade. Por isso, é importante abandonar a zona de conforto, encontrar modos novos de trabalhar, solucionar novos problemas e ver o mundo de novas formas.

 

Ambiente

Crie um ambiente propicio. É importante estar cercado por pessoas que aceitam mudanças e que valorizam as ideias de cada um. Isso é um estimulo para aflorar a criatividade individual.

Absurdo

Não tenha medo do absurdo! Tudo parece inviável quando é pensando pela primeira vez. Se uma ideia parece impossível, ao invés de descartá-la, pergunte-se “Por que não?”. Aos poucos, ela se tornará possível – inovadora!

Objetivos

Ainda que o pensamento livre seja um bom passo para estimular a criatividade, ele sozinho não basta. É preciso traçar metas e estabelecer objetivos. O que você quer mudar? O que quer criar? Não só a ideia de recompensa irá incentivá-lo, trabalhar diferentes iniciativas ao redor de um problema central também gera linhas de pensamentos inovadoras.

Arrisque-se

Faça algo novo, algo que nunca fez ou que sempre teve medo. Expor-se a uma situação nova exigirá que sua mente abandone pensamentos estagnados, abrindo caminho para ideias criativas. Pelo mesmo motivo, viajar também estimula a criatividade.

Não tenha medo de errar

Quem erra, é porque tentou. Isso é um fato. Ao invés de encarar os erros como problemas, veja seus lados positivos: eles estimulam a criação de novas soluções e mostram que caminhos não seguir. Um erro cometido é apenas o primeiro passo no desenvolvimento de algo realmente criativo.

Questione

Não aceite respostas prontas: investigue tudo mais a fundo. Dê como os objetos cotidianos foram criados a porque as pessoas se comportam de certa maneira. Questione inclusive a si mesmo. E se não encontrar respostas, invente-as!

Trabalho em Equipe

Sabe o ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma”? Então, isso também dá um up na criatividade. Esqueça o individualismo: a troca de ideias e experiências pode estimular novos caminhos de pensamento, e levar a criação de projetos realmente inovadores.

Incentivo

Cerque-se de pessoas que lhe incentivam a pensar diferente. Sugira isso a seus superiores, no trabalho e, na vida social, afaste-se de pessoas que não aceitam opiniões diferentes. Da mesma forma, incentive a criatividade nos outros.

Anote

Tudo que cruzar sua mente pode se transformar em algo útil. Anote todas as as ideias que tiver. Quando menos esperamos, podemos pensar em algo inovador, então é importante não esquecer.

Durma

É durante o sono que nosso cérebro se reorganiza para o dia seguinte. Noites de insônia nos deixam impacientes e dispersos. E os sonhos - que acontecem durante a fase REM, alcançada somente durante noites bem dormidas – são um dos maiores estimuladores de criatividade.