Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Internacional da Animação

Filmes da Disney são os mais lembrados ao falar em animação, seja ela 2D ou 3D, em forma de longas-metragens ou curtas-metragens. Mas não é só desta gigante produtora norte-americana que a animação é feita. De acordo com a Wikipedia, “animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado.” Desta forma, é possível compreender o quanto produzir uma animação é um trabalho intenso e demorado e deve ser valorizado. Feliz Dia Internacional da Animação!

... continue lendo

Mostra mundial de animação

Para comemorar a data, uma grande mostra simultânea, realizada sempre no Dia Internacional da Animação (28 de outubro), ocorre em 320 cidades do Brasil e em mais de 30 países, como França, Rússia, Estados Unidos, Índia, Portugal, Egito e Austrália.

Festa Mundial da Animação

Além da mostra internacional, uma comemoração é realizada no Dia Internacional da Animação (28 de outubro) em cidades diferentes a cada ano. Originalmente, a Festa Mundial da Animação era organizada pela Casa da Animação – Associação Cultural, em Portugal. Porém, a partir de 2012, a iniciativa se tornou itinerante para disseminar a cultura da animação em diversos lugares.

Conheça a Casa da Animação

Em 2001, com o apoio da Capital Europeia da Cultura e da Câmara Municipal do Porto, a Casa da Animação foi criada. A organização é uma das principais referências internacionais para a animação, já que produz e divulga inúmero projetos sobre a área. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Como as animações eram feitas?

Originalmente, o processo de animação era feito por meio de fotograma individual, que é uma imagem impressa quimicamente no filme cinematográfico. Assim, eles tiravam várias fotos dos desenhos com pequenas alterações, que, no cinema são rodados em 16 ou mais reproduções por segundo, dando a impressão de movimento. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Cinematógrafo, dos irmãos Lumiére

Os irmãos Lumiére foram os responsáveis por criar o cinematógrafo, máquina a manivela que permitia captar as imagens, revelar o filme e, depois, também projetá-lo. O primeiro uso do cinematógrafo foi em uma sessão de cinema no dia 28 de dezembro de 1895. Por isso, a história da animação, que celebra seu Dia Internacional em 28 de outubro, também é ligada com a história do cinema.

Pioneirismo na animação

O primeiro desenho realizado por meio de um projetor moderno foi Fantasmagorie, do diretor Émile Courtet, em 1908. Já no ano de 1917, na Argentina, foi transmitido o primeiro longa-metragem animado, El Apóstol, do diretor Quirino Cristiani. Na atualidade, as animações seguem com um crescimento exponencial e um bom retorno financeiro. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Desenhos animados ensinam importantes lições. Saibam quais são elas.

 

Animação clássica

A animação clássica é uma das conhecidas e tradicionais. Branca de Neve e os Sete Anões é um dos exemplos desse estilo que consiste em desenhos feitos à mão em uma película transparente. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Stop motion

Neste Dia Internacional da Animação (28 de outubro), vale relembrar os tipos de animação. O stop motion é parecido com animação clássica, mas a diferença é que em vez de desenhos feito manualmente a técnica é composta por fotografias de figuras feitas com massa de modelar ou esculturas, entre outros materiais. Uma das animações mais conhecidas do público, A Noiva Cadáver, de Tim Burton, foi feita por meio desse processo.

Rotoscopia

Uma aposta bastante utilizada em filmes antigos, o rotoscópio foi utilizado na animação Branca de Neve, para animar a princesa e o príncipe. O aparelho se baseava nos traços de imagens reais para criar a animação. Atualmente, o rotoscópio foi substituído pelo fundo verde, amplamente usado em filmes com efeitos especiais, nomeado como chroma key. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Animação 2D

Os softwares Adobe After Effects são os responsáveis por criar o efeito de duas dimensões nas animações. Com o efeito 2D, a animação tem um resultado mais “chapado”, já que as imagens só contam com dois eixos, horizontal e vertical, para se movimentarem. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Animação 3D

O estilo 3D é um dos queridinhos das animações, principalmente por conta dos filmes da Disney e Pixar, como Toy Story e Shrek. O efeito é conquistado por meio de softwares mais modernos. As animações em 3D apresentam resultados extremamente realísticos, com sombras, texturas e formas, como os desenhos atuais de super-heróis. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Animações também são fonte de importantes debates sobre o comportamento humano