Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia de Santa Lívia

Você já ouviu falar de Santa Lívia? Conhecida como Irmã Agostinha por alguns, ela foi uma das pessoas mais caridosas que o mundo já viu. Desde criança, trabalhou muito para cuidar de seus dez irmãos e deu o melhor de si em empregos muito difíceis. Quando jovem, começou a se dedicar às suas orações e a desejar se aproximar mais de Deus. Ao chegar à idade adulta, deixou a vida mundana de lado e se tornou irmã. Ela era linda, tinha muitos pretendentes, mas escolheu Jesus Cristo como sua estrada. Trabalhou em hospitais, curou enfermos e perdoou até seu assassino, em seu último suspiro. Verdadeiro exemplo de vida e de fé, conheça a história dessa santa, celebrada no dia 13 de Novembro.

... continue lendo

Um início de vida humilde

Em 27 de março de 1864, no povoado de Pozzaglia Sabina, nasceu Lívia. Seus pais, Francisco Pietrantoni e Catarina Constantini, eram agricultores humildes. Sua infância e sua juventude foram repletos de valores cristãos honestos, marcados pela sabedoria e pela humildade. Em 13 de novembro celebramos a vida de Santa Lívia, de origem humilde e muito humana.

O caminho de Deus

Durante a sua juventude, Lívia aprendeu muito com a sabedoria do seu avô, Domingos. Ele foi um grande homem, que ensinou que o bem e a oração em comum eram essenciais para a vida. Isso inspirou a jovem a receber o sacramento da crisma e a fazer a sua primeira comunhão. Ela sempre teve vocação para a igreja e sempre foi inspirada pelos seus familiares a seguir este caminho sagrado. Dia 13 de novembro é a sua celebração, dia em que todos aqueles que pensam em seguir o caminho de Deus se inspiram nela.

Trabalho árduo

Devido à sua origem humilde, Lívia sempre soube o valor do trabalho honesto e ainda muito cedo aprendeu com sua mãe sobre força de vontade. Ela cuidou dos seus irmãozinhos e trabalhou no campo cuidando dos animais, sempre muito dedicada. Isso mostrou o quanto ela era capaz de conseguir qualquer coisa na vida, caso trabalhasse duro. No dia 13 de novembro celebramos a vida dessa guerreira que foi Santa Lívia, uma jovem que dedicou a sua vida para o bem.

Pouco ensino, muita dedicação

Lívia trabalhou desde cedo e por isso não teve muito tempo para brincar ou ir à escola regularmente, mas mesmo assim obteve um grande proveito de sua sabedoria. Isso fez ela ser conhecida como professorinha pelas suas colegas, porque sempre ajudava as pessoas que tinham dificuldade de aprender. Um verdadeiro exemplo de vida! Hoje celebramos o dia de Santa Lívia, aquela que pode não ter tido as melhores oportunidades, mas agarrou cada chance em sua vida para ser melhor. Inspire-se nela e faça o mesmo.

Altruísta e generosa

Lívia sempre foi um destaque entre as crianças ao seu redor. Desde os 7 anos ela trabalhava transportando baldes de cascalho e areia para a construção de uma estrada. Quando chegou aos 12 anos, trabalhou com colheita de azeitonas. Sua sabedoria sempre foi precoce e suas responsabilidades, inúmeras, tanto religiosas quanto morais. Ela sempre deu apoio a todas as colegas de trabalho, à família e ao seu povoado. Dia 13 de novembro é a nossa chance de orar por ela e pedir sua intermediação.

Família grande

Lívia tinha dez irmãos, e isso fez dela também uma grande mãe, porque seus pais não tinham muito estudo, mas sempre ensinaram aos seus filhos o valor da oração e do esforço. Seu trabalho duro e suas origens humildes fizeram dela uma menina muito forte e muito diferente de todas daquela época. Dia 13 de Novembro é sua data comemorativa, então vamos celebrar a vida dessa mulher humilde e amável, que deu tudo de si durante toda a sua vida.

Conheça também Santa Raimunda

Entregando a sua vida a Deus

Lívia sempre foi uma menina diferente das outras e evoluiu muito rapidamente. Isso fez com que, com passar do tempo, ela se transformasse em uma mulher muito bonita e muito prendada, o que fez muitos pretendentes começarem a procurá-la. Seus pais tinham a intenção de casá-la com um homem decente, no entanto ela já tinha escolhido seguir o caminho de Deus e se entregar a Jesus Cristo. Que, assim como Santa Lívia, muitas mulheres e muitos homens que seguem o caminho de Deus sejam abençoados neste dia 13 de novembro, o dia dela.

