Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Errei, mas não me recrimino

Todos erramos alguma vez na vida. É mais do que normal que isso aconteça; é natural, pois dos erros tiramos os grandes aprendizados que nos farão crescer e evoluir cada vez mais!

É errando que se aprende

Ninguém nasce sabendo, isso é fato. Não devemos nos encolher num canto por ter cometido erros, pois todos estão sujeitos a isso. É a prática que faz com que nos aperfeiçoemos e estejamos preparados para desafios maiores. Não se preocupe, todos nós cometemos equívocos, a gente às vezes dá mancadas e tudo bem. O importante é ter a vontade de ser melhor, é aproveitar as oportunidades para tentar o acerto. Não devemos desistir de algo porque não deu certo, devemos sim avançar em busca da melhora, em busca do acerto. É errando que se aprende.

Tudo acontece por um motivo

Me culpo tanto por algumas situações. Sinto que o poder de determinar um caminho diferente para o rumo dos acontecimentos estava em minhas mãos, mas mesmo assim não fui capaz de fazer a escolha certa. Luto contra esse pensamento todos os dias, em meu íntimo. Repito para mim mesma que tudo acontece por um motivo e que, se eu tive a visão na hora para agir de determinada forma, é porque o destino reserva coisas melhores. Cada momento que enfrentamos nos traz uma lição e isso nos dá a maturidade necessária para alguma situação futura. Tudo bem não ter conseguido enxergar o melhor caminho, isso serviu de aprendizado.

Devo tirar proveito de todas as situações

Existem momentos da vida em que nossas atitudes parecem imperdoáveis de tão erradas. Acontece que ninguém sabe quando não haverá conserto para as ações realizadas, por isso muitas vezes somos descuidados ao tomar atitudes. A vida segue sempre um curso e ela não espera por ninguém. Esqueça o que não tem conserto, perdoe-se e repense suas posições daqui para frente. Os antigos estão certos: de nada adianta chorar o leite derramado. Aproveite essa situação como uma forma que a vida teve de te ensinar algo. Aprenda com isso, reavalie seus conceitos, cresça e supere.

Absorva a moral da história

Percorremos caminhos tão tortuosos que às vezes ficamos cegos para o recolhimento do bem. Quando as coisas estão muito complicadas, costumamos só enxergar as negatividades e ter sentimentos pesados, em vez de nos apegarmos ao que pode ser proveitoso. Toda história tem uma moral, de tudo na vida podemos tirar lições para crescimento. Cometer um engano não é o fim da vida, sempre há tempo para recomeçarmos, para mudarmos nossa visão. Absorva o que essa situação tem de bom para te proporcionar.

A vida ensina

Sempre fui ansiosa em relação ao futuro, isso me levou a agir precipitadamente em diversos momentos. Mas, ao longo dos anos, fui aprendendo que isso só me trazia coisas negativas. Colhendo as consequências desse meu descuido, aprendi como as coisas funcionam. Não me julgo pelo que cometi no passado, porque a vida me ensinou que tudo que eu faço volta para mim de alguma forma, por isso tenho plantado boas sementes, tenho observado onde pisei em falso, para não mais falhar. Tem coisa que não adianta ninguém falar, a gente só vai aprender quando passar por aquilo, portanto atente-se às suas experiências e não se reprima caso tenha errado, mesmo que muito. Tudo isso pode colaborar para o seu amadurecimento.

Se não deu dessa vez, tente novamente

Oportunidade é a gente quem cria. Não podemos desistir diante dos obstáculos que aparecem em nossa jornada. Se você não conseguiu acertar dessa vez, tenha calma, analise o que foi falho em sua estratégia, pense com cuidado sobre e, quando tiver a chance de fazer dar certo, vá sem medo. Uma hora você vai conseguir acertar, pois não existe esforço que não seja recompensado. A vida sempre devolve para nós todo o empenho que colocamos em algo. Lembre-se que quanto mais erros você cometer, consequentemente, mais tentativas fez e, fazendo muitas tentativas, com certeza, estará cada vez mais perto de alcançar o que almeja.

Não devo me envergonhar pelo passado, mas sim melhorar sempr

O passado é imutável. Não é possível viajar no tempo e construir novas histórias, novos fins ou novos começos. O que podemos fazer é assumir as atitudes que tomamos, tentando lidar da melhor forma com as consequências e extraindo o aprendizado que aquela situação puder nos dar. Pensando dessa forma, não devemos dar tanta ênfase aos erros do passado, porque eles são incorrigíveis, pois estão presos no passado. Devemos olhar para o presente e para o futuro de forma otimista, não nos deixando abater pelos equívocos que porventura tenhamos cometido. Lembre-se que águas passadas não movem moinhos, renove-se e use toda a experiência adquirida para melhorar sempre.

