Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes temo intuito de salvar vidas com a prevenção e tratamento do Diabetes. Tire algumas dúvidas e veja diversas informações sobre essa data, aqui no MCA.

... continue lendo

Diabetes mellitus

Podemos dividir a diabetes mellitus em 2 tipos:

Tipo 1: Jovens que deixam de produzir insulina e passam a ter aumento da taxa de açúcar no sangue (glicemia). Precisam consumir insulina desde o começo da diabetes;

Tipo 2: Começa geralmente em pessoas com mais de 50 anos. O uso de medicamentos hipoglicemiantes normalmente é suficiente para diminuir os níveis de glicemia;

A diabetes é uma doença progressiva que afeta, entre outras áreas do corpo, os vasos sanguíneos do olho. O aumento da glicemia causa dano na parede dos vasos o que pode causar obstrução do vaso ou ruptura com consequente sangramento.

Sintomas

Por ano morrem cerca de 4 milhões de pessoas por conta da Diabetes, 50% dessas mortes poderiam ser prevenidas pois a prevenção é simples e de baixo custo. É importante lembrar que os sinais do Diabetes tipo 1 mais comuns são.

Muita sede
Perda de peso
Muita fome
Cansaço exagerado
Vontade de urinar
Má cicatrização
Visão embaçada
Dificuldade na concentração
Vômitos e dores que podem ser confundidos com gripe

O diabetes tipo 2 pode apresentar sintomas parecidos, mas geralmente são mais sutis.

Como diagnosticar?

Apenas um exame de sangue pode revelar se você tem diabetes. Com uma gota de sangue e mais ou menos três minutos de espera, já dá pra saber se tem alguma alteração na taxa de glicemia. Caso haja uma alteração considerável, você precisará realizar outros exames, mais aprofundados.

Para ter convicção da eficácia do resultado e começar o tratamento, o médico deve pedir o teste oral de tolerância à glicose, popularmente conhecido como Curva Glicêmica.

O exame é realizado em várias etapas, em que são coletadas amostras de sangue em um período de tempo, geralmente de meia em meia hora. Nos intervalos, o paciente toma um xarope de glicose. Os resultados são vistos em um gráfico onde se poder ver o diagnóstico de forma mais precisa.

Tudo azul

Em prol da campanha mundial de divulgação e sensibilização sobre Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi escolhida a cor azul para simbolizar esse dia.
Tomando como maior exemplo a campanha para prevenção do câncer de mama, "Outubro Rosa". A data foi estabelecida pela Federação Internacional do Diabetes e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1991 e tem aprovação da ONU, que em 2006 assinou a sentença assumindo o diabetes como doença crônica e de gastos altos.

A data é comemorada em 181 países. Esta campanha mundial é representada por um símbolo, um círculo azul. O círculo simboliza a união e a cor azul é a mesma da bandeira das Nações Unidas, a única entidade que conseguiu sensibilizar os governos de vários países sobre a importância de reverter a epidemia global de Diabetes.

Esta data é uma oportunidade de chamar atenção do público e de autoridades de saúde para os problemas desta grave doença em crescimento em todo o mundo. A previsão de 440 milhões de pessoas com Diabetes para o ano de 2025 exige a necessidade urgente de melhorar a conscientização sobre o problema e isto é possível através da educação. A educação é essencial na prevenção das complicações do Diabetes e ponto central da Campanha do Dia Mundial do Diabetes.

Anualmente a IDF e OMS estabelecem um tema que é adotado pelas entidades filiadas e o serviços mundiais de saúde. Desde 2007, a IDF veio com a ideia de iluminar alguns monumentos das principais cidades do mundo, com a cor azul, estabelecendo assim o Dia Azul.