Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Mundial da Osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa, e também por isso, o dia 20 de outubro foi a data escolhida para chamar atenção da sociedade a respeito do problema, com o intuito de conscientiza-la. Em 1997, a Fundação Internacional de Osteoporose oficializou a data, após a Sociedade Britânica de Osteoporose tê-la instituído no ano anterior. Segundo a Fundação, somente no Brasil, cerca de dez milhões de pessoas sofrem com a doença caracterizada por um enfraquecimento progressivo da massa óssea. Ela atinge principalmente mulheres que já passaram pela menopausa, mas outros grupos também podem sofrer com o problema. Por isso, conscientize-se sobre a osteoporose e compartilhe seu conhecimento!

... continue lendo

A data

Todo mês de outubro, no dia 20, é comemorado o Dia Mundial da Osteoporose. É uma data de conscientização para os cuidados que devem ser tomados para prevenção da doença, que, numa escala mundial, só perde para as doenças cardiovasculares.

Leia as melhores páginas sobre saúde

Origem

O Dia Mundial da Osteoporose (20/10) foi instituído em 1996 pela Sociedade Britânica de Osteoporose. No ano seguinte, a International Osteoporosis Foundation adotou a data como Dia Mundial e Nacional de Combate à Osteoporose.

A osteoporose

A osteoporose é uma doença crônica que se caracteriza pelo enfraquecimento progressivo da massa óssea. É predominante em idosos, os quais precisam se prevenir principalmente para evitar fraturas, o que pode ser grave e trazer grandes transtornos e uma significante redução na qualidade de vida. Fique esperto e se cuide! Dia 20/10 é o Dia Mundial da Osteoporose.

Fatores de risco

O principal fator de risco é a idade – idosos, especialmente as mulheres na pós-menopausa – são os mais acometidos pela osteoporose. Outros fatores são dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, sedentarismo e deficiência hormonal. Neste Dia Mundial da Osteoporose (20/10), aproveite para fazer um check-up, já que a doença é assintomática.

O papel da vitamina D

A vitamina D pode ser obtida por meio de alimentação adequada e exposição ao sol (quando é sintetizada pela ação dos raios UVB). Segundo a OMS, cerca de 40% dos indivíduos com mais de 65 anos apresentam níveis dessa vitamina no organismo abaixo do normal. Se você faz parte do público 65+, aproveite o Dia Mundial da Osteoporose (20/10) para colocar a saúde em dia.

Como prevenir

Para prevenir a doença e manter a qualidade de vida, faça atividades físicas, ingira alimentos ricos em cálcio e alimente-se de forma adequada. Faça exames regularmente também, pois a osteoporose é uma doença silenciosa, porque não apresenta sintomas iniciais. Que tal aproveitar o Dia Mundial da Osteoporose (20/10) para iniciar uma atividade?

Dicas alimentares

Para afastar as chances de desenvolver osteoporose, aposte em alimentos ricos em cálcio. São boas fontes de minerais: laticínios (leite, queijos e iogurtes), soja, hortaliças verde-escuras (como rúcula, couve, brócolis e mostarda), chia, grão-de-bico, ervas secas (como manjericão, tomilho e alecrim). Já pensou em começar uma dieta rica em cálcio no Dia Mundial da Osteoporose (20/10) como comemoração?

Conheça 10 motivos para praticar mais exercícios físicos

Mexa-se

Uma vida sedentária é porta de entrada para diversas doenças e complicações de saúde. A osteoporose não está fora desse quadro. Para evitar a doença, movimente-se. A musculação é uma excelente aposta, segundo estudos recentes. Mas antes de começar qualquer atividade, consulte seu médico, para saber se você está em condições de praticar. No Dia Mundial da Osteoporose (20/10), que tal se exercitar um pouco?

Hábitos de vida

Além de uma dieta rica em cálcio e da prática de exercícios físicos, busque adotar hábitos de vida saudáveis. Não fumar, alimentar-se bem e realizar exames periódicos são ações que você deve começar a executar o quanto antes. Não deixe para depois. 20 de outubro: Dia Mundial da Osteoporose, dia de começar uma vida nova e mais saudável!

A importância da vitamina D

A vitamina D é necessária para a manutenção dos sistemas ósseo e autoimune. A carência desse nutriente não só contribui para o surgimento da osteoporose, como também está associada a vários tipos de câncer e outras doenças. Por isso, sua inclusão na alimentação ou por meio da ação solar é essencial. 20/10: comemore o Dia Mundial da Osteoporose com consciência.

O sol

Já falamos sobre a importância da vitamina D, e que ela pode ser obtida pela alimentação. Mas é por meio da ação dos raios solares que garantimos entre 80 e 90% da síntese de vitamina D no organismo. Então, procure tomar sol, por pelo menos 15 a 20 minutos sem proteção solar e com o máximo possível de áreas expostas. No dia 20/10, que tal comemorar o Dia Mundial da Osteoporose tomando um solzinho?