É essencial aprender com os erros

A vida é um aprendizado constante. Somente através de tentativas e experiências é que se faz possível o crescimento, seja pessoal ou em outras áreas da vida. É essencial para o bom convívio consigo mesmo não se recriminar pelas tentativas falhas ou pelos resultados ruins. Quando algo não dá certo, a atitude saudável é observar o ocorrido e retirar o que houver de mais proveitoso dele, a fim de não se equivocar do mesmo modo em ocasiões futuras. É fundamental que saibamos extrair o melhor das situações, mesmo quando elas são ruins.

Não vou cometer esse erro novamente

Já bem diz o ditado: errar é humano, insistir no erro é ignorância. Com isso em mente, fico atenta a todos os ensinamentos que meus equívocos possam me trazer. Sei que errei e errei muito, comigo, com as pessoas ao meu redor, mas isso não me faz andar cabisbaixa, pelo contrário, me afirma que é possível subir níveis, ser mais analítica, prever situações e resolvê-las sem margem para erro. Hoje sei que sou melhor do que era ontem e espero amanhã ser melhor do que sou hoje. Os erros que cometi outrora não se repetirão.

Tudo serve de experiência

Tudo que passamos na vida tem um propósito. Até as piores besteiras que fazemos trazem consigo algo que é necessário para aquela fase de nossas vidas, por isso tenho consciência de que tudo que fiz, todas as experiências que tive, todos os desajustes, foi o que a maturidade da época me permitiu ter e ser, então não me entristeço. Antes, foco nas lições que aprendi e levanto minha cabeça, pois sei que todos nós estamos sujeitos a cometer erros, mas que permanecer com a mentalidade errônea é uma opção. Avanço, acumulando experiências, negativas e positivas, construindo quem eu sou, a fim de ser sempre uma pessoa melhor.

Erros também colaboraram para eu ser quem sou

Às vezes me pego pensando nas escolhas que fiz no passado e penso que se pudesse voltar no tempo e tomar atitudes diferentes, voltaria. Mas então, pensando uma segunda vez no assunto, percebo que se eu não tivesse feito toda a trajetória que fiz, cometido os erros que cometi e traçado os rumos que tracei, hoje não teria essa mentalidade. Portanto, concluo que mesmo as atitudes erradas contribuíram para a minha formação atual. O que aprendi com os erros me ajudaram a construir meu caráter. O aprendizado que veio através de decisões equivocadas, me trouxe até aqui. Tentativas frustradas também são importantes na minha história.

Não se culpe

A única coisa que não tem solução é a morte. Para todo o resto, a gente consegue dar um jeito. Sei que pode ser terrível conviver com a consequência de um ato mal pensado, mas é necessário assumir as responsabilidades sobre as nossas escolhas. Seja suficiente para arcar com essas consequências, assumindo a responsabilidade, mas sem culpar-se, pois a culpa é um sentimento que só serve para nos deprimir e acovardar diante da vida. Não se interne no buraco da culpa, antes assuma seu erro e use-o como exemplo do que você não tornará a fazer. Você tem o poder de reverter a situação de fracasso. Observe os deslizes que cometeu e trabalhe para tornar-se um alguém mais apto a agir da forma correta.

Aprenda com seus erros

Não se reprima por ter errado. Os erros na verdade são sinônimo de crescimento. Pense sempre no que pode vir adiante e não no que já passou. Pegue leve consigo mesmo, compreenda-se. Tente pensar qual foi a estrada que te levou até onde está hoje, principalmente analise os motivos que te levaram a fazer determinadas escolhas que foram ruins para você. Reavalie seus conceitos, tente fazer um mapa da sua mente e vá consertando todos os pontos em que existem falhas. Tenha a capacidade de autoanálise. Isso é muito mais importante do que qualquer sentimento negativo que um erro cometido possa te trazer.

Eu nunca saberia se não fizesse

Tem períodos na vida em que a gente fica entre a cruz e a espada. Alguns sinistros que acontecem são totalmente imprevisíveis e geralmente geram um impasse. Ficamos imóveis, estagnados, sem conseguir ter certeza de qual passo dar, para qual lado ir, como agir, o que falar. Esses momentos em que temos que arriscar “um tiro no escuro” são os mais propensos a erros. Mesmo que você tenha colocado toda a sua força em algo que não tenha dado certo, lembre-se que a tentativa por si só já é uma forma de acerto. Você nunca saberia no que ia dar se não tomasse alguma atitude, portanto, não se vitimize nessa situação. Você fez o que estava ao seu alcance. O fracasso de hoje pode ser o aprendizado que te dará a vitória amanhã.

Às vezes a gente erra

Ninguém acerta o tempo todo, não se cobre tanto. Todo mundo de vez em quando precisa de uma folga, não somos robôs programados apenas para medidas exatas e comandos pré-estabelecidos. Na verdade, a graça da vida está justamente nesse movimento. Nós nos desenvolvemos de acordo com o tempo, aprendendo com as escolhas erradas, nos arrependendo, correndo atrás do prejuízo em ações futuras. É normal errar, ninguém é perfeito. Entretanto, aprender com os erros é uma dádiva. Conquiste-a.