Seu chamado e sua transformação em Irmã Agostinha

Aos 22 anos, Lívia procurou uma congregação com a qual tivesse afinidade e descobriu as irmãs de caridade em Roma, onde acabou entrando para o noviciado. Lá ela se dedicou ao máximo à sua fé e se tornou uma Irmã de Caridade formada com louvores. Quando fez os votos perpétuos, recebeu seu nome de religiosa: Irmã Agostinha. Em 13 de novembro celebramos a vida e a honra de Santa Lívia, conhecida também como uma das irmãs mais caridosas do mundo.

Cuidando dos enfermos

Lívia começou a trabalhar no hospital Santo Espírito, em Roma. O lugar era importante e nessa época ela decidiu ser santificada. O nome que ela recebeu, Agostinha, veio com o propósito de ela se transformar na primeira santa com esse nome. Atualmente ela é conhecida como Santa Lívia ou Santa Agostinha Lívia, e seu dia é celebrado em 13 de novembro.

Uma época de dores

Durante a sua missão no hospital, a igreja estava sendo perseguida e os padres, demitidos. Ela permaneceu lá porque o governo sabia da importância das irmãs da caridade para o tratamento dos enfermos, mas a perseguição começou. Crucifixos eram retirados do lugar e Lívia encontrou um esconderijo para deixar a imagem de Nossa Senhora protegida. Lá ela fazia suas orações. Na época, muitas pessoas estavam doentes, com tuberculose, e muitos acreditam que ela só não adoeceu graças à sua devoção. Em 13 de novembro celebramos a vida dessa mulher santa que, mesmo diante de uma perseguição, não desistiu de sua fé e de seu amor pelos enfermos.

Cuidando dos que precisavam

Santa Lívia não desistiu de sua fé nem dos enfermos durante a perseguição religiosa que a igreja sofria. Ela fazia vigílias por eles e sacrifícios para que todos se recuperassem. Um verdadeiro exemplo de humanidade. Até hoje enfermos recorrem a ela em suas orações. 13 de novembro é o dia de pedir, em nome de Santa Lívia, por aqueles que estão doentes.

Falecimento e canonização

Um dos doentes do hospital, que vivia recebendo cuidados de Santa Lívia, era muito violento e não reconhecia a bondade dela. O doente se chamava Romanelli e dava muito trabalho para todos no hospital. Em um surto, após ser expulso, ele decidiu se vingar tirando a vida dela. Era dia 13 de novembro de 1894. Ela faleceu, mas antes pediu a Nossa Senhora proteção para todos os doentes e ainda perdoou Romanelli. Todos por quem ela orou foram curados, por isso ela foi canonizada.

Saiba mais sobre o Dia de São Filipe Benício

Abençoada por Deus

Muitos enfermos recorrem a Santa Lívia nos momentos de desespero. Dia 13 de novembro é a sua chance de pedir a ela que a sua vida seja abençoada. Ela foi humilde, batalhadora e dedicada até o dia de sua morte. Perdoou seu assassino, ajudou quem mais precisava e nunca deixou de ter fé. Inspire-se na vida dela e Deus o recompensará.

Oração a Santa Lívia

"Santa Lívia, tu, que soubestes enxergar na vida simples a glória de Deus; tu, que enxergastes no doente a própria imagem do Cristo; tu, que cuidastes dos doentes como se estivesse cuidando do próprio Jesus, ouvi minha oração e intercedei por mim neste momento de aflição e necessidade. Tu, que socorrestes e acalentastes tantos enfermos, socorrei-me na minha necessidade e intercedei por nós diante de Deus. Ajudai-me na minha doença. Que eu tenha forças, fé e esperança neste momento difícil. Amém! Santa Lívia, rogai por nós."

Celebremos a vida de Santa Lívia neste dia 13 de novembro, uma grande filha, irmã caridosa e, acima de tudo, abençoada. Uma mulher que, do nascimento ao leito de morte, dedicou a sua vida ao bem do próximo e oração.

Dia de São Caetano: conheça o padroeiro do pão e do trabalho